Comunidade se vinga de hacker que roubou mais de 100 investidores de NFT

Conforme os próprios investidores são responsáveis por seus fundos, é fundamental manter um mínimo de segurança. Deixar quantias maiores em uma carteira separada da que você utiliza diariamente é uma delas.

Silhueta de hacker criada com código.
Silhueta de hacker feita com código.

Após invadir o Discord do Unchained NFT nesta segunda-feira (23), um hacker conseguiu acesso às carteiras de 109 investidores, esvaziando as mesmas. Entretanto, os desenvolvedores e a comunidade bolaram um plano para se vingar do hacker, e deu certo.

Tais ataques a canais do Discord foram frequentes neste mês de maio, afetando tanto o gigante Axie Infinity quanto outros projetos ligados a criptomoedas e NFTs. Apesar de diversos aviso pela mídia, infelizmente algumas pessoas caíram neste golpe.

Na prática, os hackers conseguem acessos especiais a estes canais e então publicam falsos anúncios. Por fim, os usuários mais desatentos acabam clicando em links suspeitos e então liberando acesso à sua carteira, perdendo todos seus fundos.

Comunidade se vinga de hacker de NFT

Embora o hacker tenha focado no canal do Unchained NFT, diversos usuários perderam NFTs de outras coleções. De acordo com informações, 109 pessoas foram afetadas neste ataque, perdendo uma quantia equivalente a mais de 150 Solana (SOL), ou R$ 30.750.

Um único usuário perdeu 25 NFTs da coleção World of Solana (WoS), cujo preço base está em 2 SOL (R$ 410) e pode ser mais alto dependendo da raridade e outros fatores.

NFT da coleção World of Solana
NFT da coleção World of Solana recuperado por investidor que havia sido roubado. Fonte: Twitter/Reprodução.

Com isso, a comunidade e os desenvolvedores deste projeto se uniram para reaver as artes perdidas pelo colecionador. O plano era simples, ficar de olho nos mercados e então aumentar a taxa de royalties para 98%, ou seja, todo dinheiro iria para as mãos dos desenvolvedores.

Dois dias depois, o hacker colocou os 25 NFTs do World of Solana à venda. Todos foram instantaneamente comprados pela comunidade, que então devolveu os NFTs ao verdadeiro dono em troca do reembolso pela equipe. Já o hacker não obteve nenhum lucro e nem sequer deve ter entendido o que estava acontecendo.

Segurança é fundamental

Conforme os próprios investidores são responsáveis por seus fundos, é fundamental manter um mínimo de segurança. Deixar quantias maiores em uma carteira separada da que você utiliza diariamente é uma delas.

Além disso, novas técnicas como deepfake e invasões a redes sociais podem enganar até mesmo os usuários mais avançados. Portanto, todo cuidado é necessário quando o asunto é dinheiro e investimentos.

Felizmente, esta comunidade conseguiu reaver os NFTs da vítima neste caso. Contudo, a maioria dos hacks não tem o mesmo final feliz e jamais são solucionados, o que serve de alerta para todos.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Henrique Kalashnikov
Formado em desenvolvimento web há mais de 20 anos, Henrique Kalashnikov encontrou-se com o Bitcoin em 2016 e desde então está desvendando seus pormenores. Tradutor de mais de 100 documentos sobre criptomoedas alternativas, também já teve uma pequena fazenda de mineração com mais de 50 placas de vídeo. Atualmente segue acompanhando as tendências do setor, usando seu conhecimento para entregar bons conteúdos aos leitores do Livecoins.

Últimas notícias