Fundador da Cardano diz que Bitcoin é “cego, surdo e estúpido”

Além de criticar o Bitcoin, o CEO do Cardano também criticou o Ethereum, que é, de certa forma, o principal concorrente da blockchain Cardano.

Siga no
Charles Hoskinson, fundador da Cardano.
Charles Hoskinson, fundador da Cardano.

O fundador da Cardano, Charles Hoskinson, que nem sempre tem boas opiniões sobre o Bitcoin, voltou a atacar a maior criptomoeda do mundo, chamando o ativo digital de “Cego, surdo e estúpido”. Apesar do ataque, Hoskinson demonstrou estar interessado na melhoria do setor com moedas “melhores”, claro, promovendo sua própria moeda no meio do caminho.

Durante uma entrevista ao site austríaco Futurezone, Hoskinson, que também é um dos criadores do Ethereum, falou sobre suas visões do mercado, principalmente em relação ao futuro das criptomoedas. Em um determinado momento foi perguntado a ele por que as pessoas deveriam apostar em moedas alternativas (altcoins), quando o Bitcoin já é uma solução tão estabelecida.

Para ele, o Bitcoin é uma moeda incapaz de acompanhar o que o mercado precisa no futuro, já que, em suas palavras, a moeda é muito lenta, não podendo nem ser utilizada como uma forma de pagamento, tal como foi desenhada para ser.

“O Bitcoin é cego, surdo e estúpido. É a criptomoeda menos desenvolvida, mais lenta e incapaz de trazer vantagens que estão no criptomercado. Não é nem mesmo útil como um meio de pagamento. Ninguém acorda de manhã e pensa ‘hoje vou pagar meu café com Bitcoin’.”

Apesar da crítica, Hoskinson não acha que a moeda é completamente inútil, exaltando o Bitcoin como uma forma de reserva de valor igualável ao ouro.

“Ele [O Bitcoin] pode substituir o ouro como uma forma de reserva de valor – ele é muito bom para isso.”

Ethereum apostou em “areia movediça”

Além de criticar o Bitcoin, o CEO do Cardano também criticou o Ethereum, que é, de certa forma, o principal concorrente da blockchain Cardano.

Segundo ele, o Ethereum acabou apostando em um modelo de areia movediça, que será incapaz de conseguir lidar com a transação para a versão 2.0.

De acordo com ele, a rede de desenvolvedores Ethereum falha constantemente tendo que criar protótipos atrás de protótipos, sempre adiando a implementação da versão 2.0.

“Apesar do ecossistema de bilhões de dólares, de muitos mais desenvolvedores e do efeito de rede, o Ethereum 2.0 continua sendo adiado continuamente. Eles não fizeram o dever de casa e apostaram na areia movediça.”

Vale ressaltar aqui que o Cardano nasceu com a proposta de ser o “Matador de Ethereum”, por isso Hoskinson é tão crítico da segunda maior criptomoeda do mundo, afinal, é sua maior concorrente.

“Todo o ecossistema do Ethereum não é sustentável. DeFi e NFT são inúteis.”

O fundador do Cardano foi além e afirmou que “Se o cardano fracassar, todo o criptomercado vai fracassar, porque nós estamos fazendo tudo certo.”, disse ele.

Ainda de acordo com a entrevista, ele acha que a Cardano tem tudo que os bancos possam precisar no futuro, tornando a moeda uma solução para o sertor financeiro.

Mas o problema é que a Cardano, mesmo sendo chamada de ‘Matadora de Ethereum’, não conseguiu apresentar resultados muito expressivos nos últimos anos, nem mesmo tendo uma alta adoção entre desenvolvedores.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Matheus Henrique
Fã do Bitcoin e defensor de um futuro descentralizado. Cursou Ciência da Computação, formado em Técnico de Computação e nunca deixou de acompanhar as novas tecnologias disponíveis no mercado. Interessado no Bitcoin, na blockchain e nos avanços da descentralização e seus casos de uso.

Homem perde R$ 77 milhões após cair em golpe com criptomoeda

uanto mais o criptomercado cresce, mais cresce o número de golpes ligados ao setor. Um lugar onde os crimes estão aumentando consideravelmente é Hong...
Pessoa presa e segurando Bitcoin criptomoeda

Seis vereadores no Rio são presos por corrupção envolvendo criptomoedas

Nesta quinta-feira (5), seis vereadores do município de Carmo (RJ) foram presos em um esquema de corrupção e propina envolvendo até criptomoedas. A terceira...
Programação de Bitcoin código

Curso para programadores de Bitcoin ensina Taproot com Python

Um curso para programadores de Bitcoin que querem aprender mais sobre o Taproot e assinaturas Schnorr foi disponibilizado no GitHub, com classes e métodos...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias