Capitual e TecBan apresentam projeto de integração do Real digital com IoT com base em Ethereum

A solução apresenta armários inteligentes e utiliza rede privada de blockchain Ethereum para criação de contratos inteligentes integrados. Foi testada pela Fenasbac, em parceria com o Banco Central, para desenvolvimento da nova moeda virtual.

A TecBan, em parceria com o Capitual, apresentou sua solução chamada Armários Inteligentes, que envolve uma aplicação do Real digital integrado com a tecnologia de Internet of Things (IoT).

Nesta terça-feira (25), o Banco Central apresentará um relatório com os principais resultados dos testes dos projetos que integram o programa Lift Challenge Real Digital.

O ambiente colaborativo organizado pela Federação Nacional de Associações dos Servidores do Banco Central (Fenasbac), em parceria com o Banco Central, pretende desenvolver projetos inovadores que beneficiem o Sistema Financeiro Nacional e os brasileiros.

A TecBan, empresa de soluções financeiras que integram o físico e o digital, contribuindo para a eficiência do ecossistema econômico do País, e o Capitual, banco digital especializado em tecnologia blockchain e criptoativos, fazem parte do programa com um projeto.

O que é o projeto Armários Inteligentes, que une o Real digital com o IoT?

O piloto criado pelas duas empresas testa a tecnologia do Real Digital em conjunto com internet das coisas (IoT) garantindo que as transações financeiras sejam efetuadas apenas quando o comprador retira o produto e conclui a operação.

A solução utiliza uma rede privada de Blockchain Ethereum para criação de contratos inteligentes integrados.

Os armários inteligentes atuam como uma espécie de cofre, que só libera o pagamento quando o usuário insere o código da compra e pega a encomenda. Um dos maiores aprendizados no projeto das duas empresas foi mostrar que seria possível facilitar a chegada de mercadorias em locais de difícil acesso, como em comunidades, por exemplo,

Segundo Luiz Fernando Lopes, Gerente de Plataformas Digitais na TecBan, para demonstrar a utilização dos Armários Inteligentes no processo de intermediação financeira do Real Digital, foi criada uma estrutura de testes com dois armários exclusivos para o projeto Lift Challenge, sendo um em São Paulo (TecBan) e outro em Brasília (Fenasbac).

“Um dos principais aprendizados que tivemos nessa jornada do Lift Challenge foi trabalhar com a modularização de contratos inteligentes, integrados aos armários. Notamos que isso aumenta a eficiência de processos logísticos e garante a entrega do valor financeiro negociado mediante à validação e finalização da entrega, que neste caso é representada pelo fechamento da porta do armário.”

Em um vídeo, a aplicação mostra como o Real digital poderia se beneficiar da integração com o IoT. A simulação da transação ocorreu utilizando a carteira MetaMask.

Projetos apresentados influenciaram na mudança das diretrizes da CBDC

André Siqueira, chefe de divisão no Departamento de Tecnologia da Informação do BC, destaca que os projetos do LIFT Challenge mostram, de forma prática, como uma moeda digital de banco central, no nosso caso o Real Digital, pode favorecer o surgimento de novos modelos de negócio.

Ele destaca que com o aprendizado das soluções, as diretrizes do Real digital sofreram influências.

“Além disso, esses projetos propiciaram um aprendizado extremamente importante para que o Banco Central realizasse aprimoramentos nas diretrizes para o Real Digital, bem como identificasse os desafios e delimitasse o escopo para o piloto do Real Digital.”

Vale lembrar que o Real digital segue ainda em fase piloto, devendo chegar aos brasileiros indiretamente, por meio dos bancos do país.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de criptomoedas do mercado ganhe até 100 USDT em cashback. Cadastre-se

Siga o Livecoins no Google News.

Curta no Facebook, TwitterInstagram.

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias

Últimas notícias