Golpe de corretora falsa rouba bitcoins e dados de usuários do Discord

Os golpistas afirmam que a nova plataforma está dando Bitcoin e Ethereum para quem criar uma nova conta.

Siga no

Os golpes são e sempre foram comuns no mercado de criptomoedas. Eles possuem diferentes naturezas, que vão desde os esquemas Ponzi até a uma simples propaganda enganosa que leva os usuários a perderem dinheiro.

Recentemente um novo golpe começou a circular entre servidores do Discord, nele, um grupo se passa por uma corretora que promete bônus em criptomoedas para novos clientes, mas no final tudo o que ela faz é roubar bitcoins e até mesmo dados dos usuários.

O golpe foi revelado por um relatório da Kaspersky, que divulgou alguns detalhes sobre o procedimento dos golpistas e de como eles estão atraindo clientes com diferentes promessas falsas sobre uma nova corretora.

De acordo com o site, os golpistas procuram vítimas em vários servidores do Discord dedicados a discussão sobre criptomoedas e assuntos relacionados a investimentos e ao criptomercado. Ao identificar possíveis vítimas, os golpistas enviam mensagens privadas falando sobre uma nova corretora.

Para deixar a pessoa mais instigada a criar uma conta com essa nova corretora, os golpistas afirmam que a nova plataforma está dando Bitcoin e Ethereum para quem criar uma nova conta. Eles também usam uma desculpa mais focada no altruísmo, dizendo que a distribuição das criptomoedas é para ajudar traders em momentos difíceis. No final das contas a ideia é sempre a mesma, dizer que um usuário foi “aleatoriamente escolhido” para receber o convite e o valor em criptomoedas.

Mensagem informando um usuário de que ele ganhou 17 ETH e que para receber o prêmio basta criar uma conta na corretora. Fonte: Kaspersky.

Tudo não passa de um golpe

Como você já deve estar imaginando, tudo não passa de um golpe. O usuário ao criar uma conta na corretora acaba dando várias informações importantes para os golpistas. Há até mesmo uma etapa de KYC, ou seja, a vítima pode até mesmo enviar fotos e documentos, acreditando que está se cadastrando em uma plataforma séria.

Além disso, os golpistas afirmam que para receber o valor prometido é preciso realizar um depósito primeiro. A pessoa precisa fazer um depósito de 0,02 BTC (cerca de US$ 738) ou então um valor igual, mas em Ethereum. Após esse depósito é creditado na conta do usuário o valor prometido, mas o saque nunca dá certo e o dinheiro fica preso na plataforma.

Endereço de Ethereum com QR Code para enviar as moedas para a corretora falsa. Fonte: Kaspersky.

Com isso os golpistas acabaram de roubar bitcoins (ou Ethereum) da vítima, além de terem recebido acesso a documentos importantes e que podem ser usados no futuro para atividades ilegais e outros golpes.

Golpe da corretora falsa no Discord conta com detalhes sofisticados

O golpe é simples e foca principalmente em enganar as vítimas com uma plataforma falsa. Mas para isso foram colocados diferentes detalhes para dar mais credibilidade a toda plataforma falsa.

Por exemplo, o site mais recente usado pelos golpistas, usando o nome withEREUM é muito bem construído, responsivo e claramente inspirado em corretoras reais. Até mesmo para olhos atentos é fácil ser enganado pelo profissionalismo da página.

Página inicial da corretora withEREUM, tentando se passar por uma exchange verdadeira. Fonte: Kaspersky.

O foco nos detalhes vai tão longe que eles até mesmo se preocuparam em ter uma opção de 2FA. Também vale ressaltar que o golpe parece evoluir com o tempo, mudando de nome e de site principal para continuar mirando novas vítimas.

Esse é um caso complicado, mas que pode ser evitado com a máxima de nunca acreditar em promessas boas demais para serem verdades, afinal, provavelmente não são.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Matheus Henrique
Fã do Bitcoin e defensor de um futuro descentralizado. Cursou Ciência da Computação, formado em Técnico de Computação e nunca deixou de acompanhar as novas tecnologias disponíveis no mercado. Interessado no Bitcoin, na blockchain e nos avanços da descentralização e seus casos de uso.
Gráfico de preço da Cardano em alta

Cardano líder em número de desenvolvedores? Não caia nessa!

Um estudo de atividades no GitHub, principal repositório do código-fonte das criptomoedas, mostrou a Cardano na liderança nos últimos 12 meses. Os dados foram...

DeFi: três setores de grande potencial

De acordo com dados da Messari, o volume trimestral das Corretoras Descentralizadas (DEXs) no final do segundo trimestre de 2021 foi de R$ 2...
Criptomoeda Tether com sinais vermelhos

Michael Burry faz alerta sobre criptomoeda Tether

O lendário trader Michael Burry compartilhou em seu Twitter que a criptomoeda Tether pode estar no meio da confusão da Evergrande na China. Vale notar...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias