Criador do ChatGPT alerta que governo americano quer controlar o Bitcoin

Sam Altman alertou que o governo dos EUA está travando uma “guerra” contra as criptomoedas e quer “controlar” o bitcoin.

O criador do ChatGPT e pioneiro da Inteligência Artificial (IA), Sam Altman, falou recentemente o que pensa sobre as criptomoedas e o Bitcoin, manifestando preocupação com a postura do governo americano em relação ao setor.

Durante sua participação no podcast de Joe Rogan no último sábado (7), Altman criticou as recentes ações do governo dos EUA e sua abordagem em relação ao Bitcoin, interpretando-a como um esforço para controlar uma moeda global que está fora de sua jurisdição direta.

Sam Altman também expressou preocupação com o potencial das moedas digitais de bancos centrais (CBDCs), como do Drex e o Dólar digital, para ampliar o alcance da vigilância governamental.

Ele se mostrou particularmente receoso quanto à possibilidade de que essas moedas digitais permitam ao governo restringir o poder de compra dos cidadãos.

Ao falar sobre Bitcoin diretamente, Altman manteve uma postura otimista e positiva, chamando a moeda digital de um “avanço tecnológico significativo” e um “passo na direção a uma moeda global”.

“Estou entusiasmado com o Bitcoin também… esta ideia de que temos uma moeda global que está fora do controle de qualquer governo é um passo super lógico e importante.”

Durante a entrevista, Joe Rogan também expressou apoio ao Bitcoin, concordando que ele tem um forte potencial para se tornar uma moeda aceita universalmente.

“Guerra total”

Sam Altman alertou que o governo dos EUA está travando uma “guerra” contra as criptomoedas e quer “controlar” o bitcoin. Segundo ele, o governo americano não quer desistir de controlar as moedas digitais.

“Estou desapontado com o que o governo dos EUA fez recentemente, mas a guerra contra as criptomoedas, que eu acho que é, tipo, ‘não podemos desistir disso, vamos controlar [bitcoin e criptomoedas]’, me deixa muito triste sobre o país”, disse Altman.

A indústria de criptomoedas nos EUA, vale lembrar, tem enfrentado medidas rigorosas, com o governo implementando regulamentações e regras fiscais mais estritas. Tais medidas levaram a uma desaceleração na valorização do Bitcoin em 2023.

Apesar desse cenário, especialistas no mercado financeiro preveem um forte ressurgimento no valor do Bitcoin no próximo ano, coincidindo com o aguardado evento de halving.

CBDCs

Legisladores e reguladores dos EUA querem introduzir uma CBDC baseado no dólar. No entanto, Jerome Powell, presidente do banco central americano (Fed), reiterou que essa proposta ainda está longe de se tornar realidade.

Sobre as moedas digitais de bancos centrais, Altman afirmou que esá “muito preocupado com o quão longe o estado de vigilância pode ir”, referindo-se ao controle estatal sobre o dinheiro e acrescentando que é “super contra” as moedas digitais do banco central (CBDCs).

Por fim, Altman enfrentou críticas devido à sua associação com o projeto Worldcoin. Apesar de afirmar que tem papel limitado como consultor e investidor, a iniciativa de coletar dados biométricos de indivíduos em troca de criptomoedas levantou preocupações sobre privacidade e segurança.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de criptomoedas do mercado ganhe até 100 USDT em cashback. Cadastre-se

Siga o Livecoins no Google News.

Curta no Facebook, TwitterInstagram.

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias

Últimas notícias