Co-fundador do NiceHash é preso por roubo

Siga no
Fabricação de Matryoshka com Bitcoin na Rússia
Fabricação de Matryoshka com Bitcoin na Rússia

Matjaz Skorjanc, o co-fundador do NiceHash, uma plataforma de compra e venda de poder computacional de mineração, foi preso na Alemanha por acusações americanas de um roubo equivalente a 4 milhões de reais.

As autoridades americanas já estavam em busca de Matjaz Skorjanc há cerca de 5 anos por administrar um fórum de crimes cibernéticos, o Darkode. Isto nos leva de volta a 2013 e a criação da maior botnet, Mariposa. A botnet Mariposa foi descoberta em dezembro de 2008 e tudo levava a crer que ela estava relacionado a golpes cibernéticos. A botnet era composta por cerca de 12,7 milhões de computadores ao redor do mundo, com 2 anos de duração, fazendo com que a Mariposa se tornasse a maior botnet já conhecida.

Um site de notícias esloveno, 24UR.com afirma que os EUA liberaram um mandado global para a prisão de Skorjanc em 2011. Ele pode enfrentar até 50 anos de prisão caso condenado, de acordo com as leis dos EUA. Sua prisão ocorre cerca de 5 meses depois da polícia espanhola acabar com o enorme golpe cibernético, prendendo 3 dos supostos líderes que operavam a botnet Mariposa que roubava cartões de crédito e credenciais bancárias.

De acordo com Brian Curbs, o darkode foi uma das mais graves ameaças que o Departamento de Justiça dos Estados Unidos e outros 20 países já haviam dissolvido. Já o NiceHash, que permite que os usuários comprem e vendam poder computacional de mineração, foi invadido em 2017 e sofreu um rombo equivalente a cerca de 300 milhões de reais na época. Marko Koleb, co-fundador da empresa afirmou que “o ataque foi incrivelmente cordenado e altamente sofisticado”.

O site 24UR.com relata que Skorjanc passou cinco anos em uma prisão na Eslovênia por sua participação na Mariposa. A botnet havia coletado informações pessoais e causado danos calculáveis em 16 milhões de reais.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Leia mais sobre:
sabotag3x
Top 100 poster @ bitcointalk, altcoin maximalist, interessado em mineração, trading, detalhes técnicos e econômicos. Do zero ao milhão em 6 meses com a Iconic Services. Nunca comprei 1 bitcoin, nem mesmo 1 satoshi, e não pretendo comprar.
Youtuber Felipe Neto

Criptomoeda com “potencial imenso” que Felipe Neto investiu derrete 53%

Uma criptomoeda que o youtuber Felipe Neto investiu derreteu 53% e chamou a atenção de um analista da bolsa de valores brasileira. O projeto em...
Alibaba Bitcoin

Alibaba proíbe venda de equipamentos de mineração de bitcoin

A proibição do Bitcoin na China começa a afetar outros setores da indústria. Desta vez a gigante Alibaba, 9ª maior empresa do mundo por...
Fachada de agência do Banco do Brasil

Tokecardume ou Bitemoeda? – Vejas as questões sobre criptomoedas do concurso do Banco do...

No último domingo (26), o concurso do Banco do Brasil foi aplicado em diversas cidades do Brasil, com várias questões sendo vistas sobre Bitcoin...
.

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias