“Comissão Oficial do Bitcoin” em El Salvador causa revolta na comunidade

Ex-ator mirim causa polêmica em El Salvador ao se colocar como "líder do Bitcoin".

Siga no
Comissão Oficial do Bitcoin em El Salvador causa polêmica
Comissão Oficial do Bitcoin em El Salvador causa polêmica

Muitas coisas estão acontecendo em El Salvador desde que o país da América Central decidiu adotar o Bitcoin como moeda de curso legal. Recentemente a Comissão Oficial de Embaixadores do Bitcoin, liderada por Brock Pierce foi até o local para ajudar o governo com a educação sobre a moeda digital. No entanto, para a maioria dos membros da comunidade a ideia de uma “Comissão Oficial” é algo bem problemático.

Tudo começou com um tuíte de Brock Pierce, ex-ator de Hollywood e ex-candidato à presidência dos EUA, falando que uma Comissão Oficial de Embaixadores do Bitcoin, liderada por ele, visitou El Salvador.

“Estou honrado de liderar essa delegação oficial de Embaixadores do Bitcoin em El Salvador para educar o governo sobre como o Bitcoin, Blockchain e tecnologia podem criar um futuro brilhante para todo mundo no país.”

O grande problema começou com alguns pontos importantes:

Primeiro, o Bitcoin não tem embaixadores oficiais, principalmente uma comissão com um líder. Como um ecossistema completamente descentralizado, o Bitcoin não tem embaixadores oficias, ninguém foi eleito para essa posição ou para essa comissão de embaixadores.

Com isso, é fácil de entender porque muitos foram contrários à ideia. Alguns disseram que caso alguém se apresente como oficial de algo do Bitcoin, provavelmente é um golpe.

“El Salvador não era importante o suficiente para o CEO do Bitcoin ir visitar ao invés de enviar uma delegação?

Mas sério: O Bitcoin não tem nenhum CEO nem oficiais. Essa é uma bandeira vermelha. se alguém diz que é alguma coisa ‘oficial’ do Bitcoin, eles provavelmente estão tentando te enganar.”

Como é de se imaginar, essa é uma opinião que foi compartilhada por muitos outros, tanto no Reddit quanto no Twitter. Na comunidade do Reddit, a notícia foi recebida com ainda mais ceticismo.

“Realmente não demorou muito para golpistas de shitcoins e vigaristas se infiltrarem na adoção de Bitcoin de El Salvador. De onde esse palhaço veio?”

“Embaixador ‘Oficial’? Que autoridade fez esse cara ser oficial? Ele deve perceber sua própria estupidez. Que palhaço. Quem deixou ele entrar? Se livrem dele antes que ele comece as operações de golpes”  disse outro membro do reddit

Enquanto o Bitcoin não tem representantes oficiais, a escolha dos “embaixadores” veio da embaixadora de El Salvador nos EUA Milena Mayorga. Mas ainda assim, temos a segunda parte do problema. 

Brock Pierce e sua relação com o criptomercado

Outro grande problema com a situação foi a escolha do líder da tal da comissão, Brock Pierce. O ex-ator que se diz um grande apoiador do criptomercado, se defendeu dizendo que foi eleito como representante do Bitcoin em 2012-2014.

“Factualmente eu fui eleito por uma maioria das organizações na indústria em 2012-2014”

O problema é que isso também não quer dizer muita coisa. Brock Pierce entrou para a Bitcoin Foundation em 2014 (e não 2012). No entanto, a presença de Pierce foi tão controversa (devido a alegações de crimes sexuais na época) que outros membros da Bitcoin Foundation saíram da entidade.

Pierce também é cofundador do Tether e da Block.One, que fundou a EOS. E é justamente essa relação com as altcoins, principalmente com o EOS, que faz muitos defensores do Bitcoin o acusarem de ser um shitcoiner, já que ele costumava falar mal do Bitcoin para incentivar investimento no EOS.

Até mesmo os moradores de El Salvador não estão gostando da ideia de Brock Pierce como um representante do Bitcoin.

“Cuidado irmãos de El Salvador! Os Bitcoiners não tem uma delegação. Brock Pierce é uma farsa. Não existem delegações de Bitcoin como tal.”

Com isso, a adoção do Bitcoin por El Salvador continua sendo um ponto importante, causando ondulações não apenas no setor financeiro tradicional, mas também no criptomercado todo.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Matheus Henrique
Fã do Bitcoin e defensor de um futuro descentralizado. Cursou Ciência da Computação, formado em Técnico de Computação e nunca deixou de acompanhar as novas tecnologias disponíveis no mercado. Interessado no Bitcoin, na blockchain e nos avanços da descentralização e seus casos de uso.
Vista da cidade de Miami

Criptomoeda de Miami será listada em primeira grande corretora

A cidade de Miami está para lançar sua própria criptomoeda, que já recebeu a confirmação de que será listada em uma grande corretora do...

ETF 100% Ethereum estreia hoje na B3

Nesta quarta (04) foi lançado o ETF 100% Ethereum na B3, bolsa brasileira. O fundo foi desenvolvido pela gestora QR Asset Management, a mesma...

Dotz vai permitir que clientes troquem pontos por bitcoin

A Dotz, uma das principais gestoras de pontos de fidelidade do Brasil, com uma grande quantidade clientes, pode ser mais uma forma de aproximar...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias