Brasileiro perde NFT na Binance, que está ciente da falha

Prejuízo ainda não foi reparado pela corretora, que já contratou até uma empresa de segurança para investigar o caso.

Siga no
Homem com os bolsos vazios golpe fraude criptomoeda NFT perda
Homem com os bolsos vazios

Um brasileiro perdeu um NFT adquirido na plataforma da Binance, mesmo contando com todas as opções de segurança habilitadas em sua conta — o caso está sob análise pela corretora.

O problema teria acontecido no final de agosto, quando o trader Erik efetuou uma compra pela Binance NFT.

Apresentando coleções exclusivas de obras de arte digitais, a Binance NFT é um produto novo lançado pela corretora recentemente que acabou atraindo vários usuários.

O relato do brasileiro ao Livecoins mostra que a plataforma segue oferecendo riscos aos usuários.

“Ao acessar minha conta na corretora Binance, me deparei com R$ 6.610 ($1.290,00) em criptomoedas desaparecidos, sem nenhum histórico de transação, solicitação de e-mail, autenticação de dois fatores, alerta de IP novo ou qualquer coisa do gênero.”

Recibo da compra de NFT feita por brasileiro em plataforma da Binance
Recibo da compra de NFT feita por brasileiro em plataforma da Binance/Reprodução

Brasileiro que perdeu NFT na Binance tinha todas as ferramentas de segurança habilitadas

O que mais chamou atenção no caso de Erik é que o trader relatou ter todas as ferramentas de segurança oferecidas pela Binance habilitadas.

Apesar disso, o saque de seu NFT foi feito sem que ele nem mesmo fosse alertado da atividade, levando o brasileiro a questionar se não pode ser uma falha interna que o levou a ter um grande prejuízo.

“Minha conta possui todos os sistemas de segurança oferecidos pela corretora e mesmo assim não foi o suficiente para evitar o furto, claramente há uma falha interna de segurança onde permite acesso de terceiros a sua conta e movimentação de seus fundos sem sequer uma confirmação por e-mail (como é feito para saques e depósitos).”

Após entrar em contato com o suporte da Binance, Erik recebeu como resposta que, como o token já havia sido sacado, não havia mais o que pudesse ser feito.

Ao pedir o reembolso do valor, recebeu uma negativa da empresa, que pediu que ele fosse até uma delegacia de polícia e registrasse um boletim de ocorrência.

O drama continua

Após registrar o BO, o brasileiro novamente foi orientado sobre o procedimento, que deveria ser registrado por um policial na própria plataforma da corretora, conforme mostra uma página com as “Diretrizes de Aplicação da Lei“.

Erik ficou indignado com o tratamento recebido em seu caso pela Binance NFT, resolvendo procurar mais informações na internet. Segundo ele, assim que percebeu que o seu caso não é isolado — e que algo parecido aconteceu com um youtuber russo perdeu todas as suas finanças nessa plataforma —, relatou o acontecimento para a reportagem.

“Depois de inúmeros contatos a corretora ainda mantém a fala que não é culpa deles ter lançado o mercado de NFT com esta brecha no sistema e que cada usuário deve cuidar de sua conta individualmente (mesmo possuindo autenticadores, confirmações de e-mail, etc..).

Durante pesquisas já achei diversos casos similares no reclame aqui da Binance Brasil nos últimos dias (desde a implantação do mercado NFT na plataforma) e alguns casos em outros países envolvendo muito mais dinheiro, como esse abaixo de um Youtuber Russo, onde perdeu todo o dinheiro que havia guardado nos últimos sete anos (duzentos mil dólares).”

Youtuber russo perdeu as finanças de sua vida na plataforma Binance NFT, descobriu brasileiro
Youtuber russo perdeu as finanças de sua vida na plataforma Binance NFT, descobriu brasileiro/Reprodução

Binance respondeu que está ciente das falhas da plataforma e já entrou em contato com empresa de segurança cibernética

Com a explosão de fraudes em sua plataforma NFT, a Binance enviou ao Livecoins uma nota explicando que já está ciente sobre a falha em sua plataforma. Questionada se o valor perdido por Erik será devolvido a ele, não houve retorno até o fechamento desta matéria.

 

  • Confira a nota sem a resolução total do caso enviada pela Binance na íntegra abaixo.

Estamos cientes desse incidente e lamentamos o que aconteceu. Estamos trabalhando para introduzir camadas adicionais de segurança na plataforma Binance.com.

Do lado da Binance, o usuário recebeu prontamente nosso apoio e orientação completa para ações futuras.

A segurança é a prioridade número um na Binance. Investimos incontáveis ​​horas e recursos para garantir que nossa plataforma esteja protegida contra malfeitores, incluindo a incorporação de análises de big data e tecnologias de IA para nos ajudar a prevenir ataques. Fizemos até parcerias com várias empresas de segurança cibernética e conformidade no espaço do blockchain. Ainda assim, a melhor parceria de segurança que podemos construir é com a própria comunidade Binance.

Todo e qualquer Binancian tem o poder de garantir que a comunidade permaneça longe de atores mal-intencionados, começando com a manutenção de hábitos regulares que ajudam a manter as contas seguras. Com nosso compromisso organizacional em prevenir atividades não autorizadas e o senso de segurança aprimorado de nossa comunidade, podemos colaborar com.

Normalmente recomendamos garantir que todos os dispositivos estejam protegidos com a versão mais recente do software antivírus de sua preferência e que verificações regulares sejam programadas. Aconselhamos o download de aplicativos“.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.
Praia do Forte em Cabo Frio pirâmide com Bitcoin

Eagle Eyes, empresa do “Pastor do Bitcoin” em Cabo Frio suspende saques

A empresa Eagle Eyes, que operava com sede na cidade de Cabo Frio (RJ), é mais uma possível pirâmide usando a imagem das criptomoedas...

Segunda maior pool de Ethereum encerra atividades devido a restrições na China

A SparkPool, segunda maior pool de mineração de Ethereum, anunciou que encerrará suas atividades no dia 30 deste mês. Hoje a pool é responsável...

Empreendedores vs investidores, quem ganhou mais dinheiro com criptomoedas?

Qual será a melhor estratégia para ganhar dinheiro, investir direto em criptomoedas ou empreender em setores essenciais relacionados a elas? Neste artigo faremos um comparativo...
.

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias