CGU marca evento sobre blockchain com presença da OCDE

Semana de Dados BR é o maior evento do ano para discutir como o Brasil tem adotado políticas públicas digitais.

Um evento promovido pela Controladoria-Geral da União (CGU), com participação da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), deverá apresentar a tecnologia blockchain em uso no Brasil para o mundo.

Além disso, outras inovações que caminham para tornar o Brasil um país mais eficiente devem aparecer no evento. Inteligência artificial, por exemplo, é um dos temas de destaque na edição 2023 da Semana Dados BR.

Com opção de participação presencial em Brasília, ou virtual para todo o mundo, o evento reunirá especialistas, gestores públicos e importantes atores dos cenários nacional e internacional para debater sobre as novas perspectivas nas áreas de governança, gestão e abertura de dados.

Nos últimos anos, vale lembrar, o Governo do Brasil traçou uma ampla estratégia de digitalização de serviços. Com o evento, será uma oportunidade de apresentar o que está criado, e o que pode surgir nos próximos anos.

Tecnologia blockchain e IA surgem em evento da CGU com participação da OCDE

Desde 2022, quando o Brasil recebeu convite para integrar os quadros da OCDE, muitas estratégias surgiram para ampliar as relações econômicas do país com o mundo. Certamente, apresentar as inovações do país ajudam a mostrar avanços na economia local.

Com isso, a Semana Dados BR, organizada em parceria com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), com o apoio do Serpro e da Dataprev, será um espaço de troca de experiências sobre perspectivas, tendências e boas práticas no mundo.

Os destaques temáticos sobre o universo dos dados incluirão os setores público e privado, blockchain, colaboração com dados, cultura data-driven, infraestrutura digital, inteligência artificial, privacidade e proteção, qualidade dos dados, web semântica, entre outros.

O evento será voltado a gestores públicos, representantes do setor privado, membros da sociedade civil organizada e da academia, bem como demais interessados que atuam nas temáticas. As inscrições são gratuitas via formulário disponível no site da CGU.

Semana Dados BR, promovido pela CGU com participação da OCDE
Semana Dados BR, promovido pela CGU com participação da OCDE/Divulgação.

Destaques do evento presencial em Brasília

A parte presencial do evento, em 26 de setembro, concentrará atividades no auditório do Instituto Serzedello Corrêa (ISC/TCU) em Brasília (DF). A programação inclui a solenidade de abertura, às 9 horas, com presença dos ministros Vinicius Carvalho (CGU), Esther Dweck (MGI) e Aroldo Cedraz (TCU). Outras cinco plenárias serão distribuídas nos períodos da manhã e da tarde.

Com foco em debater as experiências e tendências internacionais, a palestra inaugural “Horizontes em Compartilhamento de Dados” abordará as diretrizes da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), apresentadas por Barbara Ubaldi e com participação da secretária de Integridade Pública da CGU, Izabela Moreira.

Outro destaque será a participação do professor Richard Y. Wang, do Massachusetts Institute of Technology (MIT), na mesa “Executivo de Dados e Afins: Desafios do Engajamento na Governança de Dados”. A estratégia do Governo da Dinamarca será detalhada pelo conselheiro-chefe da Agência Dinamarquesa de Fornecimento de Dados e Infraestrutura (SFDI), Peter Knudsen.

O evento ainda reserva debates sobre o cenário nacional, a exemplo da mesa “Horizontes em Governança e Abertura de Dados no Brasil“, com representantes da CGU, do MGI e do TCU. A plenária de encerramento abordará a relação entre a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) e a abertura de dados governamentais, em mesa representada pela Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) e Data Privacy Brasil.

Já na programação online, um total de 16 atividades serão realizadas na modalidade, entre palestras e mesas de debate, transmitidas pelo canal da CGU no YouTube, com retransmissão pelos canais do MGI e NIC.br. Cada atividade terá duração de cerca de uma hora, com espaço para interação dos participantes e perguntas por meio do chat.

$100 de bônus de boas-vindas. Crie sua conta na maior corretora para traders de criptomoedas e ganhe. Acesse Bybit.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias

Últimas notícias