Block.one, da EOS recebe aprovação do INPI

Governo brasileiro defere pedido relacionado com criptomoeda!

Siga no
Criptomoeda EOS
Criptomoeda EOS

A Block.one é uma das empresas responsáveis pela criptomoeda EOS, que recebeu, no último dia 10, uma aprovação do INPI. A publicação foi feita na Revista de Propriedade Intelectual do governo brasileiro.

De fato, a Revista Eletrônica da Propriedade Industrial – RPI é o único órgão a publicar, legalmente, informações sobre o INPI. A resolução n.º 22 de 2013 que instituiu o órgão em sua função.

Já o INPI, Instituto Nacional da Propriedade Industrial, é o órgão brasileiro responsável pela “proteção eficiente da propriedade industrial“. Atualmente, o INPI é vinculado ao Ministério da Economia, sob a guarda do Ministro Paulo Guedes.

Block.one recebe aval do governo brasileiro sobre pedido no INPI, EOS poderá crescer no Brasil

A EOS é uma criptomoeda pública, fundada pela empresa Block.one, que tem como CEO e fundador Brendan Blumer. Este último é certamente um dos CEOs mais conhecidos do mercado de criptomoedas, ao lado de seus concorrentes Vitalik Buterin (Ethereum) e Justin Sun (Tron).

O que chamou atenção sobre a EOS de fato, foi o deferimento de um pedido junto ao governo brasileiro. Tal pedido foi feito no INPI, junto ao procurador Matos & Associados Propriedade Intelectual, com sede no Rio de Janeiro (RJ).

O pedido da Block.one no Brasil se deu para proteger sua marca, que poderá ser utilizada pela empresa de forma exclusiva. Dessa forma, consultorias em blockchain, palestras, conferências e softwares ligados a EOS, foram legalmente registrados no Brasil.

“Para ter exclusividade sobre o nome de um serviço ou produto, ou ainda um logotipo que o identifique, você precisa registrar uma marca”, INPI

Tal pedido reforça a presença da Block.one no Brasil, consequentemente da EOS. A criptomoeda EOS é a oitava maior moeda digital em valor de mercado hoje. De acordo com o INPI, um pedido de proteção a marca possui validade de 10 anos, podendo ser renovado várias vezes.

EOS Rio destacou que ação é positiva para adoção da moeda no Brasil

Em conversa com a EOS Rio, que é um dos blocks producer oficiais do projeto, ficou claro que a criptomoeda busca o mercado brasileiro. Para Thiago Canellas, CEO da EOS Rio, “o fato da Block.one buscar registrar a marca no Brasil, indica o tamanho do mercado“.

Hoje a Block.one possui como foco a Voice, uma rede social descentralizada. Não tem uma indicação clara que chega ao Brasil no curto prazo, mas poderá eventualmente chegar ao país. Há uma grande oportunidade no Brasil, sendo que a Block.one considera o Brasil um mercado importante para expansão dos negócios, assim como toda América Latina.

Thiago indicou que o protocolo blockchain da EOS poderá ajudar a desenvolver muito o país, que ainda sofre com burocracia e falta de confiança. Neste cenário, a tecnologia blockchain faz sentido como solução, com imenso potencial em um país de grande economia como o Brasil. O registro no INPI é uma proteção à marca, mostrando que a Block.one possui grande interesse no Brasil.

Em conversa com o desenvolvedor de Dapps da EOS Rio, Felipe Faria, o analista afirmou que a medida é positiva para o mercado de criptomoedas nacional. De acordo com Felipe, o foco da Block.one é certamente expandir a plataforma aos brasileiros.

Provavelmente eles querem crescer a comunidade de EOS no Brasil. Impulsionar o uso da plataforma / marca. Chamando mais usuários e desenvolvedores para o ecossistema. Não dá para saber 100% qual a estratégia deles, mas acredito que o primeiro passo é esse: expandir a plataforma

Em conversa com o Livecoins, Dr. José Marcos Werneck, da Matos & Associados, pediu um tempo para que seja discutido com a Block.one sobre o que pode ser repassado ao público. O Matos & Associados informa em sua página web que “é dedicado ao Direito da Propriedade Intelectual, representando este especializado ramo do Direito desde sua fundação, em 1990“. Assim que recebermos retorno, esta reportagem será atualizada.

Cristo Redentor e Bitcoin (BTC)
Cristo Redentor e Bitcoin (BTC)

Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Primeiros resultados no Google por Bitcoin podem ser golpes

Enquanto o Bitcoin segue uma tendência de alta por mais de 3 meses e caminha para superar o seu valor mais alto, o interesse...

Ripple (XRP) vai ter smart contract? Não caia nessa!

Um dos mais antigos criptoativos, Ripple (XRP), apresentou uma alta meteórica de 140% nos últimos 7 dias. A principal explicação é a distribuição (airdrop)...

Criptomoeda XRP dobrou de preço e teve ajuda do TikTok

A alta do Bitcoin com certeza está chamando atenção de muitos investidores e outras criptomoedas pegaram carona e valorizam também. O XRP está se...

Últimas notícias

Ripple (XRP) vai ter smart contract? Não caia nessa!

Um dos mais antigos criptoativos, Ripple (XRP), apresentou uma alta meteórica de 140% nos últimos 7 dias. A principal explicação é a distribuição (airdrop)...

Criptomoeda XRP dobrou de preço e teve ajuda do TikTok

A alta do Bitcoin com certeza está chamando atenção de muitos investidores e outras criptomoedas pegaram carona e valorizam também. O XRP está se...

Coluna do TradingView: Primeira parada

Bitcoin começa a lateralizar no topo de 19mil dólares. Algumas altcoins continuam rally. Confira os estudos dos analistas do TradingView. CSM Trader O preço do Bitcoin em algumas...