Autoridades fecham cerco contra criador da Luna e prendem cúmplice

Autoridades da Coreia do Sul emitiram mandado de prisão contra os suspeitos e um já foi encontrado.

Um cúmplice de Do Kwon, criador da criptomoeda Terra (LUNA) foi preso nesta quinta-feira (6), após um mandado de prisão contra ele ser cumprido por possível fraude financeira e manipulação de mercado.

Desde maio a Coreia do Sul investiga o projeto supostamente descentralizado de criptomoedas que movimentou bilhões de investidores por todo o mundo.

Isso porque, a LUNA entrou em colapso e muitas pessoas perderam seus investimentos no projeto, que em questão de dias chegou a não valer nada. Seis pessoas são procuradas por envolvimento com o golpe financeiro, considerados foragidos das autoridades.

Cúmplice de Do Kwon é preso pela Coreia do Sul

O primeiro cúmplice de Do Kwon no colapso da Terra (LUNA) e todo seu ecossistema de projetos foi preso nesta quinta, anunciaram promotores da Coreia do Sul.

De acordo com informações de um portal local, Yoo Mo foi preso, este que era o chefe de assuntos gerais da TerraForms Labs, o laboratório que tinha como responsabilidade buscar inovações para o ecossistema que colapsou nos últimos meses.

Essa é a primeira prisão confirmada sobre o caso, indicando que as autoridades estão caçando os foragidos relacionados ao colapso da moeda digital.

No caso de Yoo, ele é acusado de criar um robô que inflava a quantidade de operações que eram realizadas pelo ecossistema, que iludia investidores a acreditar que os mercados tinham muita liquidez, inflando o preço de ativos artificialmente.

Fundador da LUNA deve perder seu passaporte em menos de um mês

Ao incluir Do Kwon na lista vermelha da Interpol nos últimos dias, a Coreia do Sul exigiu que o fundador da LUNA entregasse seu passaporte.

Como ele não cumpriu com as exigências, informações divulgadas pelo TechCrunch informam que ele terá seu passaporte cancelado pelo seu país natal.

O prazo para que isso ocorra é de menos de um mês, o que dificultará ainda mais sua locomoção entre países em uma eventual tentativa de fuga.

Seu paradeiro ainda é desconhecido e as autoridades sul-coreanas esperam que ele entregue seu passaporte nos próximos 14 dias voluntariamente.

Na última quinta-feira (5), Kwon acusou a Coreia do Sul de perseguição, após milhões em criptomoedas serem congelados em corretoras, valor que ele nega ser seu.

“Eu não entendo a motivação por trás de espalhar essa falsidade Mais uma vez, eu nem uso Kucoin e OkEx, não tenho tempo para negociar, nenhum fundo foi congelado. Não sei de quem são os fundos que congelaram, mas bom para eles, espero que usem para o bem.”

$100 de bônus de boas-vindas. Crie sua conta na maior corretora para traders de criptomoedas e ganhe. Acesse Bybit.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias

Últimas notícias