CEO do Twitter começa rodar nó de Bitcoin e homenageia Hal Finney

Com uma rede descentralizada, Bitcoin precisa de cada vez mais nodes para se manter seguro.

Siga no
Rede do Bitcoin
Rede do Bitcoin

A história do Bitcoin ganhou mais um episódio interessante nesta sexta-feira (5). Isso porque, o CEO do Twitter, Jack Dorsey, mostrou aos seus seguidores um node de Bitcoin configurado.

Ao apresentar o seu node, Jack relembrou uma célebre frase da comunidade: “Running Bitcoin“. A frase foi dita por Hal Finney em 11 de janeiro de 2009, sendo o primeiro registro no Twitter sobre o Bitcoin.

Hal Finney, que foi o primeiro homem a receber Bitcoin em 2009, ajudou a desenvolver a moeda digital. Ele foi um dos programadores que ajudou Satoshi Nakamoto nos primeiros dias de criação do Bitcoin.

Após alguns anos, acometido por uma doença degenerativa, Hal Finney veio a falecer em 2014. Muitos ainda acreditam que ele pode ter sido o próprio Satoshi Nakamoto, identidade que representa o criador do Bitcoin.

CEO do Twitter está rodando node de Bitcoin, importante medida para garantir a segurança da moeda

O funcionamento da rede do Bitcoin é algo simples, mas também complexo. Isso porque, não há no mundo nenhuma empresa ou governo que responda pela tecnologia. Ou seja, o Bitcoin é a primeira moeda descentralizada do mundo.

Quem organiza e ajuda o seu funcionamento então é a sua comunidade, que tem o interesse em manter vivo seu funcionamento. Uma das partes responsáveis pelo Bitcoin são os mineradores, que validam transações e garantem a segurança da rede.

Outra parte fundamental para o funcionamento do Bitcoin são os nodes. Estes são os responsáveis por auditar e armazenar todas as transações da história do Bitcoin até hoje.

Arquivando a blockchain do Bitcoin, com o registro de um node, também está o CEO do Twitter, Jack Dorsey. Em uma postagem em sua rede social, Jack mostrou seu node em funcionamento e homenageou Hal Finney.

CEO do Twitter roda node de Bitcoin
CEO do Twitter roda node de Bitcoin e faz homenagem a Hal Finney – Reprodução/Twitter

Jack que é um fã declarado de Bitcoin, mantém há algum tempo a hashtag da moeda em destaque no seu perfil. Além disso, no final de dezembro, a Square, outra de suas empresas, comprou Bitcoin como reserva de valor.

Com o node de Bitcoin configurado então, Jack mostra como é ser parte da comunidade Bitcoin, mesmo nos fundamentos mais básicos da moeda.

Quantos nodes de Bitcoin existem hoje?

Com a chegada do CEO do Twitter, o Bitcoin tem hoje 7.562 nodes criados, no mundo todo. O país que mais tem nodes hoje é a Alemanha, com 1.702 servidores de Bitcoin já criados.

Superado pela Alemanha, os Estados Unidos seguem na segunda posição em número de nodes. No país, já foram criados 1.589 nodes hoje, de acordo com informações do site Coindance.

No Brasil, por exemplo, apenas 36 nodes de Bitcoin estão em funcionamento, segundo informações do site que acompanha a métrica em tempo real. Desse modo, o país ocupa a posição 28 do ranking de países com número de nodes configurados.

Com a quantidade de nodes existentes hoje, o Bitcoin é uma das redes mais seguras e descentralizadas do mundo. Ao rodar um próprio node, um fã do Bitcoin mantém o registro das transações da blockchain e ajuda a rede a se manter segura.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Investidor em pânico com queda do Bitcoin pergunta se outros são robôs: “Estão muito...

Nos últimos meses a situação do Bitcoin não tem sido das melhores (comparado com os últimos meses), nesse período de baixa não é incomum...
Bandeira do Brasil e de Israel com pilhas de Bitcoin

Israelense alvo da PF no Brasil pega 8 anos de prisão por lavagem de...

Um israelense que morava no Brasil e foi alvo da Polícia Federal (PF), foi condenado a oito anos de prisão. As investigações contra Tal...

Suspeita de pirâmide, empresa bloqueia saques e culpa Binance

Uma possível pirâmide financeira suspendeu os pagamentos dos clientes e colocou a culpa na Binance, por ter supostamente bloqueado valores da plataforma. Quando uma...
.

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias