CBDCs são a revolução para o futuro do dinheiro, diz Banco da Inglaterra

Entretanto, devido ao estado atual do mercado cripto e a sua instabilidade, ele poderia ameaçar a estabilidade dentro do Reino Unido.

Siga no
Smartphone mostrando Dólar digital em formato CBDC Dólar Estados Unidos
Smartphone mostrando Dólar digital em formato CBDC

O presidente do Banco da Inglaterra, Andrew Bailey, e o vice-presidente para estabilidade financeira, sir Jon Cunliffe responderam perguntas de legisladores do Comitê de Assuntos Econômicos em um evento transmitido ao vivo na quarta-feira (17).

As criptomoedas estão ganhando cada vez mais destaque ao redor do mundo, representando o verdadeiro crescimento da inovação. Quando questionado sobre o assunto, Sir Cunliffe reforçou a importância delas no futuro.

Sir Cunliffe acredita que é muito difícil prever como os inovadores receberão dinheiro e realmente usarão o dinheiro daqui para frente. Mas ele também acredita que estamos começando a ver o dinheiro programável sendo usado no mundo cripto e que esperaria ver uma revolução semelhante na funcionalidade do dinheiro impulsionada por tecnologia.

CBDCs

Atualmente, o Banco da Inglaterra está explorando maneiras para que possa implementar uma CBDC (Central Bank Digital Currency) em libras digitais para ser utilizada em pagamentos de varejo. Além disso, foi criada uma força-tarefa voltada para CBDCs para verificar o potencial uso de uma libra digital para distribuir folhas de pagamentos, pensões e muito mais.

Com o rápido declínio no uso da libra no Reino Unido, acelerado pela pandemia de COVID-19 e o desencorajamento do contato físico em transações, estima-se que 30% das transações no país são feitas via e-commerce.

Ao ser questionado sobre a demanda potencial de um CBDC de libra digital, Sir Cunliffe disse que eles ainda modelam uma suposição bastante prudente, sendo basicamente 20% dos depósitos domésticos e corporativos baseados no sistema bancário que poderiam sair do sistema bancário para o dinheiro digital do banco central.

Entretanto, devido ao estado atual do mercado cripto e a sua instabilidade, ele poderia ameaçar a estabilidade dentro do Reino Unido. Do outro lado do oceano, inclusive, os EUA não são tão positivos com relação às criptomoedas. Isso porque as stablecoins regulamentadas projetadas pelo setor privado tornam as CBDCs redundantes.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Liqihttps://www.liqi.com.br/
Na Liqi acreditamos que investimentos deveriam ser acessíveis para todas as pessoas e que os mais diversos ativos deveriam ser passíveis de serem negociados digitalmente.

Jack Dorsey abandona Twitter e agora pode se dedicar ao Bitcoin

Jack Dorsey, criador do Twitter, abandonou o cargo de diretor executivo da empresa nesta segunda-feira (29). Seu cargo será ocupado por Parag Agrawal que...

Iate virtual é vendido por R$ 3,7 milhões no Metaverso

O setor do Metaverso parece estar ganhando cada vez mais tração nos últimos dias, após a venda de um terreno por R$ 14 milhões...
Pessoa com óculos de metaverso e encostando em bloco

Banco Inter destaca potencial do Metaverso com criptomoedas

O Banco Inter publicou um novo relatório no qual destaca o potencial do Metaverso com as criptomoedas. Este é apenas mais um relatório publicado...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias