Comissão que pode regular Bitcoin no Brasil é formada por deputados

Escolha de deputado como relator da comissão indica movimentação de discussão sobre o mercado de criptomoedas.

Siga no

O bitcoin e as demais criptomoedas podem ganhar uma regulação no Brasil. Pelo menos esse é o desejo de Aureo Ribeiro (SDS-RJ). O deputado é responsável por ter apresentado um projeto voltado para a regulação das criptomoedas. Esse projeto deverá ser analisado por uma comissão especial de parlamentares que acaba de eleger um relator.

Além disso, Ribeiro é um dos políticos que apoiam a regulação da criptomoeda, e já apresentou projeto na câmara voltado para o mercado de criptoativos anteriormente. Juntamente com os demais deputados federais, a comissão poderá propor uma regulação para o bitcoin.

Bitcoin será apresentado para comissão especial

Deputados devem discutir leis voltadas para o mercado de criptomoedas, após a escolha da relatoria da comissão responsável pelo processo. Alexis Fonteyne (Novo-RJ) é o deputado federal responsável pela relatoria da comissão, que poderá regular o bitcoin no país em breve.

Com a presença de Fonteyne na relatoria da comissão, o assunto sobre o mercado de criptomoedas será analisado. Os deputados da comissão terão acesso ao projeto 2060/2019 que trata sobre o bitcoin e outras criptomoedas. No projeto, também foram incluídos assuntos relacionados ao desenvolvimento da tecnologia blockchain no Brasil.

Tudo indica que a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviço (CDEICS) deverá discutir soluções para o mercado de criptomoedas no Brasil.

Projeto está parado no congresso desde março de 2019

O projeto 2060/2019 foi produzido pelo deputado federal Aureo Ribeiro (SDS-RJ). O parlamentar busca a regulação do mercado de criptomoedas desde 2015. Anteriormente à este projeto, Aureo chegou a apresentar o mesmo projeto há cerca de quatro anos atrás.

Após o projeto ser arquivado em sua primeira tentativa, Aureo Ribeiro tentou novamente  buscar a aprovação de uma regulação para as criptomoedas. Neste ano, o projeto 2060/2019 voltou a circular na Câmara dos Deputados em Brasília – DF. Porém, desde março o projeto encontra-se parado no congresso, sem apresentar nenhuma movimentação.

Relator propõe audiência pública sobre tecnologia blockchain

O relator da (CDEIS) também pode ser considerado um político que espera pela regulação do mercado de criptomoedas no Brasil. Recentemente Fonteyne protocolou um requerimento para que o assunto seja amplamente discutido por outras comissões que fazem parte do congresso.

O político também procura utilizar a tecnologia blockchain na reforma tributária. Para isso uma audiência pública deverá tratar do assunto envolvendo várias comissões. A proposta de Fonteyne engloba uma discussão sobre a blockchain entre as Comissões de Finanças e Tributação (CFT) e a Ciência, Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI).

Paulo Carvalho
Paulo Carvalho
Jornalista em trânsito, escritor por acidente e apaixonado por criptomoedas. Entusiasta do mercado, ouviu falar em Bitcoin em 2013, mas era que nem caviar, "nunca vi, nem comi, só ouço falar".

“Perdi meu amigo”, diz homem que viu amigo entrar em depressão após bitcoin cair...

Comprar bitcoin por $ 20 mil em 2017 foi um risco que muita gente assumiu. Para alguns esse risco resultou em situações complicadas tendo...
Samy Dana

“Pessoal do Bitcoin me odeia, mas não entende o que eu falo”, diz Sammy...

Samy Dana é uma figura conhecida no criptomercado brasileiro, sendo até mesmo um meme na comunidade por causa de suas opiniões negativas sobre o...

Hackers derrubam TRF1 e vazam dados de concursos e funcionários

Hackers continuam derrubando sistemas do governo. Dessa vez, o grupo hacker @CIllucionLab assumiu autoria de um vazamento de dados do Tribunal Regional Federal...

Últimas notícias

“Pessoal do Bitcoin me odeia, mas não entende o que eu falo”, diz Sammy Dana

Samy Dana é uma figura conhecida no criptomercado brasileiro, sendo até mesmo um meme na comunidade por causa de suas opiniões negativas sobre o...

Hackers derrubam TRF1 e vazam dados de concursos e funcionários

Hackers continuam derrubando sistemas do governo. Dessa vez, o grupo hacker @CIllucionLab assumiu autoria de um vazamento de dados do Tribunal Regional Federal...

Polícia da China apreende R$ 22 bi em criptomoedas do maior golpe com Bitcoin

A polícia da China apreendeu pelo menos $ 4 bilhões em criptomoedas. Do valor, foram apreendidos uma grande quantidade de bitcoins, cerca de 1%...