Blockchain e Inteligência Artificial vão dirigir seu carro

É o futuro chegando!

Siga no

O mundo está em choque com as perspectivas de futuro tecnológico, com ferramentas que  poderão fazer muito mais que o humano e com menos esforço.

Inteligência Artificial quando retratada em filmes parece ser uma tecnologia destrutiva, vide skynet e rainha vermelha, duas AIs que tentaram exterminar os humanos. Porém, este tipo de tecnologia ainda não é uma realidade atualmente.

No ponto em que estamos, no início de 2019, os pesquisadores estão atuando com a pesquisa em Inteligência Artificial (IA) do tipo super-fraca, que visa resolver problemas pequenos da vida humana, em uma ilusão ao trabalho de uma formiga.

Neste ponto, a blockchain surge como uma iniciativa para unir forças com a IA para resolver outro problema que o ser humano enfrenta, a condução de carros pelas cidades.

Já se sabe que os carros autônomos, aqueles que não precisam de motoristas humanos, se encontram em fases de testes por várias empresas pelo mundo e que poderiam ser uma solução para um trânsito mais seguro e totalmente diferente do que conhecemos nos dias de hoje.

Vários destes testes de carros autônomos estão utilizando a Inteligência Artificial Fraca para conduzir os carros, processando milhares de informações de câmeras e sensores. Os códigos assumem o pior cenário possível sempre, visando cautela máxima da condução a cada quilômetro percorrido para cuidar da segurança dos passageiros.

Este modelo de IA Fraca, porém, não é a forma mais segura para se conduzir os carros de acordo com especialistas, pois, estão suscetíveis a ataques hackers e outros problemas que o passageiro ainda teria que prestar atenção no caminho.

Com a Inteligência super-fraca então, os detalhes que serão coletados pelos carros serão simples, como dados de outros carros e de infraestrutura. Mas garantir a segurança destes dados é o ponto crítico, sendo aqui que entraria a blockchain.

A blockchain é uma tecnologia que salva a informação de forma descentralizada, com segurança e imutabilidade. Essas características são essenciais para resolver o problema da condução com carros autônomos e IA super-fraca.

Com uma rede blockchain segura operando os dados da rede, os carros autônomos podem confiar que os dados recebidos são seguros e seguir seu caminho, sendo que os passageiros agora sim poderão confiar em ler um livro e até “tomar uma gelada” enquanto vão de um ponto a outro.

Alguns poderão criticar a solução, visto que os carros não irão percorrer os trajetos com velocidade, mas considerando que a rua é “inteligente”, o trânsito será fluente e esse problema não será tão relevante assim.

A rede poderá evitar carros que se comportem de maneira anormal também, mostrando que novamente o consenso da blockchain poderia ter novamente um destaque neste ponto.

Se você pensa que isso está longe de acontecer, a Business Insider publicou um relatório no ano de 2016 que estimava que em 2020 já haveriam cerca de 10 milhões de carros autônomos nas ruas.

Fonte: https://medium.com/datadriveninvestor/merging-ai-and-blockchain-isnt-a-hype-overdose-it-s-the-future-of-autonomous-driving-fc106149619c

É óbvio que ao se falar de infraestrutura para a Inteligência Artificial e Blockchain atuarem juntas, se pensa em reformar tudo, como semáforos, ruas, ou seja, muita coisa tem que acontecer para a novidade embalar.

Governantes que afirmarem ser gastos absurdos poderão estar enganados, pois, a economia gerada por um modelo como este é enorme, além de ser sustentável.

Estima-se que as pessoas nem precisarão se preocupar com habilitação, muito menos com possuir um carro. A realidade que se aproxima é totalmente diferente do que conhecemos, sendo que a blockchain é uma das tecnologias que compõe o pilar desse desenvolvimento.

Leia mais sobre:
Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

CEO da Aave diz que “loucura do Yield Farming” está chegando ao fim

O CEO da Aave, Stani Kulechov, está preocupado com a falta de inovação dentro do setor de finanças descentralizadas (DeFi), citando a natureza de...

Time da NBA vai aceitar Dogecoin como pagamento por ingressos

Aparentemente o bom momento da Dogecoin ainda possui força, ou simplesmente abriu as portas para que a criptomoeda meme ganhe novos mercados. A mais...

EUA tem plano diabólico para zerar dívida pública com Bitcoin, diz russo

O entusiasmo criado em torno do Bitcoin para o longo prazo não é por acaso, de acordo com um russo especialista em inteligência competitiva....

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias

Time da NBA vai aceitar Dogecoin como pagamento por ingressos

Aparentemente o bom momento da Dogecoin ainda possui força, ou simplesmente abriu as portas para que a criptomoeda meme ganhe novos mercados. A mais...

EUA tem plano diabólico para zerar dívida pública com Bitcoin, diz russo

O entusiasmo criado em torno do Bitcoin para o longo prazo não é por acaso, de acordo com um russo especialista em inteligência competitiva....

CEO da Kraken: Bitcoin vai para o infinito

O CEO da Kraken, uma das maiores corretoras de criptomoedas dos Estados Unidos, acredita que o Bitcoin acabará por se tornar a moeda mundial....

Criador do Litecoin faz alerta contra NFTs

O criador da criptomoeda Litecoin, considerada a "prata digital", fez um alerta sobre os Tokens Não Fungiveis (NFT). De acordo com Charlie Lee, o...

Mineradores de Bitcoin ganharam R$ 7.6 bilhões em fevereiro

Com o valor atual do Bitcoin, a mineração da moeda digital está se tornando extremamente lucrativa e o número de mineradores de criptomoedas está...