BlackRock parece estar se preparando para lançar ETF de Bitcoin ainda em outubro

Documentos sugerem que a BlackRock parece estar se preparando para lançar seu ETF de Bitcoin ainda em outubro.

A BlackRock, maior gestora de ativos do mundo, parece estar se preparando para lançar seu tão aguardado ETF de Bitcoin ainda em outubro, com documentos mostrando que a empresa definiu o mês atual como o início da propagação de seu fundo negociado em bolsa de Bitcoin, o iShares Bitcoin.

A informação foi revelada na tarde desta segunda-feira (23) por Scott Johnson, advogado investigativo americano, e comentada por Eric Balchunas, analista da Bloomberg, que compartilhou insights sobre o conceito de propagação de ETF e como ele geralmente indica o lançamento de um ETF.

O analista revelou um documento da BlackRock contendo a intenção da gigante financeira de começar a “semear” o ETF de Bitcoin ainda este mês. A declaração da empresa mostra um movimento proativo e possivelmente sugere otimismo em relação ao futuro do produto financeiro.

“BlackRock declarando em sua recente alteração do ETF Bitcoin que eles vão semear o ETF em outubro. Não quero ler muito sobre isso, mas são informações novas que não estão no pedido original, tão dignas de nota (especialmente porque eles são a BlackRock).” — Disse Eric Balchunas.

BlackRock pode lançar ETF de Bitcoin ainda em outubro

Balchunas explica que a propagação de um ETF é uma etapa preliminar no lançamento de qualquer fundo negociado em bolsa. Ela envolve um banco ou corretora fornecendo o capital inicial, que é usado para comprar as unidades de criação — neste caso, bitcoins.

Em troca desse financiamento, o banco ou corretora recebe ações do ETF, que estão prontas para serem negociadas publicamente no primeiro dia de lançamento do fundo.

Contudo, diz o analista, é importante destacar que a semeadura, que é uma parte da propagação, não representa necessariamente uma aquisição massiva do ativo subjacente.

Em outras palavras, o movimento da BlackRock de semear o ETF não deve ser interpretado como a empresa comprando grandes quantidades de Bitcoin. Em vez disso, a semeadura é realizada com capital suficiente apenas para iniciar as operações do ETF.

Ao ser questionado se não é normal que qualquer ETF seja semeado, Eric respondeu que sim, mas que tal movimento só ocorre quando o fundo negociado em bolsa está prestes a ser lançado.

Todos ETFs não precisam ser semeados? — Perguntou um usuário.

Sim, totalmente normal, mas esse é o ponto, acontece quando os ETFs estão se preparando para o lançamento 🙂 — Respondeu o analista da Bloomberg.

ETF recebe ticker $IBTC

Outro fato que chamou atenção é que o ETF iShares Bitcoin Trust da BlackRock agora está listado na Depository Trust & Clearing Corporation (DTCC) com o ticker $IBTC.

A listagem, dizem os analistas, é um marco significativo, já que significa que o ETF alcançou o reconhecimento como um instrumento financeiro legítimo, tendo passado pelos rigorosos processos e verificações necessários para o lançamento.

Ao entrar na lista da DTCC, a principal infraestrutura de compensação e liquidação nos EUA, o fundo pode ser negociado mais facilmente entre corretoras e outras instituições financeiras, elevando sua liquidez e acessibilidade no mercado.

Além disso, indica que o ETF possui os padrões de segurança e custódia, garantindo aos investidores um nível adicional de confiança.

Com a crescente especulação em torno da aprovação do ETF, investidores estão expressando confiança de que a decisão da SEC é iminente, possivelmente ocorrendo até o final de 2023.

Enquanto isso, o Bitcoin opera em forte alta nesta segunda, chegando a superar a marca de US$ 31.000.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de criptomoedas do mercado ganhe até 100 USDT em cashback. Cadastre-se

Siga o Livecoins no Google News.

Curta no Facebook, TwitterInstagram.

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

Vinicius Golveia
Vinicius Golveia
Formado em sistema da informação pela PUC-RJ e Pós-graduado em Jornalismo Digital. Conhece o Bitcoin desde 2014, atuando como desenvolvedor de blockchain em diversas empresas. Atualmente escreve para o Livecoins sobre assuntos de criptomoedas. Gosta de cultura POP / Geek. Se não estiver escrevendo notícias relevantes, provavelmente está assistindo alguma série.

Últimas notícias

Últimas notícias