Anúncio
Início ADA Cardano - parcerias do projeto

Cardano – parcerias do projeto

ADA com grandes parcerias!

-

Cardano - parcerias do projeto

Parcerias são uma parte importante do trabalho desenvolvido pela comunidade do projeto Cardano. Esta plataforma ficou conhecida por incluir, desde seu ICO, a participação de uma comunidade de cientistas no design de suas propriedades. O projeto é federado em 3 instituições: Cardano Foundation, IOHK e EMURGO. Todas firmaram importantes colaborações com players tradicionais em diversas áreas. Neste artigo a Comunidade ADA Brasil apresenta algumas de suas parcerias para entendermos melhor o desenvolvimento do projeto.

Runtime Verification – NASA, Boeing e Toyota 

Runtime Verification é uma startup de Illinois, EUA, que está ajudando a NASA e a Boeing a detectar erros em seus projetos de programação. Este serviço é importante para sistemas de missão crítica como em aviação e serviços de transporte espacial. A mesma startup está colaborando, desde 2017, com a elaboração da camada de contratos inteligentes do projeto Cardano.

Destaque de detalhe da X-48C, aeronave experimental da Boeing, construída em colaboração com a NASA e a RV

Runtime Verification (RV) colaborou com a IOHK para o desenvolvimento das duas máquinas virtuais KEVM e IELE desenvolvidas pelo projeto Cardano. Estas máquinas facilitarão a composição de contratos inteligentes, reduzindo o número de erros por meio de pré-especificações, checagens e templates. Seu objetivo final  também é traduzir sintaxes de linguagens de alto nível (como Python, C++, etc) para a linguagem de baixo nível dos contratos. Suas testnets já foram lançadas em 2018. Confira a página oficial: clique aqui.

Runtime verification já foi premiada por seus projetos em 1 bilhão de dólares americanos por fundos provenientes de concursos da NASA. Confira a lista no domínio oficial da Agência Espacial: clique aqui

Recorte da página NASA/SBIR mostrando os concursos da NASA em que a RV foi selecionada

Google? “Apenas recrutamento”

Um encontro entre Charles Hoskinson e representantes do Google ocorreu no final de Maio de 2018. Muito se especulou desde então sobre o estabelecimento de uma suposta parceria entre o projeto Cardano e a empresa de tecnologia.

Resultado de imagem para logo google pequeno

A IOHK pediu autorização ao Google para publicar o transcript da reunião. A autorização foi concedida. Desta forma foi possível desmentir os boatos e explicar o objetivo do encontro.

Resultado de imagem para cardano google
Reunião na sede do Google, em Londres

É verdadeira a versão que conta que o Google convidou o Charles Hoskinson para ir ao escritório deles em Londres. A empresa queria entender melhor sobre Criptomoedas e sobre como funciona a Cardano. Mas não houve nenhuma parceria formalizada. A parceria divulgada em algumas plataformas de notícias não passou de um boato. Algumas semanas após os boatos sobre a parceria, Charles Hoskinson publicou um vídeo negando o acordo e esclarecendo alguns pontos:

-Projetos opensource do Google (Chromium, etc) podem ser utilizados pela Cardano e vice-versa;

-Alguns engenheiros do Google trabalham em projetos paralelos em dias de folga. Charles afirmou que reuniões do tipo poderiam atrair bons desenvolvedores para o projeto Cardano;

-O Google tem um dos melhores cientistas de computação do mercado. Se eles quiserem desenvolver algo em blockchain, dificilmente buscarão parcerias. É mais provável que criem uma solução por conta própria.

Blockchain Academy – Unidade na Índia

A Emurgo anunciou seus planos de expansão para a Índia abrindo uma Academia de Blockchain. A instituição educacional será conhecida como “EMURGO Academy” e treinará os desenvolvedores ao ponto de criar especialistas, aumentando assim a adoção da tecnologia Blockchain. Com o apoio de autoridades e empresas do governo indiano, a academia estará alinhada com a filosofia e a meta da EMURGO de expandir o ecossistema da Cardano.

A academia do EMURGO visa fornecer aos desenvolvedores talentosos as ferramentas necessárias para prosperar no setor de Blockchain.

Imagem relacionada
Imagem do tablet mais barato do mundo, lançado na India

Por que a Índia?
O país da Índia emergiu como potência tecnológica nas últimas décadas. Formou alguns dos melhores profissionais de TI em todos os campos da Engenharia, Finanças e Medicina. O mercado de TI no país vale US $ 160 bilhões e prevê dobrar para US $ 350 bilhões até 2025. Com tal potencial e talento, a EMURGO optou por montar a instituição no país.

A nova academia foi bem recebida pela fraternidade acadêmica no país. Dr. K R Venugopal, vice-reitor da Universidade de Bangalore, explicou como a academia vai gerar novas oportunidades de emprego.

dLabs

Originado de uma parceria entre a Emurgo, braço comercial do projeto Cardano e uma aceleradora de Nova York chamada SOSV (clique aqui). dLabs é um programa de 14 semanas, criado para acelerar o desenvolvimento de startups selecionadas. Realizou um processo de seleção para subsidiar iniciativas em até 200 mil.

Resultado de imagem para dlab emurgo

Suas áreas de ênfase são:

  • descentralizar dados do mundo
  • capacitar os indivíduos
  • tokenizar instrumentos financeiros
  • explorar novos casos de uso para a tecnologia blockchain

Tanto a SOSV como a EMURGO passarão as próximas 14 semanas trabalhando de mãos dadas com esses fundadores para acelerar a tecnologia, os modelos de negócios e o posicionamento de suas empresas. Além do investimento, fornecerão a eles suporte de equipe, acesso à rede e oportunidades para trabalhar junto com nosso grande e diversificado grupo de mentores.

Quatro startups foram selecionadas como parte do programa dLab / EMURGO:

  • Catallact: motor de análise descentralizado para indústria financeira;
  • Helixworks: identidades baseadas em DNA para rastreamento de alimentos;
  • Sempo: doações humanitárias distribuídas;
  • Tesseract: padronizar e simplificar a interação de aplicações comuns com camas de blockchain;

Traxia, primeiro ICO

Traxia é uma solução financeira descentralizada que visa um mercado de US $43 trilhões diários: o de faturas não pagas, conhecido no meio corporativo como “contas a pagar” e “contas a receber”. Traxia tem como objetivo de atuar nesse enorme mercado com sua solução de blockchain que será construída sobre a tecnologia de Cardano.

Inicialmente sua captação (ICO) foi operada na tecnologia da Ethereum, mas eles migrarão para o projeto Cardano na fase Goguen da Cardano, possivelmente ao final de 2019.

Resultado de imagem para traxia

A Traxia está criará um sistema global de financiamento comercial descentralizado, onde as faturas são convertidas em contratos inteligentes e negociadas como ativos de curto prazo. Vendedores e compradores continuarão recebendo e pagando em moeda fiduciária, não criptomoeda, por isso é facilmente adotável por todos. O único recurso relacionado ao blockchain seria simplesmente inserir uma chave privada para confirmar se a fatura está correta e será paga.

A Traxia optou por construir sua solução na plataforma da Cardano porque acredita que é a melhor tecnologia blockchain existente.

Y2X, banco digital e STOs

A EMURGO tornou-se o investidor da empresa Y2X, banco digital especializado em STOs (Security Token Offering). Y2X é um banco digital comercial que pretende oferecer soluções descentralizadas emissão de tokens, utilizando a camada de contratos inteligentes da Cardano. Assim que ela estiver disponível. Em um paralelo, Y2X seria como “um NuBank voltado para emissão de tokens em Blockchain”.

Como um acordo estratégico abrangente entre às duas empresas, há muitas oportunidades de negócios a serem desenvolvidas pela EMURGO e Y2X. Cardano se tornará o protocolo de escolha para o Y2X e suas empresas de portfólio, para melhorar o uso da tecnologia, especialmente no campo de STOs regulamentados, proporcionando, assim, mais valor agregado aos detentores de ADAs.

Setor público

Em maio de 2018 foi realizada uma parceria entre a Fundação Cardano e o Ministério de Ciências da Etiópia para o estudo de aplicações da Blockchain na cultura do Café. A Etiópia hoje é referida como a “China da África”. O país teve uma grande melhora em seus indicadores econômicos nos últimos anos.

Wiki:
“A Etiópia é o berço do Homo sapiens e dos grãos do café. Atualmente é uma das principais nações da África. A população da Etiópia, em 2018, de 107,5 milhões de habitantes é a segunda maior do continente, ficando atrás somente da Nigéria com 195,9 milhões de habitantes, mas à frente do Egito com 99,4 milhões de habitantes e com cerca do dobro da população da África do Sul (57,4 milhões)”

Metaps Plus, “Apple Pay da Coréia do Sul”

Parceria entre a Metaps Plus e Emurgo, o braço de desenvolvimento comercial da Cardano, criou o primeiro cartão de criptomoedas do mundo baseado na criptomoeda da ADA. O cartão permite que os usuários gastem seu ADA em mais de 30.000 comerciantes off-line na Coreia do Sul, incluindo lojas de conveniência bem conhecidas, como GS25 e Emart24.Resultado de imagem para coreia do sul

Os usuários têm a opção de selecionar um cartão-presente para celular ou um cartão-presente físico que funcione facilmente com os recursos de recarga de aplicativos para dispositivos móveis.

Em 11 de dezembro de 2018 a  integração técnica da ADA na plataforma Metaps plus foi concluída e o cartão foi lançado. Hoje já pode ser utilizado.

Tweet oficial de lançamento:

Parcerias brasileiras?

A IOHK (engenharia e pesquisa) tem pelo menos dois brasileiros em postos importantes para o projeto Cardano.

Recentemente Mario Laranjeira se encontrou com representantes do CNPq na embaixada do Brasil em Tóquio, Japão.

