Bitcoin pizza day é celebrado por cervejaria brasileira

Oferta parecia pouca para alguns, mas se provou promissora para o futuro.

Transação de bitcoin próxima de pizza
Transação de bitcoin próxima de pizza

O celebrado dia das duas pizzas trocadas por bitcoin em 2010 está quase completando 12 anos, ainda que a oferta complete nesta quarta seu aniversário. A curiosa história ganha em 2022 até uma homenagem de uma cervejaria brasileira.

Tudo começou em 18 de maio de 2010, quando Laszlo foi até um fórum conhecido apenas por fãs do bitcoin pedir que alguém lhe pagasse 2 pizzas. Querendo guardar pedaços para comer em dois dias, ele pediu duas pizzas grandes que seriam degustadas pela sua família.

Quem lhe fizesse o favor de pagar por duas pizzas receberia uma recompensa interessante: 10 mil bitcoins. Naquela época, o bitcoin não tinha um valor muito expressivo e a proposta acabou sendo desafiadora.

Dia das duas pizzas de bitcoin: o início

De acordo com a publicação no Fórum BitcoinTalk, Laszlo deu a entender que gostava muito de pizzas, assim como sua família, pedindo uma quantidade que desse para sobrar.

Dia da oferta das pizzas por bitcoin completa 12 anos
Dia da oferta das pizzas por bitcoin completa 12 anos. BitcoinTalk

A oferta foi clara, que era para quem visse sua publicação lhe fizesse 2 pizzas ou comprasse para ele, recebendo 10 mil bitcoins como recompensa.

Um usuário chegou a ridicularizar a proposta na época, dizendo que 10 mil bitcoins eram pouco e que duas pizzas deveriam valer mais. Laszlo foi acusado de estar buscando “pizzas grátis”.

No dia 22, contudo, ele atualizou a publicação informando que havia recebido suas pizzas, agradecendo ao usuário “jercos”. Vale lembrar que 10 mil BTCs equivalem a R$ 1,45 bilhão hoje, mostrando que essa transação entrou para a história da moeda, sendo comemorada anualmente no dia 22 de maio, com o nome Bitcoin Pizza Day.

Cervejaria brasileira dará 10% de desconto para clientes que usarem bitcoin como pagamento

Para comemorar da data festiva, que no calendário bitcoiner é chamado de Bitcoin Pizza Day, a cervejaria Dogma dará 10% de desconto para pagamentos em bitcoin no próximo dia 22 de maio. Além disso, no tasting room da Dogma, situado à rua Fotunato, 236, o pessoal da CoinEx e do PizzaDao promoverá um encontro regado à cerveja e pizza na data, a partir das 14 horas.

Leonardo Satt, um dos criadores da Dogma, lembra que a data é um lembrete de que o bitcoin é uma moeda usada em transações comerciais, com sua empresa sendo uma opção para os visitantes interessados na comemoração.

“Embora marcado pelo fato peculiar, o Bitcoin Pizza Day celebra a primeira transação comercial em bitcoins, o que ajudou na distribuição da moeda entre as comunidades.”

Desde 2021 a Dogma aceita bitcoin como meio de pagamento. Além disso, ela possui em seu estoque três marcas de cerveja em homenagem à moeda, que são a Satoshi (uma Hazy IPA), a Opt Out (Golden Ale) e, por fim, a Halfin (Hazy IPA).

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias