Criptomoeda cai 40% após esquema na PancakeSwap

Esquema de "pump e dump" é crime na bolsa de valores, embora com as criptomoedas seja difícil identificar os responsáveis.

Lista em caderno e aplicativo com imagem da PancakeSwap CAKE deslistar
Lista em caderno e aplicativo com imagem da PancakeSwap

Um esquema de “pump e dump” feito por uma carteira na PancakeSwap causou uma queda de 40% em uma criptomoeda de apostas em e-sports, criada na rede BNB. O que chama atenção é que o projeto foi lançado na última quinta-feira (14) e não demorou muitas horas após ser alvo de golpistas.

Esquemas de pump e dump são conhecidos por usuários que estão há mais tempo neste mercado. É comum que grupos sejam criados em redes sociais para combinar as compras de uma determinada criptomoeda, inflando artificialmente o preço dessa em questão de minutos.

Após a alta inesperada, os manipuladores de preço começam a vender e despejar no mercado os ativos, quem caem rapidamente e deixam investidores desatentos em prejuízo. No mercado financeiro tradicional, manipular preços é uma prática proibida e criminosa, tanto nos EUA, quanto no Brasil, por exemplo.

Criptomoeda cai 40% após esquema na PancakeSwap

A empresa de segurança PeckShield divulgou um esquema em uma criptomoeda recém lançada na PancakeSwap, principal corretora descentralizada do ecossistema Binance Smart Chain (BNB Chain).

Segundo o estudo de segurança sobre o caso, essa situação poderia ser até considerada um “soft rugpull”, ou uma leve puxada de tapete, visto que o endereço favorecido pela fraude é dos próprios criadores do contrato.

Ao estudar o lançamento do token ArenaPlay (APC), os especialistas identificaram que o lucro foi de 1.200 BNB com esse golpe, ou US$ 285 mil hoje. Fica claro que, apesar da proposta ser boa ou não do token, ele possivelmente não passou de mais um golpe contra investidores.

PeckShield divulgou gráfico demonstrando esquema com criptomoeda recém lançada na PancakeSwap
PeckShield divulgou gráfico demonstrando esquema com criptomoeda recém lançada. Divulgação.

Após lançar o novo token na rede e divulgar sua negociação na PancaKeSwap, os donos do contrato inflaram artificialmente o preço para mostrar uma suposta alta, mas depois a moeda despencou 40% em minutos, quando o golpe foi finalmente revelado.

Para evitar fraudes, BNB Chain lançou ferramentas de alerta

O que chama atenção sobre essa situação de golpes na BNB Chain é que a equipe responsável pela tecnologia já reconheceu que sua rede está sendo cada vez mais utilizada por golpistas. Dessa forma, eles buscam mitigar os danos a investidores de seu ecossistema.

Em nova ao Livecoins, a BNB Chain anunciou o lançamento da ferramenta chamada DappBay, que será utilizada para identificar possíveis golpes para investidores.

Essa solução contará com um sistema de alerta, como explicado por Gwendolyn Regina, diretora de Investimentos da BNB Chain.

“Usando dados de mercado, o DappBay permite que a comunidade BNB Chain liste e classifique os melhores projetos lançados recentemente, como Gamefi, Defi, NFT e outros. Mais importante ainda, o recurso Red Alarm o ajuda os usuários a ficarem um passo à frente dos golpistas. O sistema avisa em tempo real sobre os riscos potenciais associados aos projetos, permitindo que a comunidade tome decisões de investimento conscientes. Este é um avanço, não apenas para a comunidade BNB Chain, mas para toda a comunidade blockchain”.

A solução que ajuda investidores a evitar golpes, assim como receber alertas de riscos em potencial, é gratuita para uso.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias