O dia em que o Bitcoin tocou o infinito: Desvendando o Bitcoin Infinity Day

Data desperta a curiosidade para uma característica relevante do Bitcoin, criado por Satoshi Nakamoto em 2009.

Mais uma data que ganha relevância no calendário bitcoiner é o Bitcoin Infinity Day, ou Dia do Bitcoin Infinito, na tradução literal. Anualmente, o evento ocorre na data 21 de agosto, apresentando uma crença de base sobre a tecnologia.

Isso porque, a comunidade bitcoin entende que o número 8 se assemelha ao símbolo do infinito. Além disso, quando Satoshi Nakamoto criou o Bitcoin em 2009, ele programou a existência de apenas 21 milhões de unidades da moeda digital.

Assim, a data 21/8, ou ainda 8/21 conforme escrita em países do norte, representa que o Bitcoin poderá ter um valor definido pela divisão de um infinito de moedas estatais fiduciárias, por apenas 21 milhões de unidades.

Bilionário entra na brincadeira do Bitcoin Infinity Day

Nas redes sociais, os fãs do bitcoin aproveitaram a oportunidade da data para subir uma campanha com a hashtag “#BitcoinInfinityDay”.

Um que participou da brincadeira é o bilionário Michael Saylor, executivo da MicroStrategy, uma das maiores baleias institucionais de bitcoin do mundo. Via X (ex-Twitter), o bilionário desejou a todos um Feliz Dia do Bitcoin Infinito.

A data, ainda uma brincadeira entre a comunidade, começou em 2023 a ganhar mais relevância, mas deve se tornar um novo marco do calendário dos fãs do bitcoin.

Isso porque, é uma oportunidade para apresentar os fundamentos da moeda digital a quem ainda não conhece, principalmente em um momento em que a inflação assombra o mundo.

Qual a razão do número 21 representar o DNA do Bitcoin?

A limitação do fornecimento de bitcoins a 21 milhões foi uma característica central projetada por Satoshi.

O limita da oferta contrasta com sistemas monetários tradicionais, onde bancos centrais podem imprimir mais dinheiro com facilidade, potencialmente levando à inflação. A oferta limitada de bitcoins visa preservar o valor da moeda ao longo do tempo, criando uma escassez artificial e mantendo uma certa semelhança com recursos naturais finitos, como metais preciosos.

O número 21 é importante porque representa o limite superior dessa oferta finita. Além disso, a cada quatro anos, aproximadamente, em um evento conhecido como “halving”, a recompensa dada aos mineradores por adicionar um novo bloco à cadeia de blocos (blockchain) é reduzida pela metade.

Isso leva a uma desaceleração gradual na produção de novos bitcoins. A expectativa é que a mineração completa de 21 milhões de bitcoins seja alcançada por volta do ano 2140.

O número 21 não foi escolhido arbitrariamente por Satoshi Nakamoto, e em vez disso, ele reflete uma decisão cuidadosa para equilibrar as metas de criação de valor e manutenção de escassez, promovendo assim uma economia mais estável e previsível em comparação com moedas fiduciárias tradicionais.

Veja algumas reações da comunidade com a nova data:

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na maior corretora de criptomoedas do mundo e ganhe até 100 USDT em cashback. Acesse Binance.com

Siga o Livecoins no Google News.

Curta no Facebook, TwitterInstagram.

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias

Bitcoin 2024

Últimas notícias