Criptomoeda do Facebook, Libra pode ser maior que China, EUA e Europa

Se der certo!

Siga no
Criptomoeda do Facebook, Libra pode ser maior que China, EUA e Europa
Criptomoeda do Facebook, Libra pode ser maior que China, EUA e Europa

Um dos projetos de criptomoedas mais polêmicos dos últimos tempos é a criptomoeda proposta pelo Facebook. Essa que é conhecida como Libra, caso seja lançada, tende a ser maior que as populações da China, Europa e EUA combinadas.

Nos últimos tempos essa moeda digital, que deverá ser lançada em 2020, tem encontrado dificuldades. Isso porque para os reguladores financeiros, essa apresenta uma ameaça a estabilidade dos países.

Libra pode ser maior que populações combinadas da China, EUA e Europa

A Libra poderá ser uma grande ameaça a países da Europa, que tem mostrado pouca confiança nesta. Além disso, a Libra passou por uma sabatina no Congresso dos EUA, que mostrou pouca confiança nesta tecnologia.

De fato, na China a Libra também não teria muito espaço, principalmente com o governo sendo pouco favorável às criptomoedas. O Banco Central Chinês inclusive está a pensar em uma criptomoeda própria para o país.

Caso a Libra venha a ser uma realidade em 2020, entretanto, poderá ser maior que as populações da Europa, China e EUA juntos. Cabe o destaque este levantamento foi realizado pela Bloomberg no último dia 18 de setembro.

De fato, a base de usuários do Facebook é maior que as populações dos países mencionados. Além disso, o fato da Libra ser uma stablecoin é um fator que tem despertado medo em governantes. A proposta dessa moeda é ser “lastreada” em moedas fiat, como Dólar, Euro, Yen. Com isso, a Libra teria a proposta de ter um valor estável e grande adoção. Na Europa, a criação dessa moeda tem sido tratada com extremo receio, assim como nos EUA.

Respostas do Facebook não tem acalmado os ânimos

O cocriador da Libra, David Marcus foi no Twitter, na última semana, defender seu projeto das novas acusações. Para Marcus, a Libra não é uma ameça aos países como tem sido amplamente discutido nos últimos dias.

David argumentou que a Libra não está criando dinheiro, mas um novo sistema de pagamento. Com isso, a criação de dinheiro continua a cargo dos países soberanos.

Os argumentos demonstrados por Marcus em suas respostas ainda não convencem os bancos centrais.

Bancos Centrais Europeus estão analisando a possibilidade de criar uma criptomoeda própria do bloco

De acordo com a Bloomberg, no último mês o chefe do banco central inglês, Mark Carney, apresentou a ideia de uma “Synthetic Hegemonic Currency”. A ideia desta seria possuir lastro em moedas fiat europeias, mas sem os problemas relacionados ao Facebook.

Além disso, na última semana o executivo do banco central europeu, Benoit Coeure, pediu que as instituições europeias se unam na causa. Um dos pontos seria a ideia de afastar moedas privadas, como do Facebook e outras mais que sejam criadas.

Na ideia dos bancos centrais, uma moeda emitida por estes seria mais segura para a população. Na ideia dos executivos, com moedas digitais emitidas por BCs, terrorismos e lavagens de dinheiro seriam melhor controlados.

De acordo com a Bloomberg, essas questões envolvem questões políticas e sociais globais. Finalmente, um “Bitcoin” de bancos centrais também não seria a melhor resposta correta para este problema.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Leia mais sobre:
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.
Homem segurando criptomoedas em mão

Secretários de Macaé são acusados de enriquecimento ilícito e investimentos “elevados” em criptomoedas

Alguns secretários municipais de Macaé foram acusados em redes sociais de obter enriquecimento ilícito e negociar criptomoedas, obtendo para si vantagens indevidas. A negociação de...
Homem jogando dinheiro para cima bilionários do Bitcoin

Usuário compra bitcoin por 11 mil dólares durante flash crash da Binance

Durante uma queda repentina nos preços de várias moedas na Binance americana, onde o Bitcoin chegou a ser negociado por 8.200 dólares por menos...

Bitcoin atingiu novo recorde histórico, o que mudou na rede?

OÉ importante manter a conjuntura Macro clara, e para isso, os indicadores cíclicos continuam atualizar a cada dia que passa junto com o preço...
.

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias