CEO da Binance faz alerta de golpe, causa pânico e se explica: “Eu poderia ter esperado”

Logotipo da Uniswap (UNI).
Logotipo da Uniswap (UNI).

Changpeng Zhao publicava um tuíte às pressas na noite desta segunda-feira (11). Nele, o fundador da Binance apontava que sua equipe de inteligência havia detectado um potencial exploit na Uniswap, maior nome do setor de DeFi.

Naquele momento haviam poucas informações, apenas que cerca de 4.295 ETH (R$ 25 milhões) já estavam nas mãos dos hackers, que usavam o Tornado Cash para quebrar o rastro das transações.

Contudo, o ataque era bem menor do que Zhao imaginava e não colocava os bilhões de reais da Uniswap em risco. Tratava-se apenas de um ataque de phishing, em que poucos foram afetados, o que rendeu explicações por CZ.

Changpeng Zhao poderia ter evitado pânico

Embora o mercado já esteja acostumado com FUD, ou seja, rumores que causam pânico, desta vez foi o CEO da maior exchange de criptomoedas quem promoveu o caos com poucas informações em mãos.

Em sua defesa, Zhao contou que preferiu causar pânico do que arriscar que investidores pudessem perder bilhões, caso as ameaças fossem reais.

“Poderia ter esperado até obter o contato Uniswap. Teria evitado qualquer pânico público,” escreve Changpeng Zhao, fundador da Binance no Twitter. “Mas se isso fosse uma ameaça real, milhões ou bilhões [de dólares] seriam perdidos durante esse tempo.”

Zhao acabava de sair de um jantar de gala e faltavam 15 minutos para a 1 da manhã onde estava. Após receber uma mensagem da equipe de inteligência da Binance sobre um roubo, tentou falar com Vitalik Buterin para conseguir o contato da Uniswap, resolveu não esperar muito por uma resposta, resultando no tuíte abaixo.

“Nossa equipe de inteligência detectou um potencial exploit na Uniswap V3 na blockchain do Ethereum. O hacker roubou 4295 ETH até agora, e eles estão sendo lavados através do Tornado Cash. Alguém pode notificar a @Uniswap? Podemos ajudar. Obrigado.”

Tuíte de Changpeng Zhao sobre potêncial falha na Uniswap.

Entretanto, tratava-se de um falso airdrop de uma moeda da Uniswap e o ataque de phishing afetou poucas pessoas. Ou seja, não havia falhas de segurança no maior protocolo de DeFi do setor.

“Minha imagem pode ser prejudicada, mas melhor do que mais pessoas perdendo dinheiro.”

Fundador da Binance não tinha o contato da Uniswap

Embora a Binance trabalhe com a Uniswap (UNI) há muito tempo, Changpeng Zhao afirmou que não possuía o contato da equipe no momento. Afinal, o token foi listado pelos próprios méritos do projeto.

“Um dos poucos tokens que listamos sem exigir informações de contato direto da equipe do projeto. Este é o momento em que teria sido útil,” comenta Changpeng Zhao. “Nunca precisei falar com eles. Descentralizado. É um projeto forte com muitos usuários e um avô para o DeFi, então o listamos.”

Por fim, embora tenha causado pânico, Zhao pode ter ajudado outras pessoas a não caírem neste falso airdrop. Portanto, pode ter salvado a noite de alguns investidores desatentos, o que ajudou a livrar sua barra.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Henrique Kalashnikov
Formado em desenvolvimento web há mais de 20 anos, Henrique Kalashnikov encontrou-se com o Bitcoin em 2016 e desde então está desvendando seus pormenores. Tradutor de mais de 100 documentos sobre criptomoedas alternativas, também já teve uma pequena fazenda de mineração com mais de 50 placas de vídeo. Atualmente segue acompanhando as tendências do setor, usando seu conhecimento para entregar bons conteúdos aos leitores do Livecoins.

Últimas notícias