Com milhões de brasileiros investindo em criptomoedas, surgem sofisticados golpes

Estudo da ESET disse que ciberameaças estão mirando os milhões de brasileiros.

Dados recentes da Receita Federal do Brasil indicam que milhões de brasileiros pessoa física estão investindo em criptomoedas, enquanto golpes surgem para tentar atacar esses investidores, alerta um estudo recente da ESET compartilhado com o Livecoins.

Além de recorde de PF investidores, os CNPJs que investem em criptomoedas no Brasil também registraram recorde nos últimos meses, segundo a Receita.

Como esse é um mercado novo, é importante então se manter vigilante para promessas que surgem, principalmente quando são de “moedas novas e promissoras”.

ESET alerta para golpes que querem captar brasileiros que investem em criptomoedas

Com mais de 1,3 milhão de brasileiros investindo em criptomoedas, os criminosos começaram a criar esquemas de fraudes para lucrar com essas pessoas.

Muito além da antiga pirâmide financeira, outros golpes que podem estar sendo praticados contra brasileiros são do Exit Scam, diz a ESET, que ocorre quando criminosos fogem com o dinheiro das vítimas.

Na maioria das vezes, tudo começa quando um falso fundo de investimentos ou Oferta Inicial de Moedas é ofertado para atrair investidores. Esses são golpes que buscam agir rápido, visto que após receberem as criptomoedas dos clientes, criminosos encerram as operações e fogem.

De acordo com o estudo, a promessa de grandes lucros é a estratégia principal dos estelionatários.

“O que se busca nesse tipo de golpe é criar um projeto de criptoativo falso com algum recurso que o torne atraente no mercado, como por exemplo, a alta rentabilidade. Dessa forma, os golpistas tentam transmitir confiança para que as pessoas decidam investir no projeto, mas o que elas não sabem é que a real intenção é roubar todo o dinheiro dos investidores, sem deixar rastros que permitam que eles sejam identificados.”

Como evitar ser a próxima vítima? Veja 5 formas para conferir antes de confiar

Como a realidade de golpes cresce no país, especialistas de segurança digital pedem que os brasileiros tenham cuidados especiais ao se deparar com investimentos em criptomoedas.

O primeiro ponto de atenção é quando são ofertados investimentos com rentabilidade exorbitante, com grandes retornos no curto prazo. Essas são as principais razões que levam investidores a perderem seu dinheiro.

Outro ponto a ser realizado é a pesquisa sobre o projeto, investigação da equipe que atua nele, que pode ser fundamental para evitar fraudes.

A avaliação do modelo de trabalho da empresa de investimento é outra estratégia que pode garantir segurança, diz a ESET, que alerta que as documentações das empresas devem ser transparentes e terem lógica.

Dessa forma, a leitura do White Paper é um passo fundamental ao entrar no mercado de criptomoedas, visto que esses são os documentos técnicos que fundamentam qualquer projeto.

“Os materiais que são inconsistentes e não oferecem uma boa estrutura teórica provavelmente serão uma fraude.”

Tomar cuidados com influenciadores, publicações patrocinadas em redes sociais, são outras cautelas importantes para evitar cair em golpes, visto que para ter sucesso, os golpistas precisam de dar publicidade aos esquemas antes de lucrarem.

Segundo o estudo, “é por isso que é tão importante duvidar em primeiro lugar e, em seguida, ser cauteloso e analisar cada um dos pontos mencionados“.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na maior corretora de criptomoedas do mundo e ganhe até 100 USDT em cashback. Acesse Binance.com

Siga o Livecoins no Google News.

Curta no Facebook, TwitterInstagram.

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias

Bitcoin 2024

Últimas notícias