Curso de especialização da USP com TCE Ceará tem Bitcoin como disciplina

Professores de uma das maiores universidades públicas brasileiras apresentando conhecimentos sobre a maior moeda digital.

Um curso de especialização no Brasil tem como disciplina o Bitcoin, oferecido pela Universidade de São Paulo (USP) e o Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE).

Em setembro de 2019, a USP assinou o contrato com o TCE Ceará para iniciar o curso de Especialização (Pós-Graduação Lato Sensu): Políticas Públicas para Cidades Inteligentes (Smart Cities).

Na ocasião, participaram da solenidade o presidente do TCE Ceará, conselheiro Edilberto Pontes e o reitor da USP, prof. Dr. Vahan Agopyan. Na ocasião, o reitor declarou que “a universidade tem o dever e a obrigação de compartilhar seu conhecimento com a sociedade, e o poder público é um parceiro muito importante“.

O curso pretende dar aos profissionais uma visão sobre diversas tecnologias, composta por 21 disciplinas distribuídas em 24 meses de formação.

A USP é uma das principais universidades públicas da América Latina, sendo este um movimento promissor para a entrada do Bitcoin neste espaço importante de produção de ciência e tecnologia no Brasil.

Solenidade na USP com TCE do Ceará em 2019 para curso de especialização
Solenidade na USP com TCE do Ceará em 2019 para curso de especialização/Reprodução

Curso de especialização com Bitcoin como disciplina tem aulas retomadas

O curso de especialização com Bitcoin como disciplina então voltou as aulas para mais um semestre em modalidade remota, publicou o TCE Ceará na última sexta-feira (6).

“Foi reiniciado nesta quinta-feira (5/8) o curso de especialização em Políticas Públicas para Cidades Inteligentes, com palestra e aulas sobre “Mudanças Climáticas e Smart Cities” e “E-Governo e E-Democracia”.”

O foco dos estudos é a gestão pública e seus ecossistemas de inovação, que já tem hoje a disposição inúmeras ferramentas para esse processo de imersão digital.

Uma das disciplinas do curso se chama “Blockchain e Bitcoin“, mostrando que o TCE Ceará, em parceria com a USP, já vislumbra o uso dessas tecnologias no processo de inovação do Brasil.

“As atividades estão divididas em três grandes módulos: uso de recursos tecnológicos; inovação na gestão pública e a participação do cidadão na cidade inteligente.”

Vale notar que essa especialização fomenta o uso de tecnologias para criar serviços públicos com o objetivo de fazer com que os participantes desenvolvam competências que possibilitem a utilização de informações estatísticas para aprimoramento das políticas.

Para isso, o foco está no desenvolvimento de habilidades dos participantes na gestão pública. Os coordenadores do curso são os professores doutores Ana Carla Bliacheriene e Luciano Vieira de Araújo, organizada pelo Instituto Plácido Castelo (IPC) e pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP (EACH).

Vale lembrar que em 2020, Gilson Schwartz, professor de economia da USP, afirmou que o “Bitcoin modifica a esfera pública brasileira“.

Confira abaixo quais são as disciplinas que são ofertadas nesse curso de especialização além do Bitcoin. Atualmente, as inscrições para este curso estão fechadas.

Disciplinas ofertadas em especialização
Disciplinas ofertadas em especialização/Reprodução

Ganhe até R$ 100 ao se cadastrar na melhor corretora de criptomoedas para traders do mundo. Acesse: Bybit.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias

Últimas notícias