Bitcoin: Nossa arma de defesa contra os governos

Bitcoin não só representa nossa liberdade, mas também representa nossa responsabilidade individual, é o caminho que utilizamos para em parte sermos livres do controle e poder exercido pelo estado sobre nós.

Siga no
Liberdade de Bitcoin. Imagem: Adobe Stock
Liberdade de Bitcoin. Imagem: Adobe Stock

Bitcoin é o ativo mais antifrágil que eu conheci até agora. Quantas vezes vimos anunciar-se a “morte” da moeda digital nas mídias, há quanto tempo os governos estão o subestimando, outros tentando banir.

Embora tantos ataques externos que o Bitcoin recebeu, de mídias, governos, ideologias… nestes últimos 12 anos a criptomoeda só está avançando e ficando cada vez mais forte. Bitcoin não é só uma moeda digital, ele também é uma tecnologia, em essência ele tem progresso pelas duas partes.

Bitcoin pós-pandemia não se beneficiou apenas da disparada de preço, grandes instituições financeiras agora estão dentro do jogo, governos demostrando interesse. Coisas que eram só questão de tempo acontecer.

Por “se beneficiou” me refiro que a adoção está sendo cada vez maior, que as pessoas estão conhecendo mais sobre e entendendo sua importância, isso é muito bom para o Bitcoin e para o mundo.

Nossa arma de defesa contra os governos

Neste artigo só vou entrar em detalhes como o Bitcoin pode ser nossa arma de defesa contra o sistema monetário governamental que está sendo encaminhado para o absolutismo monetário por médio das moedas digitais emitidas por bancos centrais (CBDCs) – ativo que devemos ter cuidado extremo.

Culturalmente sempre fomos condicionados com a ideia de que exista um governo, e que esse governo que intervém na economia tem absoluta razão e está certo em tudo que faz.

Bom, pelo menos na teoria, porque na prática a realidade é outra. Como indivíduos e sociedade poucos têm se questionado e procurado respostas por este assunto, não os julgo, o estado intervém em tudo, até no sistema educacional, que acho que é a partida pela qual as pessoas aceitam tudo o que lhes for imposto.

Como seres humanos nossas crenças começam a se desenvolver quando ainda somos crianças, especificamente de 0 a 7 anos, somos incapazes de discernir o que é errado e o que está certo pelo nosso próprio consenso.

Quero dizer que ainda não temos um pensamento crítico, na escola então aprendemos que só tem uma resposta e que ela não pode ser questionada, que não existem outros caminhos para chegar em uma resposta, que não podemos errar, e que tudo o que se transmite lá está certo, certamente somos doutrinados, me vejo obrigada a ter que esclarecer estes pontos para uma melhor compreensão da exposição do meu ponto de vista.

Não estou dizendo que tudo o que acontece na nossa vida é culpa do governo, pelo contrário, estou convidando a cada leitor tomar o compromisso de ser responsável por si mesmo em todos os âmbitos da sua vida, especialmente no âmbito financeiro que é onde mais controle os governos tem por todos nós.

Não é que o dinheiro não funciona, é o sistema monetário governamental que não funciona

Agora bem, para entender o Bitcoin primeiramente você tem que assimilar o que é dinheiro e para isso você não tem outra opção a não ser estudar a sua função e história.

Ao longo da história da humanidade, muitas destas commodities tem cumprido a função de moeda, como: ouro, prata, bronze, sal, gado, conchas marinhas e outros. O grande problema delas como meio de pagamento era o transporte.

Podemos dizer que foi comprovado então que o dinheiro foi o instrumento de troca mais eficiente até o momento.

Quero deixar em claro que, não é que o dinheiro não funciona, é o sistema monetário governamental que não funciona.

Nós mantemos o estado

O sistema monetário governamental, funciona com oferta ilimitada, tendo a completa liberdade de impressão de dinheiro, que faz sua própria moeda se desvalorizar, que todos conhecemos como inflação, então faz algum sentido você guardar dinheiro se a cada ano que passa está perdendo valor?

