Criptomoeda falsa arrecada quase R$ 300 mil em menos de 30 minutos

Os golpes no mercado de DeFi estão crescendo a cada dia, só em 2020 mais de $ 380 milhões foram roubados através de hacks e criptomoedas falsas.

Siga no
BItcoin-Chocolate-Wall-Marte
BItcoin-Chocolate-Wall-Marte

O criador da Yearn Finance anunciou por meio do Twitter seu novo projeto, uma plataforma de empréstimos chamada Deriswap. Golpistas atentos aproveitaram a oportunidade e correram como ratos para criar uma criptomoeda falsa com nome de $DWAP, uma referência ao projeto recém anunciado pelo popular Andre Cronje. Vários investidores acreditaram no token falso e os golpistas conseguiram arrecadar mais de $ 53 mil (R$ 288.399,50) em menos de 30 minutos. [Via Decrypt]

Qualquer pessoa pode criar um token na plataforma Uniswap em questão de segundos, a Uniswap é uma plataforma que permite a negociação de vários tokens por Ethereum (uma criptomoeda que tem valor), assim, o novo token criado já pode ser comprado por usuários da corretora descentralizada.

Foi exatamente isso que aconteceu, Andre Cronje, o fundador da Yearn Finance é popular na comunidade DeFi, ele é visto como um desenvolvedor habilidoso, então, várias pessoas ficam de olho em seus movimentos, inclusive os golpistas.

DWAP Token Falso
DWAP Token Falso

DeFi é a abreviação de Finanças Descentralizadas, um mercado de aplicativos baseados em blockchain que fornecem serviços financeiros descentralizados como empréstimos, juros sobre depósitos e trocas de ativos.

Os golpes no mercado de DeFi estão crescendo a cada dia, só em 2020 mais de $ 380 milhões foram roubados através de hacks e criptomoedas falsas, a facilidade de emissão de tokens torna o setor ainda mais complexo do que o mercado das ICOs em 2017.

No caso do token falso DWAP, os hackers criaram o token, realizaram algumas transações para atrair outros investidores e em seguida saíram com cerca de 162 ETH em menos de 30 minutos. Esse processo rendeu aos golpistas mais de $ 53.000.

Para dar mais legitimidade ao negócio, os golpistas enviaram alguns tokens $DWAP para o contrato que Andre Cronje controla e faz atualizações regularmente.

Pool falsa com 70 ETH no esquema DWAP
Pool falsa com 70 ETH no esquema DWAP

O token acima foi apenas um dos outros 30 “DWAPs” que foram emitidos na plataforma Uniswap, todos criados por golpistas que tentavam atrair vítimas.

30 tokens DWAP falsos
30 tokens DWAP falsos. Imagem. Twitter

Aparentemente o setor de finanças descentralizadas vai levar um tempo de amadurecimento para que os golpes sejam eliminados ou pelo menos minimizados.

Os usuários estão sempre procurando um “bitcoin 2.0”, ou um token para ganhar dinheiro rápido e fácil, fazendo apostas em projetos duvidosos e até completamente desconhecidos.

Os golpistas sabendo disso se aproveitam e fazem a festa, faturando $ 300 mil em menos de 30 minutos apenas observando o mercado e prometendo lucro garantido com um novo token chamado “Lucro Garantido Token”.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Livecoins
Livecoins é um portal de blockchain e criptoeconomia focado em notícias, artigos, análises, dicas e tutoriais.
dolar rasgado e Bitcoin. Imagem: ShutterStock

Volume de transferências com bitcoin em 2021 deve superar PIB dos EUA

Pela primeira vez em menos de sete meses, o volume total de transferências com bitcoin ultrapassou US $ 15,8 trilhões. Como resultado, o volume...
CEFI vs DEFI

DeFi vs CeFi: Finanças Centralizadas vs Finanças Descentralizadas

Finanças descentralizadas (DeFi) são uma das fatias mais cobiçadas da indústria de blockchain hoje, mas a ideia em si tem origens muito mais humildes. Na verdade,...
Tokyo 2020

Emissora usa imagem do Bitcoin para representar El Salvador nas Olimpíadas de Tóquio

As Olimpíadas de Tóquio começaram oficialmente nesta sexta-feira (23), em meio às restrições da pandemia e atraso de um ano. O evento começou com...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias