China quer moeda digital antes que outros países

China já está em testes avançados com a nova moeda, fato tem assustado autoridades de outros países.

Siga no
China e Bitcoin
China Bitcoin

De acordo com uma autoridade do Japão, a China quer ser o primeiro país a ter uma moeda digital emitida por Banco Central. No Brasil, a previsão é que apenas em 2022 algo possa chegar para a população.

Nas últimas semanas a China tem chamado atenção do mundo com seu ambicioso projeto. Ao criar sua própria moeda, o Yuan Digital, o país coloca pressão sobre os EUA, principalmente após os recentes casos de disputa comercial.

Desse modo, os testes da nova moeda digital já teriam começado em algumas empresas. Além disso, a China é um dos paíse pró-blockchain, registrando a maior parte das patentes do setor no mundo.

É esperado que nos próximos meses a China apresente uma versão de sua moeda, sendo pioneira.

Autoridade do Japão citou que a China quer a criação de sua moeda digital antes que outros países

Considerada a segunda maior potência econômica do mundo hoje, a China busca o pioneirismo em um setor. Desde 2014, segundo informações públicas, a China já estaria desenvolvendo uma moeda totalmente eletrônica.

Com avanços no setor, o Yuan Digital nasce para concorrer principalmente com o Dólar. Além disso, poderia ajudar a China a negociar com aliados, inclusive evadindo de sanções impostas pelos EUA.

Outra moeda que pode sofrer com a concorrência é o Bitcoin, a maior moeda digital do mundo hoje. Mesmo assim, para uma autoridade japonesa, a criação da moeda digital da China é imininente.

De acordo com a Reuters, Kenji Okamura, chefe de assuntos financeiros internacionais do Japão, está preocupado. Para ele, os avanços da China rumo a moeda digital devem ser acompanhados de perto.

A fala teria acontecido durante a reunião de sete bancos centrais, que discutem o lançamento de moedas digitais. Desde a ascensão do Bitcoin os BCs procuram lançar suas próprias moedas chamadas de CBDC.

Com isso, Kenji declarou que a China faz de tudo para ser o primeiro banco central a conseguir a façanha. Vários bancos chineses, inclusive, já testam a nova tecnologia.

Preocupações de que moeda chinesa se torne mundial

Moedas digitais, como o Bitcoin, por exemplo, funcionam com a infraestrutura da internet. Ou seja, não há barreiras físicas para acesso ao dinheiro, que pode ser gasto de qualquer local do mundo.

Com o lançamento da moeda chinesa, especialistas em finanças da Ásia já falam em novo padrão mundial. Atualmente o status de moeda mundial pertence ao dólar, mas o Yuan pretende fazer frente.

De acordo com o Coin News Asia, os testes seguem crescendo com a moeda digital. No entanto, ainda são feitas transações apenas em ambientes fechados, por medo de abrir a moeda ao público.

Os especialistas chineses acreditam que ainda é cedo abrir o Yuan Digital ao público, pois qualquer erro poderia levar a graves consequências. Mesmo assim, a moeda digital da China, que era esperada para 2019, deve chegar nos próximos meses.

O Banco Central do Brasil afirmou que a moeda digital chega em meados de 2022. Ou seja, o lançamento chinês provavelmente será o pioneiro entre bancos centrais, que tentam ofuscar o Bitcoin, moeda descentralizada.

Leia mais sobre:
Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Craig Wright processa sites e manda remover whitepaper do Bitcoin

Craig Wright, o controverso australiano que se diz criador do Bitcoin exigiu que os sites bitcoin.org, bitcoin.com e bitcoincore.org removam o famoso whitepaper do...
Preço gráfico do Bitcoin em queda

Preço do Bitcoin em forte queda, queda de 22% desde recorde histórico

O preço do Bitcoin continua em forte movimento de queda nas corretoras pelo mundo. Com a nova tropeçada, o preço já teria registrado uma...
Criptomoeda Ethereum

CME é bom pro Ethereum? Preço vai cair em fevereiro?

18 de dezembro de 2017, lançamento do contrato futuro de Bitcoin na bolsa de Chicago, a CME. Nas palavras do estrategista global do banco...

Cotações do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias

Preço do Bitcoin em forte queda, queda de 22% desde recorde histórico

O preço do Bitcoin continua em forte movimento de queda nas corretoras pelo mundo. Com a nova tropeçada, o preço já teria registrado uma...

CME é bom pro Ethereum? Preço vai cair em fevereiro?

18 de dezembro de 2017, lançamento do contrato futuro de Bitcoin na bolsa de Chicago, a CME. Nas palavras do estrategista global do banco...

Ethereum pode repetir trajetória do Bitcoin e atingir US $ 20 mil, de acordo com a Lei de Metcalfe

Analistas têm estudado a correlação do preço do Bitcoin e do Ethereum e sugerem que se a Lei de Metcalfe for seguida, há uma...

Após afirmar que “clientes não têm interesse em Bitcoin”, BlackRock pode comprar Bitcoin

A BlackRock, gigante da indústria financeira e gestora de fundos com valor de mercado na casa dos trilhões, registrou alguns pedidos na SEC (Comissão...

Bitcoin e criptomoedas não são tão usados por criminosos como dizem os políticos

Em uma audiência para o Comitê de Finanças do Senado, Janet Yellen, a indicada do presidente eleito Joe Biden para assumir a secretaria do...