Co-fundador do NiceHash é preso por roubo

Siga no
Fabricação de Matryoshka com Bitcoin na Rússia
Fabricação de Matryoshka com Bitcoin na Rússia

Matjaz Skorjanc, o co-fundador do NiceHash, uma plataforma de compra e venda de poder computacional de mineração, foi preso na Alemanha por acusações americanas de um roubo equivalente a 4 milhões de reais.

As autoridades americanas já estavam em busca de Matjaz Skorjanc há cerca de 5 anos por administrar um fórum de crimes cibernéticos, o Darkode. Isto nos leva de volta a 2013 e a criação da maior botnet, Mariposa. A botnet Mariposa foi descoberta em dezembro de 2008 e tudo levava a crer que ela estava relacionado a golpes cibernéticos. A botnet era composta por cerca de 12,7 milhões de computadores ao redor do mundo, com 2 anos de duração, fazendo com que a Mariposa se tornasse a maior botnet já conhecida.

Um site de notícias esloveno, 24UR.com afirma que os EUA liberaram um mandado global para a prisão de Skorjanc em 2011. Ele pode enfrentar até 50 anos de prisão caso condenado, de acordo com as leis dos EUA. Sua prisão ocorre cerca de 5 meses depois da polícia espanhola acabar com o enorme golpe cibernético, prendendo 3 dos supostos líderes que operavam a botnet Mariposa que roubava cartões de crédito e credenciais bancárias.

De acordo com Brian Curbs, o darkode foi uma das mais graves ameaças que o Departamento de Justiça dos Estados Unidos e outros 20 países já haviam dissolvido. Já o NiceHash, que permite que os usuários comprem e vendam poder computacional de mineração, foi invadido em 2017 e sofreu um rombo equivalente a cerca de 300 milhões de reais na época. Marko Koleb, co-fundador da empresa afirmou que “o ataque foi incrivelmente cordenado e altamente sofisticado”.

O site 24UR.com relata que Skorjanc passou cinco anos em uma prisão na Eslovênia por sua participação na Mariposa. A botnet havia coletado informações pessoais e causado danos calculáveis em 16 milhões de reais.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Leia mais sobre:
Avatar
sabotag3x
Top 100 poster @ bitcointalk, altcoin maximalist, interessado em mineração, trading, detalhes técnicos e econômicos. Do zero ao milhão em 6 meses com a Iconic Services. Nunca comprei 1 bitcoin, nem mesmo 1 satoshi, e não pretendo comprar.
Ethereum no pano

Ethereum ultrapassa Netflix, Coca-Cola e L’Oreal em valor de mercado

Na manhã deste sábado (10), o Ethereum, segunda maior criptomoeda do mundo em termos de capitalização de mercado, estabeleceu um novo recorde de preço,...
Bandeira da Rússia amassada

Banco central russo deve lançar moeda digital em 2023

Funcionários do Banco Central da Rússia revelaram que estão trabalhando no desenvolvimento do Rublo digital, a moeda digital do país que deve ser lançada...

As falácias do consumo de energia do Bitcoin

O tópico mais recente na indústria de criptomoedas é o consumo de energia de prova de trabalho (Proof-of-work ou PoW) do Bitcoin e se...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias