Cadê o dinheiro? Banco “perdeu” R$ 346 bilhões: “Está em algum lugar”.

"Dinheiro pode estar em qualquer lugar, inclusive de baixo do colchão", disse o Comitê de Contas Públicas do Parlamento

Siga no
Libras
Libras

O Banco Central da Inglaterra parece estar tendo problemas para controlar alguns bilhões de libras. Um relatório parlamentar divulgado na sexta-feira (04) revela que 50 bilhões de libras (cerca de R$ 346 bilhões) em notas estão “faltando” no suprimento de dinheiro do país e que o Banco da Inglaterra “parece não ter curiosidade” de saber onde tudo foi parar.

O comitê de contas públicas disse que o dinheiro – que se fosse uma pilha de notas de £ 5 teria mais de mil quilômetros de alturasimplesmente “sumiu” porque o banco não manteve controles o suficiente sobre o uso de dinheiro no país.

O dinheiro está “em algum lugar, mas o Banco da Inglaterra não sabe onde, e não parece muito curioso para saber onde está”, disse Meg Hillier, presidente do Comitê de Contas Públicas da Câmara (PAC), que supervisiona finanças do governo.

O PAC disse também que o banco mostrou uma “atitude negligente quanto ao paradeiro de grande parte do suprimento de dinheiro em libras esterlinas”

O comitê afirmou que há implicações para a política pública e para o erário público se as notas desaparecidas estiverem sendo usadas para fins ilegais.

“O banco precisa se preocupar mais com onde estão os £ 50 bilhões”, Disse a presidente do PAC

“Dinheiro pode estar em qualquer lugar, inclusive de baixo do colchão”

Os 50 bilhões de libras em dinheiro podem estar escondidos em poupanças familiares não declaradas – de baixo do colchão – ou usados ​​para fins ilícitos, disse o Comitê de Contas Públicas do Parlamento no relatório, pedindo ao Banco da Inglaterra que investigue.

As retiradas de dinheiro em bancos aumentaram na Grã-Bretanha desde o início da pandemia, de acordo com um relatório de setembro do National Audit Office (NAO), mas as compras em dinheiro caíram consideravelmente.

De acordo com um jornal local, o sumiço dessas notas pode não estar necessariamente relacionados com atividades ilegais.

“O dinheiro pode ser usado em transações ilegais, claro, não seriam registradas. Mas também pode ser parte de um esquema de evasão fiscal, pelo qual o dinheiro é transferido para fora do país e transferido para um paraíso fiscal.”

O problema de notas bancárias perdidas não é novo, mas de acordo com um especialista em economia do país, as notas desaparecidas podem causar implicações graves na economia, citando os pontos:

  • “£ 50 bilhões é relativamente pouco em comparação com a economia de cerca de £ 2 trilhões.
  • “A oferta monetária é de cerca de £ 2,7 trilhões.
  • “Então, em um cenário ideal essas notas apareceriam e seriam usadas na economia, o que teria um efeito positivo sobre o PIB.”

O Banco da Inglaterra está, portanto, sob pressão de parlamentares para descobrir o paradeiro da humilde quantia de  £ 50 bilhões em notas perdidas em um momento critico que o suprimento de dinheiro está diminuindo nas ruas.

A demanda por notas tem aumentado constantemente, mas o Banco da Inglaterra também não sabe dizer a razão desse aumento.

Uma das razões pode ser que as taxas de juros, que já eram baixas e foram cortadas ainda mais este ano para impulsionar a economia britânica. disse o NY Times.

“Com as taxas de juros tão baixas (0,1), não faz diferença se você deixa o dinheiro no banco ou em casa”, disse Andrew Sentance, consultor sênior da Cambridge Econometrics e ex-membro do comitê de política monetária do Banco da Inglaterra.

O comitê parlamentar espera que a investigação do Banco da Inglaterra possa encontrar o paradeiro do dinheiro.

Se tivesse usado a tecnologia do bitcoin isso não teria acontecido.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Leia mais sobre:
Livecoins
Livecoins
Livecoins é um portal de blockchain e criptoeconomia focado em notícias, artigos, análises, dicas e tutoriais.
Bitcoin Itau

Agora é possível investir em Bitcoin através do banco Itaú

Agora é possível investir em criptomoedas através do Itaú Personnalité, a novidade foi divulgada no Instagram do banco, e em um episódio de podcast...

“Bitcoin é uma grande bolha”, diz pesquisa do Bank of America

Apesar de muitos entusiastas de criptomoedas argumentarem que o Bitcoin já provou, além de qualquer dúvida razoável, que não é uma bolha, muitos gestores...

Binance anuncia listagem de ações da Coinbase

A Coinbase, a maior corretora de criptomoedas dos EUA, vai se tornar uma empresa de capital aberto nesta quarta-feira (14), sendo listada na Nasdaq,...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias