Comprou Bitcoin no topo? Veja o que fazer

Uma coisa comum no mercado em alta é pessoas entrando no topo.

Homem pensativo sob uma chuva de Bitcoin
Homem pensativo sob uma chuva de Bitcoin

Uma coisa comum no mercado em alta é pessoas entrando no topo, devido a um evento de estilo hype, aparece o FOMO no mercado, termo em inglês Fear of Missing Out, é uma frase utilizada para descrever que se tem “medo a perder uma oportunidade ou ficar fora do mercado”, o que faz que no meio da euforia essa sensação se contamine entre as pessoas e acabam agindo por pura emoção.

Porém, isto não só afeta as pessoas novas no mercado, mas também a quem está há mais tempo dentro dela, aqui se obtém algumas situações bastante comuns no mercado com raízes não só na educação financeira, mas também emocional.

Situações iguais para pessoas distintas

No meio da euforia, para quem é novo, resulta bastante fácil se contagiar com o ritmo que leva o mercado nesses ciclos, a pessoa que acompanha vê que tudo mundo está “ganhando”, tudo mundo é expert, vê retornos que no mercado tradicional não teria nem em 30 anos.

Portanto, a emoção começa a jogar contra, e a pessoa só enxerga coisas boas, notícias positivas, ouve a narrativa de “alta infinita”, está cegado diante aos riscos, entrando no mercado em completa ignorância.

O que fazem a seguir, é apostar tudo o dinheiro que se tem, esperando um retorno substancial em pouquíssimo tempo. E realmente, é apostar, a pessoa que não tem hábitos de investimentos ou que nunca investiu, geralmente entra a cada tanto no mercado, sempre no topo e acaba perdendo tudo.

Emoções e decisões

O pânico se apodera, por o dinheiro ser um objeto poderoso que mexe bastante com o emocional das pessoas, a final, temos a crença de que precisamos dele para sobreviver.

O que resta fazer? Para essa pessoa, que entrou no topo, no meio da euforia, que esperava retornos altos para ontem e hoje está no prejuízo, só resta esperar. Uma jogada não tão inteligente no mundo dos investimentos, pelo menos no ciclo de alta, é um desperdício de oportunidades.

E a pessoa mais “experiente”? A pessoa que já é investidor e tem uma carteira montada, também fica propenso a sofrer tal contaminação de euforia, e acaba negligenciando os riscos, como utilizando boa parte da caixa quando não é necessário, ou não faz o rebalanceamento da carteira de acordo a exposição que ele traçou.

Com tais negligências e perda de disciplina, a pessoa se perde com o mercado e assim acaba perdendo oportunidades, onde novamente, só resta esperar.

Portanto… o que é o correto a fazer?

No mundo já tivemos e temos vários perfis de investidores bem-sucedidos, e o que serve para um não serve para tudo mundo, daí a importância de ter autoconhecimento e conhecer qual é nosso perfil de investidor para alinhar com nossas metas e melhorá-las com o correr do tempo.

Por fim, a missão de um investidor é manter e aumentar o patrimônio, para manter um equilíbrio, só um investimento inteligente poderá sustentar tal filosofia, porém tudo parte do conhecimento em geral, entender como funciona o mercado e como funcionamos dentro dele, nos ajudará a ter um cuidado especial com os riscos nos investimentos.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Lorena Almada
Estudante de Engenharia Eletromecânica. Apaixonada por Economia. Seguidora da Escola Austríaca. Entusiasta do Bitcoin, descentralização e liberdade.

Últimas notícias