E como se isso já não fosse ruim, o governo impõe as pessoas a pagarem impostos, incentivando ao gasto, que no longo prazo conhecemos suas consequências na prática.

Então quero que fique claro que, não é que o estado nos mantém, nós mantemos ele.

Todas as crises que tivemos, todas as bolhas (que eu chamo de efeito bola de neve) que passamos tem sido consequência do sistema monetário governamental, que estão sempre intervindo na economia, nunca deixando a economia fluir, tomar seu curso natural como deveria de ser.

Limitando e centralizando tudo com o único objetivo de manter o controle e poder contra os indivíduos para o seu próprio benefício.

Como se já não fosse um abuso eles terem controle sobre nossa vida financeira, agora estão aproveitando o avanço da adoção das criptomoedas para eles emitirem sua própria moeda digital, conhecida como CBDC.

Eu diria que estamos sendo encaminhados para o absolutismo monetário, com taxas de juros negativos e controle absoluto na vida financeira das pessoas.

Imagine que o governo saiba exatamente onde você comprou, quanto, que horas e com quem. Que liberdade estamos tendo? Acho que todos discordariam que o governo tenha acesso ao seu WhatsApp e consiga ler todas suas conversas.

De jeito nenhum ninguém vai querer isso, imagina com seu dinheiro? Por que seria normal adotar uma CBDC? Isso não faz sentido algum, e tem pessoas que defendem, que o caminho é inevitável para abolição do papel moeda.

Contra tudo isso como nos defendemos como simples mortais?

Bitcoin!

E aqui vou começar citando um grande homem que admiro muito.

“Não acredito que voltaremos a ter uma boa moeda antes de tirar o assunto das mãos do governo, quer dizer, não podemos tirá-lo com violência, a única coisa de se fazer é introduzindo algo de forma discreta e indireta que (o governo) não consiga deter.” – Hayek, 1984.

Chegou nosso tempo, o tempo do Bitcoin, nossa arma de defesa contra todas as merdas que o governo faz, não confio no governo, e você?

Somos e devemos ser responsáveis por nós mesmos, Bitcoin nos permite protegermos. Descentralizada, imutável, transparente, segura, nossa próxima possível reserva de valor de oferta limitada. Nossos 21 milhões de ouro digital.

Bitcoin não só representa nossa liberdade, mas também representa nossa responsabilidade individual, é o caminho que utilizamos para em parte sermos livres do controle e poder exercido pelo estado sobre nós.

Quero que você entenda isto, na economia tudo está conectado, se em algum lugar houver falha, todos serão afetados. Muitos pensam que o Bitcoin é só uma forma de ganhar dinheiro rapidamente, se beneficiando da sua própria volatilidade, certamente essas pessoas desconhecem os fundamentos.

Mas pense de uma maneira mais inteligente, tenha em mente que quando o estado quebrar ou ter poder absoluto sobre nós, quem estará ali para ser beneficiado será o Bitcoin.

Então, adote Bitcoin como investimento e como reserva de valor, você vai me agradecer no futuro.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Lorena Almada
Estudante de Engenharia Eletromecânica. Apaixonada por Economia. Seguidora da Escola Austríaca. Entusiasta do Bitcoin, descentralização e liberdade.

“Bitcoin é igual o Kenny do South Park, morre, mas sempre volta”, diz diretor...

South Park é um dos desenhos mais famosos dos últimos anos, com um humor adulto e ácido e personagens simples, mas memoráveis. De acordo...
WTF dólar. (Imagem: ShutterStock)

Na surdina, congresso dos EUA introduz emenda que dá mais poder ao FED para...

No dia 28 de julho deste ano uma emenda foi introduzida para votação no Congresso dos EUA. O texto, apoiado pelo democrata Don Beyer, introduz...

Quantas vezes a China já baniu o Bitcoin?

Desde 2009 a China vem brigando para manter o yuan como a única moeda usada no país, proibindo que seus cidadãos tenham qualquer tipo...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias