Cardano é atacada via DDoS e desenvolvedores reagem

Além de não conseguir paralisar a rede, hacker ainda perdeu suas criptomoedas utilizadas no ataque.

A rede Cardano, associada à criptomoeda ADA, experimentou um ataque hacker via DDoS na última terça-feira (25). O ataque começou no bloco de número 10.487.530, e a comunidade logo buscou vigiar a ação criminosa.

De acordo com o monitoramento do perfil @ElRaulito_cnft no X, o hacker buscou preencher os blocos com várias transações. Em cada transação havia pelo menos 194 contratos inteligentes que povoavam os blocos.

Para conseguir avançar sobre a rede, contudo, o hacker teve de pagar 0,9 ADA por cada transação maliciosa. Os desenvolvedores monitoraram a situação rapidamente após os primeiros sinais de alerta.

Hacker tentava congelar rede Cardano com ataque via DDoS

Durante toda a tentativa de atacar a rede Cardano, desenvolvedores entenderam a motivação por trás da ação do hacker. Isso porque, ele não tentava roubar fundos da rede nem dos usuários, mas sim congelar a blockchain.

Via X, o desenvolvedor da Cardano @ItsDave_ADA confirmou, em resposta a um artigo da Coindesk, que não houve tentativa de roubo.

“Ótimo artigo, mas não houve nenhuma tentativa de roubar staked tokens aqui. Foi uma operação normal destinada a causar interrupção na rede. Nenhum fundo estava em risco.”

Por ter uma rede distribuída a rede acabou obtendo sucesso em se defender, uma tecnologia desenvolvida com base no Bitcoin.

Vale lembrar que ataques DDoS são considerados spams de informações que se destinam a interromper sistemas em funcionamento. Caso tivesse sucesso, a Cardano poderia ter suspendido suas operações, mas a recente tentativa se mostrou totalmente infrutífera.

Hacker perdeu fundos e foi chamado de “idiota” por desenvolvedor da Cardano

Após o fim dos ataques contra a Cardano, o CEO da Anastasia Labs, Philip Disarro, chamou o hacker de idiota, e agradeceu os fundos que recebeu dele.

Isso porque, o desenvolvedor de contratos inteligentes alertou que havia custos indiretos para o hacker, que poderia perder pelo menos 400 ADA. Após o ataque mal-sucedido, Philip disse que havia capturado as moedas do criminoso para financiar seus projetos na rede Cardano.

“Atualização: DDOSer interrompeu seu ataque depois de ler meu tweet em um esforço para proteger seus fundos. Infelizmente, chegaram demasiado tarde e a pilhagem dos seus fundos já está em curso. Obrigado pelo dinheiro grátis, idiota. É verdadeiramente icônico que o invasor que presumivelmente queria danificar o ecossistema acabou doando para o trabalho de desenvolvimento de contrato inteligente de código aberto que fazemos em
@AnastasiaLabs e financiando Midgard.”

Apesar de mais uma tentativa de ataque DDoS a um sistema blockchain tenha resultado em falha, desenvolvedores reafirmaram que há espaço para melhorar a segurança cibernética da tecnologia.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na maior corretora de criptomoedas do mundo e ganhe até 100 USDT em cashback. Acesse Binance.com

Siga o Livecoins no Google News.

Curta no Facebook, TwitterInstagram.

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

Leia mais sobre:
Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias

Últimas notícias