“Blockchain é totalmente superestimada”, diz conselheiro do Fed

Prédio do Fed (Federal Reserve) em Washington, EUA.
Prédio do Fed (Federal Reserve) em Washington, EUA.

Embora muitos acreditem que a blockchain, tecnologia introduzida pelo Bitcoin, seja uma das maiores criações da era digital, o governador do Fed, Christopher Waller, pensa o contrário. Em sua fala nesta sexta-feira (25), Waller afirmou que “blockchain é totalmente superestimada”.

Indo além, o governador do Federal Reserve também esnobou que criptomoedas como o Bitcoin sejam um ouro digital, comparando seu uso com “figurinhas de beisebol”.

Apesar de suas afirmações serem críticas a tecnologia blockchain, já está presente em moedas digitais de bancos centrais (CBDCs) de alguns países, seus argumentos parecem um apelo para que as pessoas comprem Bitcoin.

Tecnologia blockchain é superestimada, diz governador do Fed

Logo após Janet Yellen participar de um painel organizado pelo BIS, o governador do Federal Reserve (Fed), Christopher Waller também aproveitou para falar sobre as criptomoedas, em especial pela sua tecnologia adjacente, a blockchain.

Com sua implementação sendo amplamente testada, bem como já usada, em moedas digitais de alguns países, a tecnologia blockchain foi introduzida pelo Bitcoin em 2009. E talvez este seja o motivo de Waller não admitir que o quão boa ela é.

“Acredito que blockchain é totalmente superestimada, a questão é: esta é a maneira mais eficiente de fazer as coisas? Sabemos que blockchain é uma maneira de fazer transações e manter registros, mas não é eficiente.”

Estando operacional por quase 100% do tempo desde 2009, tal tecnologia já se provou o seu ponto mais importante, a segurança. Já o bitcoin como moeda, teve um sucesso maior ainda devido a sua escassez que contrasta a impressão infinita de governos.

Quase uma propaganda para o Bitcoin

Apesar disso, o governador do Fed não está satisfeito com a valorização do Bitcoin e outras criptomoedas. Embora seu argumento abaixo seja uma crítica, na verdade, mais parece um apelo para que pessoas, empresas e países abandonem o dólar e comprem bitcoin.

“Essas coisas não são instrumentos de pagamento. Minha opinião é que essas coisas são apenas ouro eletrônico. São formas de armazenamento que transportam riqueza ao longo do tempo.” afirmou Christopher Waller do Fed.

“Olhe para a arte, olhe para os cartões de beisebol. Olhe para todas essas coisas que são intrinsecamente inúteis que as pessoas pagam muito dinheiro e guardam porque acham que podem vendê-lo mais tarde e receber seu dinheiro de volta.”

O que Waller parece não entender é que as moedas fiduciárias são um meio e não um fim. Afinal, as pessoas trocam seus bitcoins por tais moedas para pagar por bens e serviços, sendo estes os objetivos de usar BTC, proteger-se contra a impressora de dinheiro estatal.

Por fim, o governador do Fed está extremamente correto em quase todo seu argumento, de modo que sua citação parece ter vindo de um defensor do Bitcoin. Fazendo parecer que suas críticas são apenas uma forma de não admitir o valor desta tecnologia apenas para não dar ainda mais força às criptomoedas.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Henrique Kalashnikov
Formado em desenvolvimento web há mais de 20 anos, Henrique Kalashnikov encontrou-se com o Bitcoin em 2016 e desde então está desvendando seus pormenores. Tradutor de mais de 100 documentos sobre criptomoedas alternativas, também já teve uma pequena fazenda de mineração com mais de 50 placas de vídeo. Atualmente segue acompanhando as tendências do setor, usando seu conhecimento para entregar bons conteúdos aos leitores do Livecoins.

Últimas notícias