Desenvolvedor Bitcoin apresenta ideia já alertada por Satoshi Nakamoto

Satoshi Nakamoto, o criador do Bitcoin, já alertou que novas soluções podem surgir em novas redes sidechain e que não há problemas com isso.

O desenvolvedor do bitcoin Erik Aronesty, conhecido por trabalhar no Core de desenvolvimento da moeda, apresentou uma proposta para acabar com os NFTs na rede bitcoin, ideia que no passado, já foi alvo de um alerta de Satoshi Nakamoto, o criador do bitcoin.

Isso mostra o quão preocupados estão alguns membros da comunidade com o surgimento dos Ordinals e outros padrões de NFTs, como o BRC-20, na maior blockchain pública do mundo.

Criada há 14 anos como uma proposta de moeda digital, a tecnologia do Bitcoin permite que transações ocorram pela internet, rápidas e baratas. Com a chegada dos NFTs tudo mudou, tornando as transações comuns caras e lentas.

Desenvolvedor do bitcoin apresenta proposta já alertada por Satoshi Nakamoto

Nos últimos dias, Erik Aronesty publicou a nova proposta na lista de discussão dos desenvolvedores do bitcoin. De acordo com ele, uma saída para dificultar a vida dos criadores de NFTs na rede bitcoin seria aumentar a taxa máxima em outputs.

Em sua visão, a implementação para aumentar os custos para outputs poderia frear alguns ataques contra a rede, como spam ou DDoS. Contudo, ele reconhece que Satoshi Nakamoto já alertou contra os problemas no passado.

“Possível alterar tx “taxa máxima” para valores de saída? Parece que o único caso de uso que suportaria tal tx é o tipo spam/dos. Sobre as quais Satoshi alertou. Não é uma solução para tudo, mas parece que pode ajudar um pouco com certos ataques.”

Os chamados Ordinals impulsionaram as taxas de transações da rede bitcoin para valores absurdos nos últimos dias. Além disso, criaram uma congestão sem precedentes na rede, prejudicando que gostaria de mover valores sem ligação com os NFTs.

Para alguns maximalistas do bitcoin, os NFTs não passam de um ataque contra o ecossistema, que prejudicam a filosofia da moeda digital descentralizada. No entanto, os mineradores defendem os novos ativos, visto que estão lucrando novamente, independente da queda do bitcoin para 27 mil dólares.

Apesar da nova proposta de Erik, o também desenvolvedor do bitcoin Peter Todd lembrou que caso sua ideia avance, transações que utilizam a Child pays for parent (CPFP) seriam prejudicadas.

Satoshi defendia rede paralela para registro de domínios com bitcoin, sem comprometer a rede bitcoin

Em dezembro de 2010, antes de sumir para sempre e nunca mais aparecer, Satoshi Nakamoto publicou uma mensagem no BitcoinTalk que pode dar a entender o que ele pensava sobre novos recursos na rede bitcoin.

Na ocasião, a comunidade discutia a criação de domínios de sites na rede bitcoin. E na visão do criador do bitcoin, fazia mais sentido uma rede paralela (sidechain), para implementar domínios de bitcoin.

Na opinião de Satoshi, os usuários do BitDNS não iriam querer baixar toda a blockchain de transações, assim como os usuários não queriam dados do serviço. Ou seja, ambas as redes teriam seus usos em paralelo sem problemas.

“Bitcoin e BitDNS podem ser usados ​​separadamente. Os usuários não deveriam ter que baixar todos os dois para usar um ou outro. Os usuários do BitDNS podem não querer baixar tudo que as próximas redes não relacionadas decidirem acumular. As redes precisam ter destinos separados.”

Seguindo em seu pensamento na mesma mensagem, Nakamoto ainda declarou que “é fácil trocar Bitcoins por outras commodities não repudiáveis”, ou seja, mesmo em uma sidechain, os domínios continuariam disponíveis com facilidade.

Vale lembrar que, enquanto parte da comunidade tenta afastar os Ordinals, outros acreditam que a chegada dos ativos digitais na rede ajudam. A corretora Binance, por exemplo, reclamou das altas taxas da rede e até travou saques para clientes em meio aos problemas, mas declarou que os NFTs colocam o bitcoin em uma nova era.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na maior corretora de criptomoedas do mundo e ganhe até 100 USDT em cashback. Acesse Binance.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias