China quer moeda digital antes que outros países

China já está em testes avançados com a nova moeda, fato tem assustado autoridades de outros países.

Siga no
China e Bitcoin
China Bitcoin

De acordo com uma autoridade do Japão, a China quer ser o primeiro país a ter uma moeda digital emitida por Banco Central. No Brasil, a previsão é que apenas em 2022 algo possa chegar para a população.

Nas últimas semanas a China tem chamado atenção do mundo com seu ambicioso projeto. Ao criar sua própria moeda, o Yuan Digital, o país coloca pressão sobre os EUA, principalmente após os recentes casos de disputa comercial.

Desse modo, os testes da nova moeda digital já teriam começado em algumas empresas. Além disso, a China é um dos paíse pró-blockchain, registrando a maior parte das patentes do setor no mundo.

É esperado que nos próximos meses a China apresente uma versão de sua moeda, sendo pioneira.

Autoridade do Japão citou que a China quer a criação de sua moeda digital antes que outros países

Considerada a segunda maior potência econômica do mundo hoje, a China busca o pioneirismo em um setor. Desde 2014, segundo informações públicas, a China já estaria desenvolvendo uma moeda totalmente eletrônica.

Com avanços no setor, o Yuan Digital nasce para concorrer principalmente com o Dólar. Além disso, poderia ajudar a China a negociar com aliados, inclusive evadindo de sanções impostas pelos EUA.

Outra moeda que pode sofrer com a concorrência é o Bitcoin, a maior moeda digital do mundo hoje. Mesmo assim, para uma autoridade japonesa, a criação da moeda digital da China é imininente.

De acordo com a Reuters, Kenji Okamura, chefe de assuntos financeiros internacionais do Japão, está preocupado. Para ele, os avanços da China rumo a moeda digital devem ser acompanhados de perto.

A fala teria acontecido durante a reunião de sete bancos centrais, que discutem o lançamento de moedas digitais. Desde a ascensão do Bitcoin os BCs procuram lançar suas próprias moedas chamadas de CBDC.

Com isso, Kenji declarou que a China faz de tudo para ser o primeiro banco central a conseguir a façanha. Vários bancos chineses, inclusive, já testam a nova tecnologia.

Preocupações de que moeda chinesa se torne mundial

Moedas digitais, como o Bitcoin, por exemplo, funcionam com a infraestrutura da internet. Ou seja, não há barreiras físicas para acesso ao dinheiro, que pode ser gasto de qualquer local do mundo.

Com o lançamento da moeda chinesa, especialistas em finanças da Ásia já falam em novo padrão mundial. Atualmente o status de moeda mundial pertence ao dólar, mas o Yuan pretende fazer frente.

De acordo com o Coin News Asia, os testes seguem crescendo com a moeda digital. No entanto, ainda são feitas transações apenas em ambientes fechados, por medo de abrir a moeda ao público.

Os especialistas chineses acreditam que ainda é cedo abrir o Yuan Digital ao público, pois qualquer erro poderia levar a graves consequências. Mesmo assim, a moeda digital da China, que era esperada para 2019, deve chegar nos próximos meses.

O Banco Central do Brasil afirmou que a moeda digital chega em meados de 2022. Ou seja, o lançamento chinês provavelmente será o pioneiro entre bancos centrais, que tentam ofuscar o Bitcoin, moeda descentralizada.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Leia mais sobre:
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Polícia descobre mineração ilegal de Bitcoin dentro do próprio quartel

A polícia de diversos países continua de olho nas atividades ilegais de mineração que utilizam energia roubada para obter lucros com criptomoedas. Um caso...
Criptomoeda Ethereum mãe do DeFi

Ethereum será atualizado no dia 4 de agosto e se tornará deflácionário

Nos últimos dias os participantes de grupos de criptomoedas têm perguntado se a atualização de uma certa criptomoeda fará a alta do Bitcoin ser...
Mão segurando Bitcoin e bandeira da Malásia

“Clientes da Binance devem sacar fundos imediatamente”, diz CVM da Malásia

A CVM da Malásia afirma que os investidores de criptomoedas devem sacar seus fundos imediatamente da Binance, que receberá medidas coercitivas em breve. A nova...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias