Cinco dicas para declarar criptomoedas IRPF 2023

Ter um registro preciso de todas as suas transações de criptoativos é crucial para uma declaração correta. Isso inclui compras, vendas, doações, trocas e recebimentos por mineração.

O Capitual convidou Ana Paula Rabello, contadora especializada em Tributação de Criptoativos e autora no Declarando Bitcoin, para orientar como declarar os criptoativos no Imposto de Renda Pessoa Física 2023.

Além das dicas abaixo, Ana Paula Rabello vai tirar dúvidas em live no dia 29/05, segunda-feira, 16h, no canal do Capitual no Instagram.

Veja as recomendações

A Receita Federal do Brasil tem acompanhado atentamente a evolução das criptomoedas. A declaração de criptoativos se tornou obrigatória e não fazer isso pode levar a multas e muita dor de cabeça. Se você ainda não declarou seus criptoativos, aqui estão cinco dicas importantes.

Faça uso da Declaração Pré-Preenchida para não cometer erros básicos:

Baixe o programa IRPF2023 diretamente do site da Receita Federal, disponível em https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/centrais-de-conteudo/download/pgd/dirpf.

Após a instalação do programa, utilize a opção de “Iniciar Declaração a partir da Pré-Preenchida”, disponível para Contas Gov.BR nível ouro e prata.

Organize seus registros:

Ter um registro preciso de todas as suas transações de criptoativos é crucial para uma declaração correta. Isso inclui compras, vendas, doações, trocas e recebimentos por mineração.

Você precisa desses registros para calcular seu ganho ou perda de capital. Além disso, ter registros bem-organizados pode ser útil caso a Receita Federal peça mais informações ou decida auditar sua declaração.

Acesse as informações de suas corretoras:

Para declarar suas operações com criptoativos, é importante ter acesso às informações de suas corretoras ou exchanges.

Isso inclui o saldo de suas contas em criptomoedas, as taxas pagas para realizar as operações, bem como os relatórios de negociações realizadas. Lembre-se que esse ano a Receita Federal vai trazer os saldos quantitativos informados pelas corretoras nacionais em 31.12.2022. Aqui preste a atenção a importância de utilizar uma corretora que te forneça extratos legíveis.

Atenção ao preencher na Declaração os seguintes itens:

  • Preencha o Gcap2022 nos meses em que a soma das suas alienações (compras e permutas) forem superiores a R$ 35 mil no mês. Do Gcap2022 extrair o arquivo para importar lá nos seus ganhos sujeitos à tributação exclusiva/definitiva do IRPF2023;
  • Somar os rendimentos isentos todos os meses em que teve resultado positivo e cuja venda e permuta não ultrapassou R$ 35 mil no mês. Informe o resultado dessa soma em ‘rendimentos isentos e não tributáveis” referentes à venda de bens ou conjunto de bens de pequeno valor;
  • Preencher na Ficha “Bens e Direitos” o código correspondente ao ativo, discriminando a quantidade, denominação e onde está custodiado. Informar na coluna saldo em 31/12/2022 o valor correspondente ao saldo baseado no custo de aquisição do ativo.

 Da Retificação das informações:

Se identificado equívoco ou omissão nas declarações anteriores, você pode corrigir através da retificação. É possível retificar os últimos 5 anos da Declaração de Imposto de Renda.

Se na Declaração Pré Preenchida veio alguma informação equivocada referente aos saldos em corretoras nacionais, retifique essa informação antes de entregar. Entre em contato com a sua corretora para solicitar providências.

Essas são algumas dicas importantes ao declarar seus criptoativos no imposto de renda. No entanto, é importante lembrar que muitas operações não têm regras e normas claras.

Por isso, é recomendável consultar um especialista em impostos para garantir que suas declarações estejam corretas, com impostos condizentes com a sua situação patrimonial. LEMBRE-SE QUE EQUIVOCOS PODEM LEVÁ-LO A PAGAR IMPOSTOS E MULTAS INDEVIDOS.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de criptomoedas do mercado ganhe até 100 USDT em cashback. Cadastre-se

Siga o Livecoins no Google News.

Curta no Facebook, TwitterInstagram.

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

Leia mais sobre:
Vinicius Golveia
Vinicius Golveia
Formado em sistema da informação pela PUC-RJ e Pós-graduado em Jornalismo Digital. Conhece o Bitcoin desde 2014, atuando como desenvolvedor de blockchain em diversas empresas. Atualmente escreve para o Livecoins sobre assuntos de criptomoedas. Gosta de cultura POP / Geek. Se não estiver escrevendo notícias relevantes, provavelmente está assistindo alguma série.

Últimas notícias

Últimas notícias