Corretora de criptomoedas move fundos de usuários e congela saques

Segundo a corretora, uma cláusula nos termos de uso previa essa situação.

Jovem comerciante de criptomoedas gritando enquanto olha para o celular
Jovem comerciante de criptomoedas gritando enquanto olha para o celular

Uma exchange de criptomoedas congelou os saques de todos seus clientes no último domingo (12), e moveu os fundos dos usuários após o episódio. A situação tem sido acompanhada por várias empresas de segurança do mercado, que estão atentas para um possível problema na corretora.

O que mais chama atenção para o caso é que o mercado de criptomoedas passa por um momento ruim nos últimos dias, com o preço do bitcoin despencando e levando junto às altcoins.

No último sábado (11), a corretora chegou a incentivar os usuários a realizar transferências com bitcoin, dizendo que o processo todo demorava apenas alguns segundos.

“Trocar moedas com Celsius leva menos tempo do que levou para escrever este tweet.”

Exchange de criptomoedas congela saques e diz que situação era prevista nos termos de uso

Deixar criptomoedas paradas em corretoras é uma prática não recomendada no mercado, visto que o dono das moedas é aquele que detém suas chaves.

Dessa forma, muitos usuários da Celsius aprenderam na prática o que isso significa no último domingo, quando a corretora avisou que as condições extremas do mercado levou ao congelamento dos saques.

“Devido às condições extremas do mercado, hoje estamos anunciando que a Celsius está pausando todos os saques, Swap e transferências entre contas. Estamos tomando essa ação hoje para colocar a Celsius em uma posição melhor para honrar, ao longo do tempo, suas obrigações de retirada.”

No anúncio feito pela corretora em seu blog, ela alega que os Termos de Uso da plataforma previam essa condição, que foi agora ativada. Esse mecanismo estava nas cláusulas de gerenciamento de risco e teve que ser ativado “para proteção da comunidade Celsius e todos os clientes”, diz a nota.

Além disso, a corretora diz que essa decisão é a mais responsável que poderia ser feita, visto que visa estabilizar a liquidez da plataforma para seus clientes.

Alerta: Celsius pode ter movido fundos e causado colapso em seu próprio token

O que mais chama atenção é que, logo após o congelamento de saques na corretora de criptomoedas, os donos da plataforma conseguirão transferir valores do projeto.

De acordo com alertas da empresa de segurança em blockchain PeckShield, 89 milhões de dólares em WBTC, um Bitcoin sintético que serve de ponte entre essa rede e a Ethereum, foram movidos para a corretora FTX. Enviar valores para uma corretora pode significar uma intenção de venda, o que ainda não está claro no momento.

Além disso, outros 2 mil WBTC foram enviados para o projeto DeFi MakerDao pela exchange Celsius, valor estimado em 49 milhões de dólares. Não está claro o que os donos da corretora estão fazendo para supostamente proteger seus usuários, mas o caso chama atenção e deixa clientes temerosos.

Os tokens da corretora, o Celsius Network (CEL) despenca 62% em Dólar nos últimos sete dias, mostrando que o mercado teme o futuro do projeto.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias