Após depositar U$ 10 em projeto DeFi, investidor processa empresa

O avanço dos casos de uso das criptomoedas está deixando várias áreas sem cobertura legal, como é o caso das finanças descentralizadas (DeFi). Por conta disso, é difícil saber o que acontecerá.

Bitcoin em Defi, contrato inteligente
Bitcoin em Defi

Joseph Kent, um engenheiro de software americano, está processando o protocolo de DeFi PoolTogether por acreditar que o projeto seja uma loteria não autorizada no país. A parte interessante é que ele depositou 10 dólares antes disso.

Embora um projeto consiga ser descentralizado, muitos deles possuem uma empresa por trás de seu desenvolvimento. Com isso, estas ações podem ser tomadas, já seu resultado é um mistério visto que não existem leis que abrigam estes casos de maneira clara.

Em sua defesa, o fundador da PoolTogether afirmou que o processo tem motivações políticas, além de citar que o atacante não gosta das criptomoedas por alegar que elas fazem mal para o meio ambiente.

Depositou 10 e processou DeFi

No geral, projetos DeFi conseguem gerar receita e ela é dividida entre todos usuários como forma de dividendos. Todavia, a PoolTogether apresenta um modelo diferente.

Na PoolTogether, os usuários fazem um depósito e então podem ser sorteados, recebendo toda receita acumulada. Ou seja, ela funciona como uma loteria onde não há nenhuma perda.

Apesar de parecer boba, até mesmo por Vitalik Buterin, criador do Ethereum já elogiou a ideia. Na oportunidade, ele afirmou que esta era uma maneira muito criativa de incentivar as pessoas a economizarem dinheiro.

Apesar disso, nem todos gostaram deste modelo. Em especial podemos citar o engenheiro de software Joseph Kent que está processando a PoolTogether alegando que a mesma é uma loteria que não possui autorização para operar como tal.

Para sustentar suas afirmações, Kent chegou a depositar um montante de 10 dólares no protocolo. Como comparação, a PoolTogether possui 122 milhões de dólares (R$ 674 milhões) em depósitos.

Quanto as premiações, o próprio projeto afirmou nesta quinta-feira (13) que seu novo protocolo já distribuiu 1,1 milhão de dólares em prêmios entre 5.000 vencedores nos últimos três meses. Sem ninguém perder dinheiro.

Área cinzenta

O avanço dos casos de uso das criptomoedas está deixando várias áreas sem cobertura legal, como é o caso das finanças descentralizadas (DeFi). Por conta disso, é difícil saber o que acontecerá.

Em uma declaração no Discord da PoolTogether, o fundador Leighton Cusack confirmou que o processo é real e que não havia comentado sobre o assunto anteriormente para não legitimar o “ataque frívolo”.

“Ela foi apresentada por alguém que trabalha na política e a motivação declarada é que as criptomoedas são ruins para o meio ambiente. Se você ler a reclamação, ela está cheia de imprecisões e erros factuais.”

Por fim, embora esta ação pareça mais uma birra do que a resolução de um problema, o seu desenvolver pode servir de exemplo para casos futuros que tenham ligação com projetos de DeFi.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Henrique Kalashnikov
Formado em desenvolvimento web há mais de 20 anos, Henrique Kalashnikov encontrou-se com o Bitcoin em 2016 e desde então está desvendando seus pormenores. Tradutor de mais de 100 documentos sobre criptomoedas alternativas, também já teve uma pequena fazenda de mineração com mais de 50 placas de vídeo. Atualmente segue acompanhando as tendências do setor, usando seu conhecimento para entregar bons conteúdos aos leitores do Livecoins.

Últimas notícias