Corretora de criptomoedas OKX limita saques e revolta clientes

Pelo menos dois clientes acusam a OKX de suspender seus saques e congelar fundos com mudanças de regras repentinas.

A popular corretora de criptomoedas OKX, uma das maiores do mercado em volume diário, limitou saques inesperadamente, causando revolta com as novas medidas sem anúncio prévio.

Via Reddit, o usuário “r/jetters72” anunciou que a OKX limitou os saques a todos os clientes que não possuem os cadastros com KYC, sigla em inglês para Conheça seu Cliente.

Com as novas regras, todos os clientes que não possuem uma conta verificada com documentos poderão retirar apenas US$ 5 mil, uma medida vitalícia.

Corretora de criptomoedas OKX limita saques sem anúncios públicos e clientes cogitam ação coletiva

Na publicação revoltada do cliente, que utilizando o Reddit não se identificou, ele disse que foi surpreendido pela OKX após realizar um depósito na corretora. De acordo com o usuário, ele realizou um saque em sua conta como vinha fazendo há meses, mas acabou tendo seus fundos bloqueados.

“Na segunda-feira, a OkEx silenciosamente começou a bloquear todos os saques nas contas KYC-1 sem aviso prévio. Eles também criaram um “limite de depósito” e bloquearam todos os fundos depositados acima do limite. Fui depositar fundos para fazer uma negociação, já que estou há algum tempo sem problemas, e recebi um aviso de que meus fundos estão bloqueados porque meu “limite de depósito foi excedido” e meu limite de saque foi reduzido de ~ 10 BTC por dia para US $ 5.000 vitalícios e US $ 2.500 já haviam sido usados ​​de alguma forma. Portanto, não havia como reverter o depósito que acabei de fazer ou retirar algum dos meus fundos da bolsa.”

O que gerou ainda mais estranheza no cliente é o fato de que no domingo (30/4), ele utilizou normalmente a corretora. Com isso, ele entende que a corretora o pegou de surpresa.

Para liberar os valores, a corretora de criptomoedas exigiu uma verificação que o cliente julgou rigorosa, envolvendo até ligar a webcam e apresentar documentos ao vivo. Após procurar o suporte, ele diz que o atendimento atua de forma evasiva e enganosa, chamando seu o bloqueio de fundos de “sequestro de fundos”.

“Eu tinha acabado de depositar e sacar no dia anterior sem problemas. Acontece que esta foi uma mudança em todo o site, que bloqueou todos os usuários de sacar seus fundos, a menos que eles pudessem concluir o KYC extremamente invasivo em uma webcam ao vivo. O suporte é intencionalmente evasivo e gira em torno da questão da mudança de política enganosa e do sequestro de fundos do usuário.”

Revoltado, o cliente disse ainda que a política mudou para todos que tinham cadastro na corretora. Com sua publicação, ele espera reunir outros investidores que registram problemas com a OKX e pensa até em ingressar com uma ação coletiva contra a exchange.

Clientes alegam problemas com saques desde março de 2023

Vale lembrar que desde a falência da FTX, em novembro de 2022, várias corretoras endureceram seus controles de KYC. Ou seja, clientes que operam sem validação de documentos podem perder seus acessos.

Em março de 2023, por exemplo, o Livecoins apurou que outro investidor da OKX relatou uma problema similar com a corretora. Também pelo Reddit, o usuário “r/mishax1” disse que sua conta havia passado por um bloqueio repentino.

“Em 20 de março de 2023, acordei com um pesadelo na bolsa OKX. Eles desativaram meus saques/depósitos sem aviso prévio, alegando que houve uma alteração em seus termos de serviço (TOS). Para piorar as coisas, eles mantêm meus fundos como reféns e se recusaram a me fornecer os TOS atualizados, que alegaram ser o motivo do congelamento da retirada.”

Curiosamente, o Livecoins não encontrou nenhum comunicado público da OKX sobre os problemas envolvendo seus clientes ou mudanças nas regras, como apontam clientes.

De qualquer forma, os episódios mostram a importância de não se deixar muitos fundos de criptomoedas em corretoras, visto que regras mudam em empresas e problemas podem ser encontrados.

Nos últimos dias, o volume da OKX subiu após a listagem da memecoin Pepe (PEPE), que tem na corretora um dos maiores mercados atualmente.

💰 $100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na maior corretora de criptomoedas do mundo e ganhe até 100 USDT em cashback. Acesse Binance.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias