Blockchain Celo trava e desenvolvedores pedem calma

Desenvolvedores afirmam que os fundos estão a salvo, embora transações pela rede estejam paradas.

Criptomoeda Celo próxima de gráficos
Criptomoeda Celo próxima de gráficos

A rede blockchain proof-of-stake Celo travou nas últimas horas e parou de validar novos blocos. Em dado momento, houve uma retomada na produção, embora esse movimento não tenha durado muito tempo.

A rede tem focado seus desenvolvimentos na América Latina, com a criação inclusive de uma stablecoin em Real brasileiro, chamada cREAL, utilizada em várias plataformas do país, como na Ripio, por exemplo.

Essa blockchain foi criada com intuito de facilitar o uso de soluções em ambiente mobile, com um sistema leve. Além disso, ela permite uma compatibilidade com o ecossistema Ethereum de criação de tokens, o que dá aos criadores uma chance de portabilidade de aplicativos.

Com a média de criação de blocos a cada 5 segundos, a comunidade estranhou a rede ter travado.

Blockchain da Celo trava e desenvolvedores tentam acalmar comunidade

Em consulta a um block explorer da blockchain Celo, é possível ver que a rede está travada há pelo menos 4 horas, com transações aguardando para serem validadas. Com uma média de blocos a cada 5 segundos, isso mostra que muitos blocos deixaram de ser produzidos.

Blockchain Celo está travada há quatro horas e não produz novos blocos, transações paradas
Blockchain Celo está travada há quatro horas e não produz novos blocos, transações paradas. Reprodução: block explorer.

Assim, que tentar enviar uma transação onchain pela Celo até que o problema seja resolvido não conseguirá. Travamentos em blockchains são ruins e a comunidade aguarda por respostas.

Pelo Twitter, os desenvolvedores da Celo tentam acalmar a comunidade indicando que já buscam solucionar o erro detectado. A rede chegou a voltar por alguns blocos, mas parou novamente e a situação segue indefinida até a manhã desta quinta-feira (14).

“A rede Celo travou no bloco 14.035,19. Os validadores estão trabalhando para identificar e resolver o problema. Todos os fundos estão seguros. As atualizações serão fornecidas o mais rápido possível.”

Em nota, os devs da Celo garantem que todos os fundos de clientes na rede estão a salvo, indicando que a rede não sofreu nenhum ataque que coloque em risco os patrimônios dos usuários.

Chama atenção que a comunidade não vendeu seus tokens, visto que o Celo (CELO) registra alta de 3% nas últimas 24 horas, mesmo com a rede travada. Certamente essa é uma situação inusitada neste rede criada em 2020, mas que chama atenção.

“Atualização: os validadores estão trabalhando para reiniciar a rede. A produção do bloco foi retomada brevemente, mas parou novamente. Validadores, por favor, entrem no canal validadores-operadores no Discord e sigam as instruções postadas para atualizar seu nó. Como dito anteriormente, todos os fundos são seguros.”

Twitter da Celo informa que rede travou, mas que soluções já estão sendo buscadas
Twitter da Celo informa que rede travou, mas que soluções já estão sendo buscadas. Reprodução.

Encontro no Brasil inédito nesta quinta

Como essa é uma blockchain nova e buscando chamar atenção pela América Latina, a Celo no Brasil promove nesta quinta seu primeiro encontro online, aberto para toda a comunidade e com inscrições gratuitas.

Dessa forma, quem quiser conhecer mais sobre o ecossistema as inscrições seguem em aberto.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias