“Criptomoedas são inúteis” diz criptógrafo de Harvard

Criptomoedas são inúteis para qualquer pessoa que não seja de grupos nefandos ou indivíduos que tentam movimentar dinheiro sem serem notados pelo governo. Esta é a opinião de vanguarda do criptógrafo e pesquisador de tecnologia da Universidade de Harvard, Bruce Schneier.

Citando uma série de pontos de discussão regularmente desacreditados, Schneier acredita que os objetivos do Bitcoin de acordo com seu whitepaper original foram derrotados pela realidade de sua implantação, o que significa que além de ser operacionalmente difícil e arriscado, também falha em entregar sua premissa básica, que essencialmente o torna inútil.

Escrevendo na Wired, Schneier cita a questão da confiança como o maior exemplo de falha básica da criptomoeda. Segundo ele, enquanto o bitcoin foi criado para fornecer uma base para transações eletrônicas sem depender de confiança, um olhar crítico sobre a arquitetura da tecnologia blockchain vai mostrar que não pode funcionar sem confiança – que derrota o propósito de ter um sistema descentralizado.

Os usuários de criptomoedas precisam confiar que os mineradores estão seguindo as sequências corretas para minerar os bitcoins e então acreditar que o sistema não irá falhar, resultando em perdas monetárias. Na verdade, ele diz, que tudo o que o bitcoin fez foi tirar a confiança dos humanos e colocá-la em tecnologia cuja segurança também não é garantida.

Expandindo ainda mais sobre este ponto, ele diz:

“Se a sua corretora de bitcoins for hackeada, você perde todo o seu dinheiro. Se a sua carteira de bitcoins for invadida, você perderá todo o seu dinheiro. Se você esquecer suas credenciais de login, perderá todo o seu dinheiro. Se houver um bug no código do seu contrato inteligente, você perderá todo o seu dinheiro. Se alguém hackear com êxito a segurança da blockchain, você perderá todo o seu dinheiro. De muitas maneiras, confiar na tecnologia é mais difícil do que confiar nas pessoas. Você prefere confiar em um sistema jurídico humano ou nos detalhes de algum código de computador que você não tem o conhecimento para auditar? ”

Embora as outras críticas possam ter tido alguma precisão técnica, Schneier também cita o argumento banal de “utilização de criptomoedas – grande quantidade de energia ” para sustentar sua crença de que as criptomoedas são inúteis. Segundo ele – você certamente nunca ouviu isso antes – constitui um grande risco ambiental devido à quantidade de energia que consome.

Schneier argumenta que os custos de transações de bitcoin, como taxas de processamento, estão ocultas, ao contrário dos custos de operações bancárias, que podem ser facilmente calculadas. Onde ele tem a impressão de que as taxas de transação de criptomoedas estão escondidas, ninguém sabe a essa altura, mas certamente faz um bom – se impreciso – ponto de discussão.

Ele também diz que sistemas automatizados não podem ser totalmente confiáveis ​​e que a intervenção humana sempre será melhor, acrescentando que a tecnologia blockchain é apenas teoricamente sem confiança. Ele diz que os usuários de criptomoedas ainda precisam confiar em exchanges e carteiras de criptomoedas quando negociam ou fazem transações. Não é de surpreender que nenhuma menção seja feita a exchanges descentralizadas, que aparentemente não são bons pontos de discussão para o propósito da polêmica de Schneier.

Schneier afirma também que a imutabilidade da blockchain é um problema porque, no caso de um erro, “todas as suas economias poderiam ter desaparecido”. Em sua opinião, as criptomoedas são inerentemente inúteis e não necessárias.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de criptomoedas do mercado ganhe até 100 USDT em cashback. Cadastre-se

Siga o Livecoins no Google News.

Curta no Facebook, TwitterInstagram.

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

ViaCCN
Leia mais sobre:
Mateus Nunes
Mateus Nuneshttps://livecoins.com.br
Fundador do Livecoins. Formado em Ciência da Computação e profissional de segurança da informação há mais de 10 anos. Escreve sobre Bitcoin desde 2012. Tradutor do site Bitcoin.org

Últimas notícias

Últimas notícias