Criptomoeda de IA ‘TruthGPT’ diz ter sido criada por Satoshi Nakamoto e Elon Musk

Projeto dizia que Satoshi Nakamoto se uniu com Elon Musk, Vitalik Buterin e até o CEO da Binance para criar novo projeto revolucionário de inteligência artificial com criptomoedas.

Uma criptomoeda que se apresentava como a mais nova solução de inteligência artificial, a TruthGPT, declarou que foi criada por Satoshi Nakamoto, o desaparecido criador do bitcoin.

Além disso, por mais surreal que possa parecer a “sopa de letrinhas”, os criadores afirmavam que Satoshi se uniu ao bilionário Elon Musk para criar a suposta inovação.

Para completar a equipe de peso, o criador do Ethereum Vitalik Buterin e até o CEO da Binance, CZ, apareciam como cofundadores da TRUTH.

Vale lembrar que, na tradução literal, ‘truth‘ significa verdade, mas o projeto passou longe do seu principal conceito ao ser flagrado mentindo descaradamente.

Satoshi Nakamoto, Vitalik, CZ e Elon Musk fundaram criptomoeda TruthGPT? Autoridades dos EUA processam projeto e mandam parar de mentir

Claro que uma equipe de peso como a citada pelo projeto conseguiria realizar grandes façanhas caso se unisse. No entanto, o clã nunca nem passou perto de qualquer união para criar uma nova moeda.

Vale lembrar que Satoshi Nakamoto desapareceu em 2010, ou seja, dificilmente ressurgiria e já engataria uma aliança para criar uma criptomoeda como a TruthGPT.

Além de utilizar a imagem de grandes personalidades associadas ao mercado de criptomoedas, a $TRUTH também tentou aproveitar a fama do ChatGPT. Comprado pela Microsoft, a solução tem despertado curiosidade em todo o mundo.

Contudo, autoridades do Estado de Nova Jersey, nos Estados Unidos, tomaram conhecimento do golpe em andamento pela internet e emitiram um alerta contra a TruthGPT. Após acionar os responsáveis, o site foi removido para acesso de norte-americanos, embora ainda seja possível consultar o golpe de outros países.

De acordo com a Ordem de Cessar e Desistir, os Requeridos estão deturpando o endosso de Elon Musk à TruthGPT Coin e estão manipulando avatares animados e imagens de Elon Musk para demonstrar falsamente seu endosso.

Além disso, o projeto cripto mostra falsamente o envolvimento de várias outras figuras públicas.

Por exemplo, como alegado, o site da TruthGPT Coin foi projetado enganosamente para criar a ilusão de que Changpeng “CZ” Zhao (o fundador e CEO da Binance), Vitalik Buterin (o fundador da Ethereum) e Satoshi Nakamoto (o criador do Bitcoin) são parte do ecossistema TruthGPT, embora não sejam.

O site ainda pretende incorporar uma plataforma de comunicação que permite aos usuários supostamente interagir com essas e outras figuras públicas.

De acordo com o procurador-geral Platkin, malfeitores associaram a IA a ganhos rápidos com criptomoedas.

“Esses malfeitores estão fazendo parecer que o uso de inteligência artificial é um esquema infalível para enriquecimento rápido. Mas eles subestimam os riscos associados ao investimento e podem prejudicar os investidores e suas economias.”

Golpistas em série criaram criptomoeda falsa

As investigações preliminares do New Jersey Bureau of Securities apontaram ainda que o golpe tem por trás alguns golpistas já conhecidos.

Conforme alegado no pedido, os Requeridos têm um histórico de participação em várias ofertas iniciais de moedas (ICOs), durante as quais os tokens foram implementados nas blockchains Ethereum e Binance Smart Chain.

Por meio de websites e mídias sociais, eles divulgaram informações sobre a lucratividade desses tokens, alegando que uma oferta inicial estava associada a um “Laboratório de Inteligência Artificial de geração de dinheiro”, que supostamente tinha o potencial de gerar um aumento de 1000 vezes no valor. Eles também informaram aos investidores que apostar nesses tokens poderia resultar em lucros ainda maiores, de até 2.000% ao ano.

No entanto, contrariando essas alegações, os tokens anteriormente oferecidos pelos Requeridos nunca apresentaram um aumento significativo em seu preço e nunca chegaram em grandes exchanges centralizadas de criptomoedas. Atualmente, o valor justo de mercado de cada token é o de US$ 0,00.

Recrutadores do esquema deverão responder por golpe

A TruthGPT Coin e os outros investimentos mencionados no pedido não foram registrados para venda em Nova Jersey. Assim, o esquema deve procurar a identidade dos envolvidos para culpabilizar eles juridicamente.

Além disso, os divulgadores e recrutadores “Horatiu Charlie Caragaceanu”, “The Shark of Wall Street” e “Hedge4.ai” não possuem registros como revendedores ou agentes. Ou seja, também devem responder pela fraude inusitada.

Por fim, vale lembrar que promessas fortes de enriquecimento rápido são golpes, seja com criptomoedas ou com inteligência artificial.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na maior corretora de criptomoedas do mundo e ganhe até 100 USDT em cashback. Acesse Binance.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias