Carteira de criptomoedas some do mapa com R$ 284 milhões dos usuários

Possível Exit Scam e golpe de pirâmide. Carteira prometia rendimentos.

Siga no
Anúncio

Os investidores da criptomoeda EOS se depararam com uma péssima descoberta na última segunda-feira (20). Uma carteira digital chinesa do ativo, conhecida como EOS Ecossistem sumiu do mapa com com pelo menos 52 milhões de dólares de investidores do mundo todo. As informações são do Decrypt.

Há uma forte suspeita de golpe envolvendo uma conta da corretora Huobi. Isso porque, supostamente, a maior parte dos fundos da wallet foi transferida para a exchange chinesa.

As investigações em torno do possível golpe começaram no momento em que foi verificado que vários endereços associados a EOS Ecossistem haviam sido deletados.

Anúncio

A partir de então, a descoberta que se seguiu foi a de que 890 mil criptomoedas, o equivalente a 2,3 milhões de dólares, haviam desaparecido da wallet em apenas uma manhã.

Saques EOS: Imagem: https://www.chainnews.com/
Saques EOS: Imagem: https://www.chainnews.com/

Isso fez com que as suspeitas de que algo errado estava ocorrendo aumentassem ainda mais.

Assim, investigadores começaram a analisar que havia uma série de outros endereços ligados a carteira digital, que tinham sido completamente esvaziados.

Depois de comparar informações e dados, foi descoberto que a principal conta da EOS Ecossistem havia sido totalmente drenada, com 19,3 milhões de criptomoedas retiradas. A quantia equivale a 52 milhões de dólares.

Possível Exit Scam e golpe de pirâmide

De acordo com o site chines ChainNews, a carteira de criptomoedas EOS Ecosystem não tinha um nó EOS e poderia estar executando um esquema de pirâmide.

No ano passado, os desenvolvedores do projeto foram processados na China. Eles foram acusados ​​de orquestrar um esquema ponzi que envolvia mais de 33 milhões de tokens da EOS, que atualmente valem mais de US $ 80 milhões (R$ 437 milhões).

Como grande parte dos fundos foram para na Exchange Huobi, a plataforma congelou a quantia até descobrir quem foi o responsável pela transação.

Durante a investigação, foi descoberto que uma parte dos investidores da EOS Ecossistem tiveram sua atenção atraída para uma wallet chamada de Starteos. A carteira digital foi desenvolvida por uma equipe intitulada “w.io”, e prometia uma alta taxa de retorno para depósitos feitos ali.

Este pode ter sido o início do golpe que atingiu a wallet e drenou a conta com maior quantia em criptomoedas.

Algo que tem incomodado a comunidade de investidores é o aumento de golpes direcionados a comunidade EOS.

Isso tem acontecido com maior frequência desde que houve o lançamento do software de blockchain de código aberto intitulado EOSIO.

Por meio dele, diversos esquemas supostamente tem acontecido, usando o nome do ativo digital para atrair investidores da EOS.

Assim sendo, o cuidado com relação a propostas que envolvem carteiras e investimentos com a criptomoedas deve ser redobrado.

É importante ter em mente que, nos últimos anos, houve um aumento considerável de interesse pelo token, que passou a ser mais valorizado dentro do criptomercado.

Consequentemente, ele também passou a atrair a atenção de golpistas, hackers e outros tipos de cibercriminosos.

Siga o Livecoins no Google News para receber nossas notícias em tempo real.
Curta nossa página no Facebook e também no Twitter.
Receba também no email se cadastrando em nossa Newsletter.
Jeferson Scholz
Jeferson Scholz
Jornalista. Escrevi dois artigos acadêmicos publicados no congresso de comunicação INTERCOM, e fui diretor do documentário universitário "Planeta dos Desmortos - O Mito Zumbi".

“Falta de clareza sobre quem criou o Bitcoin é preocupante” Diz CEO da Mastercard

Um dos principais pontos que os defensores do Bitcoin argumentam é que a moeda pode ser utilizada como uma forma de incentivar a inclusão...
Segurança e Vulnerabilidades Blockchain

Pesquisa da Kaspersky coloca blockchain como ameaça

Uma pesquisa recente feita pela Kaspersky coloca a tecnologia blockchain como uma ameaça aos negócios. A empresa russa que é uma das líderes em...
Brinquedos e Bitcoin no Brasil registro

Paulista pede registro da marca Bitcoin para fabricar brinquedos

Um paulista pediu junto ao INPI o registro da marca Bitcoin para a fabricação de brinquedos no Brasil. A publicação do pedido foi feito...

Últimas notícias

Pesquisa da Kaspersky coloca blockchain como ameaça

Uma pesquisa recente feita pela Kaspersky coloca a tecnologia blockchain como uma ameaça aos negócios. A empresa russa que é uma das líderes em...

Paulista pede registro da marca Bitcoin para fabricar brinquedos

Um paulista pediu junto ao INPI o registro da marca Bitcoin para a fabricação de brinquedos no Brasil. A publicação do pedido foi feito...

Coluna do TradingView: Novo Patamar

Em novo patamar de preço, as criptomoedas começam a ter viés altista em plena segunda onda do COVID. Confira o que estão pensando os...