Inteligência Artificial de Elon Musk ameaça Google e faz criptomoeda disparar

Projetos que querem criar soluções com IA e blockchain sofreram impactos positivos em seus preços.

No final de novembro, a empresa OpenAI lançou a ferramenta ChatGPT, um chatbot treinado com uma enorme quantidade de dados, que permite a geração de textos estranhamente humanos em resposta a um determinado prompt.

A chegada do ChatGPT colocou em dúvida o futuro do Google como uma ferramenta de se obter respostas na internet e impactou até mesmo as criptomoedas focadas em produtos de inteligência artificial.

Várias criptos criadas há alguns anos viram grandes valorizações, embora não tenham nenhuma ligação com a empresa co-fundada por Elon Musk.

Chegada do ChatGPT impacta positivamente o preço das criptomoedas de inteligência artificial

Enquanto o mundo brinca e faz testes com a solução ChatGPT, investidores de criptomoedas levaram a sério a chegada da novidade promissora para a inteligência artificial.

Isso porque, alguns projetos que pretendem utilizar a tecnologia blockchain com IA passaram por alta.

De acordo com um estudo do CoinGecko, houve valorizações de até 77% no preço de criptomoedas do setor, como é o caso da DeepBrain Chain (DBC).

Outra moeda digital que busca utilizar inteligência artificial é a Numeraire, que também operou em alta de 54% em relação ao Dólar. Projetos como Fetch.ai e SingularityNET também valorizaram, com ganhos de 10% e 7%, respectivamente.

Apesar de quatro criptomoedas de inteligência artificial sentirem impactos positivos, o projeto Alethea desvalorizou 3%. Ou seja, nem todas as moedas passaram por alta, embora a maioria tenha visto valorização.

As altas nas criptomoedas apuradas são do dia 30 de novembro até o dia 6 de dezembro de 2022.

Chegada do ChatGPT, da empresa OpenAI, impactou positivamente o preço das criptomoedas de inteligência artificial
Chegada do ChatGPT, da empresa OpenAI, impactou positivamente o preço das criptomoedas de inteligência artificial. Crédito: CoinGecko.

Projeto que despertou a atenção do mercado cripto mundial

O estudo realizado pelo CoinGecko, um dos maiores portais do mercado de criptomoedas, mostra que investidores do setor gostaram do ChatGPT.

Muitos deles pediram para que a solução criasse códigos de corretoras de criptomoedas, contratos inteligentes e outros recursos para o setor.

Um dos mais ousados foi o investidor que perguntou como destruir as criptomoedas, recebendo uma resposta no mínimo curiosa da inteligência artificial.

Além dos impactos diretos em criptos de AI, uma criptomoeda errada valorizou por conta de ligações com o CEO da OpenAI, que tem um projeto com nome semelhante ao de uma moeda antiga no mercado.

Assim, antes de investir em um projeto de inteligência artificial com criptomoedas, é importante que investidores tenham atenção quanto aos riscos do mercado de altcoins.

O setor de inteligência artificial (IA) é um dos que mais movimenta investimentos por empresas e governos pelo mundo. Em um evento recente em Brasília, o Mesa Digital, o tema foi uma das discussões além do Projeto de Lei das criptomoedas.

Com a participação de Eliana Emediato, do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, ela declarou que 2022 foi o ano em que o Governo do Brasil mais investiu em iniciativas de IA na história.

Google ameaçado?

O ChatGPT invadiu a Internet esta semana, criando poemas, roteiros de filmes e respostas para perguntas que o Google não sabe responder.

Embora a tecnologia já exista há alguns anos, esta é a primeira vez que ela é usada em massa para geração de conteúdo pré-treinado (GPT3), levando a uma corrida para responder questões complexas.

Além dos casos mais comuns, como obter receitas, algumas pessoas estão encontrando usos mais práticos, como programadores que o estão usando a AI para rascunhar códigos.

O Google funciona rastreando infinitas páginas na internet, indexando o conteúdo e classificando-os na ordem das respostas mais relevantes. Em seguida, ele exibe uma lista de páginas, mas antes, vários anúncios e notícias.

O ChatGPT, no entanto, oferece algo mais tentador: uma resposta objetiva ao que está sendo procurado. A ferramenta foi treinada com dados de milhões de sites e responde com um compilado do que é útil ao usuário.

Na linguagem dos programadores, essa é uma experiência “sem atrito”, uma espécie de santo graal quando os usuários preferem serviços rápidos e fáceis de usar.

Isso pode ser um problema para o Google, já que o ChatGPT fornece respostas únicas e imediatas que não precisam de verificação adicional de outros sites.

Apesar disso, o Google tem o LaMDA, sua própria versão de respostas resumidas para algumas consultas, que é tão bom que um dos engenheiros da empresa achou que o sistema era senciente.

O Google é uma das maiores empresas de tecnologia o mundo e, como tal, deve se movimentar para se defender da ameaça de perder o domínio das buscas na Web.

O vencedor dessa batalha, no entanto, ainda não está definido, mas os usuários saem ganhando, já que terão mais opções para procurar informações.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na maior corretora de criptomoedas do mundo e ganhe até 100 USDT em cashback. Acesse Binance.com

Siga o Livecoins no Google News.

Curta no Facebook, TwitterInstagram.

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias

Últimas notícias