Golpe de corretora falsa rouba bitcoins e dados de usuários do Discord

Os golpistas afirmam que a nova plataforma está dando Bitcoin e Ethereum para quem criar uma nova conta.

Siga no

Os golpes são e sempre foram comuns no mercado de criptomoedas. Eles possuem diferentes naturezas, que vão desde os esquemas Ponzi até a uma simples propaganda enganosa que leva os usuários a perderem dinheiro.

Recentemente um novo golpe começou a circular entre servidores do Discord, nele, um grupo se passa por uma corretora que promete bônus em criptomoedas para novos clientes, mas no final tudo o que ela faz é roubar bitcoins e até mesmo dados dos usuários.

O golpe foi revelado por um relatório da Kaspersky, que divulgou alguns detalhes sobre o procedimento dos golpistas e de como eles estão atraindo clientes com diferentes promessas falsas sobre uma nova corretora.

De acordo com o site, os golpistas procuram vítimas em vários servidores do Discord dedicados a discussão sobre criptomoedas e assuntos relacionados a investimentos e ao criptomercado. Ao identificar possíveis vítimas, os golpistas enviam mensagens privadas falando sobre uma nova corretora.

Para deixar a pessoa mais instigada a criar uma conta com essa nova corretora, os golpistas afirmam que a nova plataforma está dando Bitcoin e Ethereum para quem criar uma nova conta. Eles também usam uma desculpa mais focada no altruísmo, dizendo que a distribuição das criptomoedas é para ajudar traders em momentos difíceis. No final das contas a ideia é sempre a mesma, dizer que um usuário foi “aleatoriamente escolhido” para receber o convite e o valor em criptomoedas.

Mensagem informando um usuário de que ele ganhou 17 ETH e que para receber o prêmio basta criar uma conta na corretora. Fonte: Kaspersky.

Tudo não passa de um golpe

Como você já deve estar imaginando, tudo não passa de um golpe. O usuário ao criar uma conta na corretora acaba dando várias informações importantes para os golpistas. Há até mesmo uma etapa de KYC, ou seja, a vítima pode até mesmo enviar fotos e documentos, acreditando que está se cadastrando em uma plataforma séria.

Além disso, os golpistas afirmam que para receber o valor prometido é preciso realizar um depósito primeiro. A pessoa precisa fazer um depósito de 0,02 BTC (cerca de US$ 738) ou então um valor igual, mas em Ethereum. Após esse depósito é creditado na conta do usuário o valor prometido, mas o saque nunca dá certo e o dinheiro fica preso na plataforma.

Endereço de Ethereum com QR Code para enviar as moedas para a corretora falsa. Fonte: Kaspersky.

Com isso os golpistas acabaram de roubar bitcoins (ou Ethereum) da vítima, além de terem recebido acesso a documentos importantes e que podem ser usados no futuro para atividades ilegais e outros golpes.

Golpe da corretora falsa no Discord conta com detalhes sofisticados

O golpe é simples e foca principalmente em enganar as vítimas com uma plataforma falsa. Mas para isso foram colocados diferentes detalhes para dar mais credibilidade a toda plataforma falsa.

Por exemplo, o site mais recente usado pelos golpistas, usando o nome withEREUM é muito bem construído, responsivo e claramente inspirado em corretoras reais. Até mesmo para olhos atentos é fácil ser enganado pelo profissionalismo da página.

Página inicial da corretora withEREUM, tentando se passar por uma exchange verdadeira. Fonte: Kaspersky.

O foco nos detalhes vai tão longe que eles até mesmo se preocuparam em ter uma opção de 2FA. Também vale ressaltar que o golpe parece evoluir com o tempo, mudando de nome e de site principal para continuar mirando novas vítimas.

Esse é um caso complicado, mas que pode ser evitado com a máxima de nunca acreditar em promessas boas demais para serem verdades, afinal, provavelmente não são.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Matheus Henrique
Matheus Henrique
Fã do Bitcoin e defensor de um futuro descentralizado. Cursou Ciência da Computação, formado em Técnico de Computação e nunca deixou de acompanhar as novas tecnologias disponíveis no mercado. Interessado no Bitcoin, na blockchain e nos avanços da descentralização e seus casos de uso.
Chia SSD

Mineração da criptomoeda Chia pode destruir seu SSD em 40 dias

ChUma nova criptomoeda chamada Chia foi lançada recentemente com o objetivo de resolver problemas conhecidos de mineração. Diferente do Bitcoin, Ethereum e outras moedas, a...
Criptomoeda Ethereum ao lado do Bitcoin

Mineradores de Ethereum estão lucrando mais que os de Bitcoin

Os mineradores de Ethereum estão lucrando mais que os de Bitcoin, de acordo com dados divulgados por um estudo do The Block. A mineração de...
Criptomoeda Bitcoin sobre notas de Dólar dos Estados Unidos

46 milhões de americanos investiram em criptomoedas, aponta pesquisa

O número de pessoas que já compraram criptomoedas nos Estados Unidos tem aumentado nos últimos anos. De acordo com um novo levantamento, 46 milhões...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias