Diretor de plataforma NFT é acusado de inside trading

Através de seu blog oficial, a OpenSea divulgou que tomou conhecimento da acusação e que está investigando o caso, já que este comportamento não representa os valores da equipe.

Siga no
Opensea
Opensea

Membros da comunidade de NFT vieram a público para acusar Nate Chastain, diretor de produto da OpenSea, de usar informações privilegiadas para obter lucro com a compra e venda de NFTs através da plataforma.

O usuário Zuwu parece ter sido o primeiro a fazer a denúncia, através de seu Twitter, onde questionou a empresa sobre um possível esquema que beneficia funcionários através da prática de inside trading, ou seja, quando um funcionário usa informações privilegiadas para se antecipar ao mercado, a fim de obter lucros financeiros.

“Ei, @opensea, por que parece que o @natechastain tem algumas carteiras secretas que parecem comprar os itens da sua página inicial antes de eles serem listados ali, depois os vende logo após o aumento de preço causado pelo hype da página inicial para lucrar e então envia este lucro para a sua carteira principal na qual está o seu punk?”

Como as transações em blockchains são públicas, qualquer pessoa pode rastrear. Os endereços dos usuários são pseudoanônimos, ou seja, apesar de serem anônimos você pode descobrir quem é o dono da carteira através de algumas informações tanto on-chain quanto off-chain.

Neste caso, a investigação do usuário descobriu que um NFT foi comprado antes de aparecer na página inicial do site da OpenSea, vendido após aparecer nela, e então o lucro foi enviado para a carteira de um funcionário da OpenSea, que pode ser facilmente identificada por ter um NFT específico nela, o Punk #3501.

Segundo o site 8BTC, dez minutos antes da obra Spectrum Of A Ramenfication Theory, criada pelo artista Dailydust, ser exibida na página inicial da OpenSea, o endereço de início 0x794 comprou várias obras deste artista e então aumentou o preço pedido por cada obra.

Fonte: 8BTC

Após a exibição do artista na página inicial, suas obras, agora com preços elevados, foram vendidas rapidamente, deixando o comprador que tinha informações privilegiadas com um bom lucro em um curto espaço de tempo.

Fonte: 8BTC

A estimativa é que esta operação tenha resultado em um lucro de 18,875 ETH, cerca de 194% de retorno. Apesar disso, pode ser que Nate ou outros funcionários tenham feito mais operações deste tipo em outros momentos, utilizando endereços secundários (não ligados aos seus principais).

OpenSea se pronuncia

Através de seu blog oficial, a OpenSea divulgou que tomou conhecimento da acusação e que está investigando o caso, já que este comportamento não representa os valores da equipe.

Além disso, duas novas políticas foram implementadas pela OpenSea. A primeira diz que os membros da equipe não podem comprar ou vender coleções, e criadores, enquanto o site estiver promovendo alguma coleção relacionada, como na página principal, por exemplo.

A segunda é que os membros da equipe não podem utilizar informações confidenciais para comprar ou vender quaisquer NFTs, disponíveis ou não na OpenSea.

O uso de informações privilegiadas preocupou vários usuários que negociam NFTs, temendo que pessoas que não entendem nada sobre esta tecnologia tentem se infiltrar no setor para taxá-los ou impor regras, com a premissa de estarem tentando protegê-los.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Leia mais sobre:
Henrique Kalashnikov
Há mais de 5 anos trabalhando com criptomoedas, hoje escrevo artigos e notícias para o Livecoins.

CVM da Espanha fecha o cerco para influenciadores de criptomoedas

A Espanha anunciou novas regras para influenciadores de criptomoedas. A partir do mês que vem, a Comissão Nacional do Mercado de Valores da Espanha...
Play-to-earn

Jogos que pagam para jogar dominarão a indústria, diz cofundador do Reddit

Daqui a 5 anos, com a crescente popularidade das criptomoedas, os jogos que pagam jogadores para jogar (play-to-earn) serão os únicos jogos que ocuparão...
Felipe Ribbe, ex-gerente do Atlético Mineiro

Gerente do Atlético Mineiro sai do clube para trabalhar com empresa de Fan tokens

O agora ex-gerente do Clube Atlético Mineiro largou seu cargo para trabalhar em uma empresa mundial de fan tokens. A presença das criptomoedas no...
.

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias