O que é a “Internet Computer”? Criptomoeda já nasce no top 5 do mercado

Não seria bem uma nova concorrente para a Ethereum, mas uma evolução das inovações com blockchain, observou analista.

Siga no
ICP Internet Computer
ICP Internet Computer

Uma nova criptomoeda surpreendeu o mercado nesta terça-feira (11), ao alcançar a oitava posição em valor de mercado. Criada há alguns anos, o projeto havia recebido um financiamento privado de empresas de capital de risco.

Desde 2016, o projeto Internet Computer (ICP) vem sendo desenvolvido. De acordo com o fundador da moeda, Dominic Williams, as premissas iniciais eram de mudar o mundo com a tecnologia blockchain e os contratos inteligentes.

Com listagens já em grandes corretoras, como Binance e Coinbase, por exemplo, a ICP chegou ao CoinMarketCap superando concorrentes diretos, como a Polkadot e Solana. Mas a visão técnica dessa nova rede pode ser um pouco obscura, dizem analistas.

Nova criptomoeda surge na oitava posição do mercado e surpreende, promessa é ser melhor que Ethereum

Desde que a tecnologia blockchain surgiu, a inovação tecnológica alcançou novas visões para o mundo, sendo uma delas a descentralização. Dessa forma, redes como Ethereum buscam criar, com uso de contratos inteligentes, novas aplicações que melhoram o mercado financeiro mundial, sem concentrar essas inovações nas mãos de bancos ou governos.

Com uma missão audaciosa de se tornar um computador mundial, eis que agora surge um novo concorrente. Chamado de Internet Computer, o projeto recebeu um aporte da US$ 10 milhões para financiar suas pesquisas e desenvolvimentos.

Incubado pela DFINITY Foundation, a ICP pôde desenvolver sua aplicação com ajuda de grandes criptógrafos nos últimos anos. Nesta terça-feira (11), já listada em grandes corretoras, o preço da Internet Computer (ICP) valorizou 90%, cotado em cerca de US$ 400,00 cada.

Ainda que a nova criptomoeda tenha planos para se tornar um computador mundial, concorrendo com Ethereum, Solana e Polkadot, ninguém conseguiu a façanha até hoje, comentou a pesquisadora Mira Christanto, da Messari Crypto.

A analista lembrou que a “sorte” do Internet Computer, contudo, foi ser lançada em meio a um mercado com preços em alta.

“Complexidade técnica e visão obscura”, lembrou analistas

Em um relatório de mercado, produzido por analistas da Messari Crypto, o projeto Internet Computer ganhou destaque. De acordo com o material, o projeto Dfinity ainda possuí uma complexidade técnica e uma visão obscura.

Apesar dos receios, os analistas lembram que a ICP nasce para concorrer nem tanto com outras criptomoedas, mas sim com aplicações centralizadas da internet, como Facebook, TikTok e a AWS, da Amazon. Segundo Mira, as inovações em ecossistemas centralizados são lentas, principal motivação para impulsionar o Internet Computer no futuro.

“A Dfinity está construindo o “Computador Internet”. Não vai atrás $ETH ou $DOT. Vai para uma “nova internet”– um Facebook aberto, Tiktok, AWS. Por quê? As plataformas de grande tecnologia são um empreendedorismo fechado e lento.”, lembrou Mira.

Para funcionar, a rede ainda depende de data centers, que estão distribuídos em várias partes do mundo.

Após o lançamento, a nova criptomoeda surpreendeu o mercado, com seu preço chamando atenção e seu projeto audacioso prometendo o que ainda não foi feito.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

“Bitcoin é igual o Kenny do South Park, morre, mas sempre volta”, diz diretor...

South Park é um dos desenhos mais famosos dos últimos anos, com um humor adulto e ácido e personagens simples, mas memoráveis. De acordo...
WTF dólar. (Imagem: ShutterStock)

Na surdina, congresso dos EUA introduz emenda que dá mais poder ao FED para...

No dia 28 de julho deste ano uma emenda foi introduzida para votação no Congresso dos EUA. O texto, apoiado pelo democrata Don Beyer, introduz...

Quantas vezes a China já baniu o Bitcoin?

Desde 2009 a China vem brigando para manter o yuan como a única moeda usada no país, proibindo que seus cidadãos tenham qualquer tipo...
.

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias