Clonagem de chip de celular resulta em roubo de milhões em criptomoedas

O caso de Seth Shapiro não é o primeiro

Siga no

Um homem da Califórnia, que tinha investido todas as suas economias em criptomoedas  foi vítima de um ataque milionário. Seth Shapiro, que vendeu a casa para investir em Bitcoin e EThereum teve seu chip de celular clonado em um ataque hacker.

Como resultado, a vítima perdeu cerca de 1.8 milhão dólares em ativos digitais. O caso afeta diretamente a AT&T, a operadora que Seth usava, que pode ter sido conivente quando o celular dele foi hackeado para fazer a transação.

Mais detalhes sobre esse caso

De acordo com Seth, hackers conseguiram acesso a seu endereço de e-mail após a clonagem do crip de telefone, onde fizeram o desvio de milhões de dólares em criptomoedas. A vítima acusa a AT&T de não ter feito nada para impedir que isto acontecesse, e que vai levar a empresa na justiça, insinuando que essa perda foi culpa da empresa. A companhia de telefonia nega a acusação.

O roubo aconteceu por meio do chip de celular. A quantia desviada é tanto dos investimentos feitos por Seth em criptomoedas quanto de outros que ele realizou em pequenos negócios. Ele afirma que depois de ter sofrido esse ataque, não tem mais dinheiro para comprar uma nova casa para sua família, de forma que vive em um constante estado de ansiedade.

Um risco para os investimentos

O caso de Seth Shapiro não é o primeiro, e mostra a fragilidade de certos mecanismos relativos a investimentos no mercado de criptomoedas. Assim sendo para todas as pessoas que querem realizar esse tipo de ação, é preciso avaliar os riscos antecipadamente.

Independentemente das sugestões e propagandas que certas empresas fazem, há fatores que podem prejudicar os investidores.

No caso da AT&T, a empresa já possuí um histórico pouco favorável. Em agosto, foi descoberto que um grupo de seus funcionários estavam instalando malwares em celulares de clientes, de forma que para remove-los faziam chantagem. Somado ao fato de que a companhia passou a aceitar pagamentos em criptomoedas neste ano, isso reforça a tese de que ela foi conivente com o ataque que vitimou Seth Shapiro.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Leia mais sobre:
Jeferson Scholz
Jeferson Scholz
Jornalista. Escrevi dois artigos acadêmicos publicados no congresso de comunicação INTERCOM, e fui diretor do documentário universitário "Planeta dos Desmortos - O Mito Zumbi".
Departamento de Tesouro dos Estados Unidos

Departamento do Tesouro dos EUA quer ferramenta para rastrear Bitcoin

A agência dos Estados Unidos responsável pela implementação de sanções contra empresas, parte do Departamento do Tesouro, quer uma ferramenta capaz de rastrear o...
Polícia investiga negócio de criptomoedas no ES

Corretora cripto é alvo de operação policial por fraude bilionária

A polícia da Coreia do Sul realizou uma operação em diversos escritórios de uma corretora de criptomoedas após a empresa ter sido acusada de ser...
Criptomoeda Ethereum mãe do DeFi

Banco Central dos EUA elogia Ethereum e inovação com DeFi

O Banco Central dos Estados Unidos de St. Louis publicou um artigo elogiando as inovações da plataforma Ethereum. Ao criar aplicações bancárias com tokens,...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias