DAO planeja comprar a Blockbuster, famosa locadora falida

Projeto quer transformá-la em serviço de streaming.

blockbuster
Fachada da Blockbuster

Outro setor que começa a ganhar força no criptomercado são as Organizações Autônomas Descentralizadas, ou DAOs. O intuito delas é reunir pessoas que tenham visões de investimento parecidas. Visto isso, uma DAO está querendo comprar a Blockbuster, famosa locadora de filmes já falida, e transformá-la em um serviço de streaming para competir com a Netflix e outros.

O anúncio da BlockbusterDAO ocorreu neste último domingo (26), explicando os motivos desta ideia. Primeiramente, a marca Blockbuster não é apenas nostálgica, mas também faz parte da história dos filmes, explica a postagem. Além disso, o reconhecimento de uma marca pode ser fundamental para o seu sucesso.

No mês passado, outra DAO tentou comprar uma cópia da Constituição dos EUA. Embora tenham perdido o leilão, a soma arrecadada pelo projeto mostra sinais de que as DAOs podem ser uma próxima moda entre usuários de criptomoedas.

A história da Blockbuster

Primeiramente é preciso fazer um resumo da história da Blockbuster, não tão famosa para brasileiros. Fundada em 1985, ela tornou-se a maior rede de locadora de filmes e vídeo games do mundo.

Apesar disso, a chegada de serviços de streaming matou este setor, levando a Blockbuster à falência no início dos anos de 2010. O irônico desta história é que o então CEO da Blockbuster teve a oportunidade de comprar a Netflix por 50 milhões de dólares em 2000, porém riu da oferta, hoje ela vale 270 bilhões de dólares.

Por coincidência, ou não, o perfil @Bitcoin no Twitter publicou neste domingo (26) uma foto de uma locadora da Blockbuster, agora fechada e apenas com as marcas do logotipo da falida empresa.

“Apenas um lembrete sobre tecnologias inferiores… Outra razão para comprar #Bitcoin”.

DAO quer comprar locadora falida e transformá-la em serviço de streaming

Devido a sua história de sucesso, presente na vida de muitos cidadãos dos EUA, e de outros países, o nome Blockbuster continua sendo sinônimo de filmes e esta DAO quer aproveitar isso.

A ideia é criar um projeto de DeFilm, ou, em outras palavras, um serviço descentralizado de streaming de filmes, sendo assim administrado de forma autônoma, de forma diferente de empresas tradicionais.

O grupo BlockbusterDAO afirma que precisa levantar 5 milhões de dólares através da venda de NFTs para tentar comprar a marca da Dish Network, atual dona da falida Blockbuster. Hoje o nome está avaliado em U$ 1,8 milhões, porém eles estão prevendo contra-ofertas.

Após isso, a ideia é realizar festivais e também começar a comprar filmes que poderão ser exibidos na própria plataforma, a ser criada, bem como poderão vender seus direitos de exibição para outros concorrentes.

Por fim, embora seja uma ideia ambiciosa, vale lembrar que a ConstitutionDAO arrecadou cerca de 47 milhões de dólares para comprar uma cópia da Constituição dos EUA no mês passado. Embora não tenham ganho o leilão, estes valores e determinação da comunidade parecem ter sido motivacionais para outros projetos, como a própria BlockbusterDAO.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Henrique Kalashnikov
Formado em desenvolvimento web há mais de 20 anos, Henrique Kalashnikov encontrou-se com o Bitcoin em 2016 e desde então está desvendando seus pormenores. Tradutor de mais de 100 documentos sobre criptomoedas alternativas, também já teve uma pequena fazenda de mineração com mais de 50 placas de vídeo. Atualmente segue acompanhando as tendências do setor, usando seu conhecimento para entregar bons conteúdos aos leitores do Livecoins.

Últimas notícias