Golpe de corretora falsa rouba bitcoins e dados de usuários do Discord

Os golpistas afirmam que a nova plataforma está dando Bitcoin e Ethereum para quem criar uma nova conta.

Siga no

Os golpes são e sempre foram comuns no mercado de criptomoedas. Eles possuem diferentes naturezas, que vão desde os esquemas Ponzi até a uma simples propaganda enganosa que leva os usuários a perderem dinheiro.

Recentemente um novo golpe começou a circular entre servidores do Discord, nele, um grupo se passa por uma corretora que promete bônus em criptomoedas para novos clientes, mas no final tudo o que ela faz é roubar bitcoins e até mesmo dados dos usuários.

O golpe foi revelado por um relatório da Kaspersky, que divulgou alguns detalhes sobre o procedimento dos golpistas e de como eles estão atraindo clientes com diferentes promessas falsas sobre uma nova corretora.

De acordo com o site, os golpistas procuram vítimas em vários servidores do Discord dedicados a discussão sobre criptomoedas e assuntos relacionados a investimentos e ao criptomercado. Ao identificar possíveis vítimas, os golpistas enviam mensagens privadas falando sobre uma nova corretora.

Para deixar a pessoa mais instigada a criar uma conta com essa nova corretora, os golpistas afirmam que a nova plataforma está dando Bitcoin e Ethereum para quem criar uma nova conta. Eles também usam uma desculpa mais focada no altruísmo, dizendo que a distribuição das criptomoedas é para ajudar traders em momentos difíceis. No final das contas a ideia é sempre a mesma, dizer que um usuário foi “aleatoriamente escolhido” para receber o convite e o valor em criptomoedas.

Mensagem informando um usuário de que ele ganhou 17 ETH e que para receber o prêmio basta criar uma conta na corretora. Fonte: Kaspersky.

Tudo não passa de um golpe

Como você já deve estar imaginando, tudo não passa de um golpe. O usuário ao criar uma conta na corretora acaba dando várias informações importantes para os golpistas. Há até mesmo uma etapa de KYC, ou seja, a vítima pode até mesmo enviar fotos e documentos, acreditando que está se cadastrando em uma plataforma séria.

Além disso, os golpistas afirmam que para receber o valor prometido é preciso realizar um depósito primeiro. A pessoa precisa fazer um depósito de 0,02 BTC (cerca de US$ 738) ou então um valor igual, mas em Ethereum. Após esse depósito é creditado na conta do usuário o valor prometido, mas o saque nunca dá certo e o dinheiro fica preso na plataforma.

Endereço de Ethereum com QR Code para enviar as moedas para a corretora falsa. Fonte: Kaspersky.

Com isso os golpistas acabaram de roubar bitcoins (ou Ethereum) da vítima, além de terem recebido acesso a documentos importantes e que podem ser usados no futuro para atividades ilegais e outros golpes.

Golpe da corretora falsa no Discord conta com detalhes sofisticados

O golpe é simples e foca principalmente em enganar as vítimas com uma plataforma falsa. Mas para isso foram colocados diferentes detalhes para dar mais credibilidade a toda plataforma falsa.

Por exemplo, o site mais recente usado pelos golpistas, usando o nome withEREUM é muito bem construído, responsivo e claramente inspirado em corretoras reais. Até mesmo para olhos atentos é fácil ser enganado pelo profissionalismo da página.

Página inicial da corretora withEREUM, tentando se passar por uma exchange verdadeira. Fonte: Kaspersky.

O foco nos detalhes vai tão longe que eles até mesmo se preocuparam em ter uma opção de 2FA. Também vale ressaltar que o golpe parece evoluir com o tempo, mudando de nome e de site principal para continuar mirando novas vítimas.

Esse é um caso complicado, mas que pode ser evitado com a máxima de nunca acreditar em promessas boas demais para serem verdades, afinal, provavelmente não são.

Matheus Henrique
Matheus Henrique
Fã do Bitcoin e defensor de um futuro descentralizado. Cursou Ciência da Computação, formado em Técnico de Computação e nunca deixou de acompanhar as novas tecnologias disponíveis no mercado. Interessado no Bitcoin, na blockchain e nos avanços da descentralização e seus casos de uso.
Divulgação/Goldman Sachs

Goldman Sachs reabre mesa de negociação de Bitcoin

A recente alta do Bitcoin reacendeu o interesse de diferentes players no criptomercado, com fontes afirmando que a Goldman Sachs, um dos nomes mais...
Bitcoin em fevereiro de 2021

Bitcoin foi o ativo com melhor desempenho em fevereiro, ouro e B3 em queda

O preço do Bitcoin teve alta de 42% em fevereiro, sendo o melhor ativo do mês. Ao contrário do desempenho da moeda digital, ativos...

Província da China vai banir mineração de Bitcoin por causa do impacto ambiental

A emissão de gases de carbono é uma grande preocupação atualmente, sendo classificado como o principal causador do efeito estufa e um dos motivos...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias

Bitcoin foi o ativo com melhor desempenho em fevereiro, ouro e B3 em queda

O preço do Bitcoin teve alta de 42% em fevereiro, sendo o melhor ativo do mês. Ao contrário do desempenho da moeda digital, ativos...

Província da China vai banir mineração de Bitcoin por causa do impacto ambiental

A emissão de gases de carbono é uma grande preocupação atualmente, sendo classificado como o principal causador do efeito estufa e um dos motivos...

Desenvolvedores voltam a atualizar Dogecoin

No meio da alta recorde das criptomoedas no ano passado, a Dogecoin (DOGE) se destacou como uma ovelha negra. Ela valorizou 2100% no intervalo...

Citibank: Bitcoin pode se tornar uma moeda de comércio global

O Bitcoin está em um "ponto de inflexão" e pode se tornar a moeda preferida para o comércio internacional, disseram analistas do gigante bancário...

Governos não podem manipular o Bitcoin, diz prefeito de Miami

Francis Suarez, o prefeito de Miami, quer tornar o Bitcoin parte do futuro econômico de sua cidade e, em uma entrevista à "Axios on...