Casal é assaltado e perde R$ 2,26 milhões em bitcoin

Assalto feito por conhecidos.

assalto bitcoin
Assalto

Um casal de italianos foi assaltado na ilha de Bali na Indonésia no segundo sábado deste mês, no dia 11. Segundo informações da CNN da Indonésia, a polícia local informou que as perdas são de 5,8 bilhões de rúpias indonésias em Bitcoin, equivalente a R$ 2,26 milhões de reais.

Além disso, a notícia informa que a polícia já deteve dois acusados ingleses e incluiu outros dois na lista de procurados. As informações são que estes foragidos também têm ligação com o crime em questão.

Isso ascende novamente a questão da segurança, que pode ser quebrada facilmente com o “ataque da chave-inglesa”. Portanto, mantenha seus investimentos em privado, ninguém precisa saber quantos BTC você tem.

Assalto ao casal visava criptomoedas

Segundo relatos das vítimas, os acusados do crime já eram conhecidos por eles. O primeiro, chamado Nicola, era ex-funcionário da vítima, já o segundo foi reconhecido por participar de uma festa na casa de Nicola.

Embora você possa ter as melhores práticas de segurança, é válido citar o “ataque da chave-inglesa” como o maior ponto de falha ao armazenar seus bitcoins.

Cartoon Bitcoin e Chave Inglesa
Cartoon Bitcoin e a Chave Inglesa /Reprodução

Ou seja, basta a vítima ser ameaçada fisicamente que ela fornecerá o acesso aos seus bitcoins. E foi exatamente isso que aconteceu em Bali, porém, com uma faca no lugar da chave-inglesa.

Após invadirem a casa onde as vítimas estavam hospedadas, os golpistas mantiveram as mesmas em cativeiro, amarrando suas mãos e pernas. Após isso, os assaltantes bateram nas vítimas e realizaram ameaças de morte com uma faca para que fossem reveladas suas senhas.

Com acesso total aos celulares e contas em exchanges de bitcoin, os assaltantes então conseguiram sacar as criptomoedas depositadas para as suas carteiras. Embora dois deles já estejam detidos, agora a polícia da Indonésia está procurando outros dois suspeitos.

Sua segurança é importante

Este é mais um exemplo de é preciso tomar cuidados adicionais além de utilizar senhas complexas e carteiras de hardware. Afinal uma faca de 5 reais já compromete toda a sua segurança, ou nem mesmo isso, caso o agressor utilize técnicas de engenharia social.

Portanto, mantenha seus investimentos em sigilo caso não queira ter seus bitcoins roubados ou, pior ainda, ter a sua vida ameaçada após alguém ouvir que você possui criptomoedas.

Por fim, é claro que isso é difícil de ser aplicado, afinal atualmente o Bitcoin é um dos assuntos mais populares do mundo. Mesmo assim, evite falar sobre montantes e se alguém perguntar se você tem “Creptomoedas ou Bitcoio”, basta responder com um simples “não tenho”.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Henrique Kalashnikov
Formado em desenvolvimento web há mais de 20 anos, Henrique Kalashnikov encontrou-se com o Bitcoin em 2016 e desde então está desvendando seus pormenores. Tradutor de mais de 100 documentos sobre criptomoedas alternativas, também já teve uma pequena fazenda de mineração com mais de 50 placas de vídeo. Atualmente segue acompanhando as tendências do setor, usando seu conhecimento para entregar bons conteúdos aos leitores do Livecoins.

Últimas notícias