BNDEScoin

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou na Blockspot o lançamento do token BNDESCoin como uma iniciativa para combater a corrupção e tornar transparente para população os investimentos da instituição.

O BNDES foi fundado em 1952 e atualmente é um dos maiores bancos de desenvolvimento do mundo, hoje, é o principal instrumento do Governo Federal para o financiamento de longo prazo e investimento em todos os segmentos da economia brasileira. Para isso, o banco se propõe a apoiar empreendedores de todos os portes, inclusive pessoas físicas, na realização de planos de modernização, de expansão e na concretização de novos negócios, tendo sempre em vista o potencial de geração de empregos, renda e de inclusão social para o País.

Por se tratar de um orgão publico, o banco não escapa de denúncias de irregularidades, corrupção e escândalos. A blockchain é constantemente indicada como um meio de combater a corrupção através da transparência. O Banco está adotando a ideia.

O BNDEStoken é baseado em Ethereum e está em estágio inicial, como protótipo e prova de conceito, um vídeo foi publicado no youtube mostrando na prática como o token deve funcionar. As transações são registradas em blockchain, portanto, é possivel que qualquer pessoa possa auditar as transações dos tokens, isso significa que a prestação de contas poderá ser rastreada a qualquer momento.

A proposta é interessante, cada BNDEScoin deverá valer R$1,00 e a quantidade de tokens emitidos ainda não foi divulgada, o token não “nasceu” para ser negociado em grandes exchanges e sim para ser emitido pelo próprio banco, ou seja, empresas que buscarem apoio financeiro do BNDES vão receber o token e para fazer aquisição de insumos deverá ser com fornecedores que também aceitem o token.  Dessa forma, as transações serão registras na blockchain da ethereum para eventuais consultas.

Por ser um ideia ainda em estágio de desenvolvimento não é possível saber se vai funcionar na prática, mas a blockchain permite que o procedimento funcione como planejado através dos smart contracts e a possibilidade de consulta, além disso, a blockchain é imutavel.

A iniciativa foi debatida nas redes sociais, enquanto alguns apoiaram a ideia do uso da blockchain no combate a corrupção outros não gostaram do token pelo simples fato de ele ter sido desenvolvido pelo governo.