Pai Rico Pai Pobre Bitcoin
O autor de um dos livros de finanças pessoais mais consagrados de todos os tempos disse que o “Bitcoin vai substituir o dinheiro falso”, segundo ele, poderíamos estar caminhando para o “maior acidente da história mundial”, se referindo ao sistema monetário atual.

Robert Kiyosaki, autor do best-seller de 1997, Rich Dad Poor Dad (Pai Rico, Pai Pobre), tem um conselho simples para que as pessoas se protejam: – comprar ouro.

“Pai Rico, Pai Pobre” vendeu mais de 32 milhões de cópias em todo mundo, o livro defende a importância geral da literacia financeira.

Robert Kiyosaki, compartilhou suas preocupações sobre o estado atual da economia dos EUA e sua moeda – o dólar, que não é apoiado pelo ouro desde que o presidente Nixon o tirou do padrão ouro em 1971.

O autor do best-seller afirma que isso transformou o dólar americano em “dinheiro falso”:

“Há muito dinheiro falso. Em 1971, Nixon retirou o dólar do padrão-ouro e o dólar dos EUA se tornou dinheiro falso.”

Ele afirma ainda que “Todos os mercados explodem e estouram, é apenas a vida, infelizmente tivemos um grande crash em 2000, eles chamaram de crash pontocom, então em 2008 foi o crash imobiliário subprime. O próximo será o maior de todos. Quando vai acontecer, eu realmente não sei, mas os sinais estão soando agora.”

Kiyosaki culpou as políticas de impressão de dinheiro da Reserva Federal dos EUA, conhecidas como “flexibilização quantitativa”, por inflar a bolha. “Na Austrália, eles sempre dizem que quando a América espirra, a Austrália desmaia”, disse ele.

Durante um podcast com tema de criptomoedas em abril, o autor passou a compartilhar sua opinião sobre as criptomoedas. Ele se refere a elas como o “dinheiro do povo”. Ele afirma que criptomoedas, ouro e prata substituirão as atuais moedas fiduciárias:

“Eu acho que o dólar vai queimar porque o ouro a prata e as moedas digitais vão substituí-lo … O dólar dos EUA é uma farsa. […] Eu acho que estamos assistindo o fim do dólar. É isso que eu estou dizendo.”

Kiyosaki pode estar certo, a UBS informou recentemente que o Bitcoin precisa ter um valor de US $ 213.000 para substituir o dólar americano.

A UBS é uma empresa global que presta serviços financeiros a clientes privados, corporativos e institucionais. A empresa atua em mais de 50 países.

Segundo a UBS, para que o Bitcoin substitua o suprimento de dinheiro dos EUA – notas de papel, moedas, cheques e similares – seu preço tem de chegar a quase US $ 213.000, ou a capacidade de processamento de sua rede precisaria melhorar drasticamente.

Atualmente, a rede do Bitcoin só pode processar uma fração do volume de pagamento que empresas como a Visa administram. E essa restrição de capacidade, inerente ao design da rede Bitcoin, poderia continuar a limitar a utilidade da moeda digital.

Embora as criptomoedas tenham o potencial de se tornar uma classe alternativa de ativos, seus preços provavelmente permanecerão altamente voláteis, atraindo mais investidores especulativos.