Parcerias no Brasil?

Eventos off-line:
O projeto  Cardano dispõe de uma comunidade brasileira relativamente ativa. Um dos exemplos é a Comunidade ADA Brasil. Responsável pela realização de 4 Meetups não oficiais e 1 Meetup oficial com a participação da Emurgo, no Instituto Genesis, PUC-Rio.

Cardano Meetup Brasil

Co-marketing:
Buscando mitigar a dificuldade de comprar ADAs em reais com liquidez, a Comunidade ADA Brasil fechou uma parceria com o BitJá. O BitJá presta um “serviço de escrow” parecido com o da antiga TrocaNinja. A diferença é que o BitJá assume o outro lado do escrow por meio de seu algoritimo, facilitando a compra e a venda.

Desenvolvedores:
A Comunidade ADA Brasil forneceu apoio técnico remoto para implementação da ADA em um projeto de wallet multimoeda opensource. O projeto será divulgado com créditos a seu desenvolvedor em breve. Assim que forem realizados os devidos testes com sucesso.

O projeto foi desenvolvido por um programador brasileiro. Estará entre as 5 implementações da ADA em carteiras multimoedas do mundo.

Obteve um pequeno apoio de desenvolvedores oficiais do projeto para eventuais dúvidas.

Exchanges:
Recentemente a Comunidade ADA Brasil se aproximou de uma corretora digital importante no Mercado brasileiro: a 3xbit.

Novidades devem surgir dessa parceria. A corretora já publicou em sua comunidade sobre a possibilidade de lista a ADA entre seus ativos. Conheça um pouco do trabalho da 3xbit:

Cursos:
A Comunidade ADA Brasil está trabalhando no desenvolvimento de um curso sobre a Blockchain Cardano em Parceria com a plataforma distribuída de educação GoBlockchain.

Logotipo GOBlockchain

Em breve teremos novidades. Acompanhe um pequeno pitch sobre o trabalho da GoBlockchain

Comunidade brasileira

Participe ativamente da comunidade e contribua para o projeto! Tem alguma ideia? Nos procure.

Grupo da Comunidade ADA Brasil no Telegram@AdaBrasil

Trabalho da comunidade: clique aqui

Curta nossa página no Facebook e também no Twitterpara começar e terminar o dia bem informado. Cadastra-se também na Newsletter para receber em seu e-mail.
Avatar
marcusoreganohttps://t.me/AdaBrasil
Marcus Roque conheceu o Bitcoin em 2014. Pesquisador na comunidade prática Blockchain Brasil. Evangelista do projeto de Blockchain Cardano no Brasil. Participa regularmente de eventos da comunidade cripto no Rio de Janeiro. É graduado em Ciências Econômicas pela FCE/UERJ.

MAIS LIDOS

Bitcoin com 30% de desconto da Atlas é vendido em grupo do Facebook

Um anúncio nas redes sociais mostrou que 28 unidades de bitcoin foram vendidas com um desconto de cerca de 30%. A publicação foi feita...

CEO da Anubis Trade prevê futuro “pesado” para criptomoedas no Brasil caso regulamentação não seja mais branda

Em entrevista sincera e reflexiva sobre o mercado brasileiro de criptoativos, Matheus Grijó, CEO da Anubis Trade, afirma que empreendedores brasileiros têm alto potencial...

Rumor: Unick Academy sofreu fraude, Restart para Unick 2.0

Atualizado 16/08. Rumor não confirmado pela Unick:https://www.youtube.com/watch?v=N2kTrvh8mX4Circula em grupos de Whatsapp da Unick Academy (conhecida anteriormente como Unick Forex) rumores sobre um suposto golpe...

Atlas Quantum recebe reclamações sobre atrasos em saques de bitcoin

O Atlas Quantum recebeu 20 reclamações sobre atraso em saques de bitcoins recentemente. Essas reclamações foram publicadas no site Reclame Aqui, nos últimos quatro...

Binance lança Vênus para competir diretamente contra a Libra do Facebook

A Binance aposta em uma plataforma que competirá diretamente com a Libra do Facebook. Lançada com a marca Vênus, a plataforma da Binance deverá...

5 motivos mostram que Bitcoin viverá o melhor ano de sua história em 2020

O bitcoin deverá vivenciar um momento histórico em 2020. Para alguns analistas, o próximo ano deverá elevar o preço da criptomoeda para valores jamais...

Escreva seu comentário:

1Xbit

Bitcoin com 30% de desconto da Atlas é vendido em grupo do Facebook

Um anúncio nas redes sociais mostrou que 28 unidades de bitcoin foram vendidas com um desconto de cerca de 30%. A publicação foi feita...

CEO da Anubis Trade prevê futuro “pesado” para criptomoedas no Brasil caso regulamentação não seja mais branda

Em entrevista sincera e reflexiva sobre o mercado brasileiro de criptoativos, Matheus Grijó, CEO da Anubis Trade, afirma que empreendedores brasileiros têm alto potencial...