Inicio Finanças Como funciona o Tesouro Direto? Vale a pena investir?

Como funciona o Tesouro Direto? Vale a pena investir?

Existe o investimento certo para quem não gosta de arriscar, é o tesouro direto. Para saber mais sobre o aporte inicial e em como investir em tesouro direto, continue lendo este artigo.

-

Compartilhe
CNBC: Bitcoin vai voltar a valer $ 20.000

Já é possível contar com o tesouro direto como ativo fixo em carteiras de investimentos há muito tempo. Mas somente a partir de 2002 este título passou a ser negociado diretamente às pessoas físicas, sem intermediários.

O investimento inicial mínimo é de apenas R$ 30,00 e todo o processo é feito pela internet e sem burocracia. O prazo de resgate e o lucro são estabelecidos previamente. Veja mais sobre o tesouro direto a seguir:

Quanto rende o tesouro direto?

E de onde vem o lucro? A resposta é bem mais simples do que parece, e pode ser exemplificada com uma analogia:

Imagine que um amigo seu esta te pedindo um empréstimo, e as condições para essa negociação são as seguintes:

    • No dia de hoje você deposita na conta do seu amigo R$100,00
    • Em um ano, ele terá que te pagar o valor emprestado mais uma taxa de 2% ao mês sobre o valor
- Publicidade -

Bem simples, não é? Assim se resume o investimento em tesouro direto, um empréstimo seguro que você oferece ao governo. E além de ajudar a infraestrutura da nação você tem lucro financeiro.

O que a Selic e o IPCA têm a ver com tesouro direto?

Tanto o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) como a taxa Selic (taxa básica) são indexados ao tesouro direto. Ou seja, o aumento ou diminuição desses índices influenciam diretamente no rendimento deste tipo de investimento.

Se o IPCA sobe, por exemplo, quem investiu no Tesouro IPCA, têm um acréscimo nos juros que tem a receber. Valorizando assim o seu investimento.

A Selic, ou Tesouro Selic (LFT), funciona da mesma forma, mas no caso sua alta ou baixa influencia todo o mercado financeiro. Afetando principalmente fatores como a inflação e consumo.

Para quem está disposto a investir em tesouro direto, basta escolher se deseja com taxa prefixada, que sabe quanto irá render. Ou pós-fixado que varia de acordo com a rentabilidade dos indexadores, como o IPCA e Selic. Aprenda a calcular quanto rende o tesouro direto.

Este conteúdo foi produzido em parceria com o portal Guia do Investidor

XDEX: Negocie bitcoin com TAXA ZERO. Aproveite também para negociar outras 6 criptomoedas com as menores taxas do mercado. Abra sua conta, é grátis!
Curta nossa página no Facebook e também no Twitter para começar e terminar o dia bem informado. Cadastra-se também na Newsletter para receber em seu e-mail.

MAIS LIDOS

Até onde vai a alta do bitcoin? previsões de especialistas para 2019

O preço do bitcoin está disparando e atraindo cada vez mais investidores. Nos últimos meses a criptomoeda foi o investimento mais rentável entre todos...

Plubr: Rede Social brasileira baseada em blockchain vai ‘pagar’ usuários por tempo de navegação

A Plubr é a mais nova rede social do Brasil que busca criar uma plataforma completamente monetizada. Com a apresentação do projeto da empresa,...

Empresa Brasileira consegue o registro da marca bitcoin e vai transformar a criptomoeda em chocolate

De tudo o que você já pensou em fazer com o bitcoin, comer a mais famosa das criptomoedas pode ter sido a última coisa...
 
Compartilhe