Blockchain.com perde milhões com fundo de criptomoedas que faliu

Corretora e carteira, empresa diz que fundos de clientes estão seguros.

Aplicativo da corretora Blockchain.com
Aplicativo da corretora Blockchain.com

Fontes afirmam que a empresa “Blockchain.com”, conhecida como carteira e corretora por usuários, perdeu milhões com um fundo de criptomoedas. A situação grave estaria sendo verificada pela empresa e outras mais que perderam muito valor na situação.

Desde que o colapso da Terra (LUNA) ocorreu em maio de 2022, várias empresas do setor enfrentam dificuldades financeiras. Até o final de junho, pelo menos 12 empresas já haviam anunciado a suspensão de saques, entre outros problemas mais.

E uma dessas foi o fundo de criptomoedas chamado Three Arrows Capital (3AC), com sede em Cingapura. Nos últimos dias, o colapso da empresa foi finalmente confirmado, quando seus fundadores pediram o processo de falência.

O problema da sua queda está em terceiros que confiaram dinheiro no negócio, inclusive uma corretora famosa.

Blockchain.com perdeu US$ 270 milhões com falido fundo da 3AC

Desde que o fundo da 3AC foi descoberto com problemas, os investidores perceberam que a situação causaria problemas em todo o mercado.

Isso porque, muitas grandes empresas investiam neste, como a corretora Deribit, por exemplo. Outra que perdeu dinheiro no fundo de investimentos foi a Blockchain.com, empresa que oferece serviços de corretora e de carteira de criptomoedas.

De acordo com informações reveladas pelo portal Coindesk nesta sexta-feira (8), a Blockchain.com perdeu pelo menos 270 milhões de dólares no fundo, soma que estava em empréstimos.

Em uma carta aberta no final de junho, o CEO e cofundador Peter Smith disse que mesmo com o prejuízo, os fundos de clientes em suas carteiras e na própria corretora não estão em risco, visto que a empresa continua solvente.

Blockchain.com ajuda nas investigações sobre o caso

Como é uma das empresas que mais tem interesse em resolver a situação, a Blockchain.com é uma que ajuda nas investigações do caso do fundo de criptomoedas 3AC.

Em comentários para a Bloomberg, um porta-voz da famosa carteira de criptomoedas disse que já protocolou um processo judicial contra o fundo.

Além disso, é possível que o fundo tenha lesado várias empresas do mercado de criptomoedas, causando prejuízos em massa. Dessa forma, o processo pede que todos os ativos do fundo sejam liquidados imediatamente, para que as obrigações com investidores sejam cumpridas.

Em Cingapura, o banco central local já investiga as atividades do fundo de investimentos, para apurar se houve fraude na prestação de informações. Além disso, a autoridade que fiscalizar o mercado financeiro local apura se mentiras foram contadas para os investidores.

O caso nebuloso mostra que várias empresas passam por problemas com posições alavancadas com criptomoedas, quando prometiam muito, mas agora não conseguem cumprir.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias